segunda-feira, maio 30, 2011

Pepinos espanhóis "muito preocupantes"


A notícia

Situação "muito preocupante" com pepinos contaminados

O Director Geral de Saúde, Francisco George, qualificou esta segunda-feira de "muito preocupante" a situação na Alemanha, devido ao surto infecioso provocado por uma bactéria em pepinos espanhóis contaminados. A Bélgica, República Checa e Áustria estão já a tomar medidas para retirar dos seus mercados os produtos provenientes da Alemanha, comprados a empresas espanholas.

"Estamos a trabalhar em rede com as autoridades europeias. A preocupação persiste, mas o problema circunscreve-se à Alemanha", disse esta segunda-feira Francisco George, em declarações à agência Lusa.

O surto infeccioso ligado ao consumo de pepinos espanhóis contaminados já provocou a morte de nove pessoas na Alemanha, segundo o último balanço, revelado no sábado.

Francisco George voltou a aconselhar "todos os portugueses que estiveram na Alemanha" a procurar cuidados médicos se apresentarem sintomas de gastroenterite aguda, como cólicas abdominais, diarreia com sangue, febre moderada e vómitos.

O Director Geral de Saúde sublinhou que "em Portugal não há conhecimento de qualquer caso suspeito".

Fonte da ASAE disse à agência Lusa que desde que o assunto foi conhecido, o organismo acentuou a fiscalização sobre estes produtos e não encontrou qualquer problema com os lotes fiscalizados.

A infecção resulta de uma variante perigosa da bactéria Escherichia coli, que as autoridades alemãs atribuem ao consumo de pepinos espanhóis contaminados.

A bactéria provoca lesões graves intestinais e renais, como a Síndrome Hemolítico Urémico.

BÉLGICA E REPÚBLICA CHECA TRAVAM PEPINO ESPANHOL

As suspeitas de intoxicação na Alemanha por causa de pepinos importados de Espanha levaram já a Bélgica e a República Checa a assumirem medidas preventivas. A Bélgica proibiu as importações de pepinos provenientes de distribuidores espanhóis, enquanto na República Checa, as autoridades de saúde ordenaram a retirada de venda de duas remessas de pepinos espanhóis importados na semana passada a partir da Alemanha.

A ministra belga afirmou que pediu à Agência Federal para a Segurança da Cadeia Alimentar (AFSCA) para proibir as importações, mas precisou que não tinham sido feitas quaisquer importações de pepinos espanhóis desde o inverno. Na República Checa, a Inspecção de Produtos Agrícolas e Alimentares (SZPI) informou, em comunicado, que foram dadas ordens para proibir a saída para o mercado da remessa feita na semana passada. A SZPI também informou que não foi detectado qualquer caso de contaminação pela bactéria Escherichia coli.

Também na Áustria foi iniciada a retirada da venda ao público de pepinos, tomate e beringela de 33 lojas que adquiriram produtos proveniente da Alemanha, comprados a empresas espanholas.
--------------------------------------------
O nosso comentário
Parece anedota mas não é. Os pepinos espanhóis saíram do anonimato e começaram, qual artista que se lança no youtube a mostrar as suas habilidades, a dizer "presente" por tudo quanto é canto.
O pepino espanhol hoje é famoso.
Só se fala no pepino espanhol, já não bastava os estragos que vem causando na Alemanha, agora países como a Bélgica, a República Checa, a Áustria, vêm fechando a porta ao dito pepino.

A Áustria está até a ir mais longe, além do falo de cor verde (pepino), está proibindo também a entrada do tomate e da beringela da Alemanha, produtos igualmente de proveniência espanhola.
Oxalá tal "acontecimento fálico", é que a bactéria provoca lesões graves intestinais e renais, como a Síndrome Hemolítico Urémico, não venha a afectar o turismo nórdico nas escaldantes praias do sul de Espanha.
Que o pepino espanhol infectado não entre em Portugal e que deixe o pepino português manter a tradicional qualidade.

Em tempos recuados de alguma animosidade luso-espanhola dizia-se na minha terra que... "de Espanha nem bom vento nem bom casamento".
Os tempos mudaram um pouco, a animosidade também, oxalá estes pepinos marotos bem como as beringelas e os tomates infectados, não nos transportem novamente ao ditado antigo.
Para já evite-se o pepino e o tomate espanhol, digo eu.
Ah, e a beringela...
----------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...