
Um homem de 74 anos que vivia em barracões, sozinho e em profunda miséria, morreu e foi comido por três dezenas de cães, numa quinta em Moreirinhas, Trancoso.
O padeiro, que visitava Heliedoro Sousa duas vezes por semana e que lhe vendia pão, foi quem o encontrou. Na segunda-feira apanhou "o maior susto da vida". "Os cães estavam-no a comer. Já só vi parte das pernas", contou ontem Carlos Silva, de 28 anos, que avisou de imediato os vizinhos e a GNR.
O homem tinha apenas sobrinhos e sempre rejeitou ajuda. "Fiz de tudo para ele viver noutras condições, mas negou. Trazia-lhe comida e ele dava-a ao cão", lamenta o sobrinho João Baptista. Heliedoro foi assaltado há três meses e ficou sem 800 euros. E agora, no bolso das calças que vestia, ainda foram encontrados 300 euros.
-----------------------------------------------
COMENTÁRIO MAIS VOTADO
"Ainda não perceberam que estamos entregues aos "bichos", e o pior bicho que nos vai comendo neste país é o politico. Por este andar pouco restará para os cães."
Anónimo
08 Julho 2011
----------------------------------------------
Nosso comentário
Chocante mesmo esta notícia, trágica.
Pode ser o prelúdio de um futuro não muito longínquo em que ser-se pessoa conta cada vez menos.
Seleccionei o melhor comentário à notícia, que me parece muito a propósito.
Vemo-nos enredados no dia a dia com números e mais números, dinheiro limpo, dinheiro sujo, mas sempre o dinheiro, os números.
Não quero com isto menosprezar o valor do dinheiro. É um excelente meio de troca, de motivação, de incentivo.
Mas só dinheiro, contas, números, estatísticas, bolsas, mercados, não chegam. E não chegam se acima de tudo não estiver o bem estar das populações, das pessoas.
Aqui entra o Estado Social, pode não ser um Estado perfeito, claro que não é, mas se existirmos sem ele, ou com um Estado magrinho como agora se diz, é mesmo estarmos entregues aos bichos.
No caso da notícia acima...
aos cães!
Nasci por ali, por aquelas bandas onde aquele homem morreu em circunstâncias trágicas, horripilantes. Conheci homens de vida dura entre pedras e giestas, gente do campo. Muita gente mesmo muita a viver e a morrer sozinha.
Toca-me profundamente a solidão a que chegámos, o abandono a que por este andar, chegaremos. Num liberalismo atroz que cada vez fecha mais os olhos a quem realmente precisa.
Só lhes ligam, a estes pedaços de gente perdidos por aí, para lhes caçarem o voto.
Depois, eleições ganhas, ficam mesmo entregues aos bichos.
Remeto-vos a propósito para o excelente filme da década de 60 se não estou em erro que dava pelo nome de Mundo Cão.
Eis uma sinopse do dito filme de título original: "MONDO CANE"
-Com estas palavras, os diretores deram início ao sucesso internacional de crítica e público deste filme, bem como revolucionaram o gênero documentário para sempre. Filmado em vários rincões do mundo, este épico referencial explora a cultura da vida e da morte, a agonia dos homens e das feras, os tabus do sexo e das religiões, a transformação da civilização doentia em barbárie. Algumas vezes belo, frequentemente horripilante e ainda surpreendente, mantém-se um dos mais perturbadores e controversos filmes de todos os tempos. Este shockumentary - foi o começo de tudo. Este é Mondo Cane. Temos nesta obra, a brilhante trilha musical de Nino Loiviero e Riz Ortolani, que inclui a música tema 'More', indicada ao Oscar.
------------------------------------------
Fiquem bem,
ah! e não se deixem comer...
António Esperança Pereira
MEU NOME É ARMANDO DA SILVA D´ALMEIDA SOU SUBRINHO DO SR.HELIODORO, IRMÃO DO MEU PAI ANTERO,QUE VIVEU NO BRASIL DESDE OS ANOS 50.E FALECIDO EM 92.MORO EM SÃO PAULO BRASIL.DISCORDO QUE ELE VIVIA NA MAIS POBRESA POSSIVEL,FOI UMA OPÇAO DELE,APESAR DE PARENTES PROXIMOS A ELE AI DE PORTUGAL SEMPRE TENTARAM ENGANOLO POR SER UMA PESSOA MUITO BOA SEI QUE TENHO ALGUMA ERANÇA POR PARTE DE MEU PAI ANTERO .NUNCA ME PREOCUPEI COM ISSO POR ESTAR NA MÃO DE MEU TIO HELIODORO, MAS AGORA PODEM TER SERTESA QUE GOSTARIA DE REAVER O QUE É MEU DE DIREITO.POIS ANGUNS DOS MEUS PARENTES VIVOS OU MORTOS SE SINTIAM DONOS DE TUDO,MAS MA VERDADE A VIDA NÃO É DO JEITO QUE SERTAS PESSÕAS QUEREM. SINTO MUITO PELA MORTE DE MEU TIO.COMVIVI COM ELE APENAS 7 MESES DAS NOSSAS VIDAS TEVO UMA MORTE MUITO TRISTE.TENHO SERTESA QUE ELE ESTA NA PRESENÇA DE DEUS TODO PODEROSO JUNTAMENTE COM PESSÕAS QUE MERESÃO ESTAR COM DEUS.ENFIM ABRAÇOS Á TODOS MEUS PARENTES AI DE PORTUGAL; FIQEM COM DEUS.ARMANDO D'ALMEIDA
ResponderEliminarMeu caro Armando da Silva D' Almeida antes de tudo só tenho que lhe manifestar o meu pesar pelo falecimento em condições trágicas do seu tio.
ResponderEliminarNós aqui somos apenas um blog que por acaso deu relevo a essa notícia.
Nada mais.
Oxalá tudo o resto de que fala, que são coisas pessoais se resolvam a contento.
O Senhor Heliodoro terá seguramente, como diz, a justa recompensa pelo final triste que teve.
Um abraço
CARO AMIGO ANTÓNIO E.PEREIRA NAO TIVE A INTENÇÃO DE LHE OFENDER,SIMPLISMENTE QUIS ME EXPRESSAR SOBRE O QUE VINHA ACONTEÇENDO A VARIOS ANOS.COM MUITAS BRIGAS COM AS FAMILIAS AI EM PORTUGAL,POIS NUNCA ME METI NOS ASSUNTOS ENEM MUNCA BRIGUEI COM NIMGUEM APENAS FICAVA SABENDO DAS BRIGAS QUE OS ENTEREÇADOS PELAS PROPIEDADES TINHAM,SEMPRE FIQUEI DE FORA DA ARROGANCIA DE SERTAS PESSOAS.EXEMPLO UM PINHEIRO NASCEU NAS TERRAS DE FULANO E PENDEU PRA TERRA DE CICLANO E O CICLANO BRIGAVA DIZENDO QUE ERA DELE.ACHO ISSO UMA TREMENDA IGNORANCIA E NAÕ ENTENDO TANTA ARROGANCIA POR COISAS NO MEU ENTENDER SEM VALOR ALGUM.DESCULPE PELOS MEUS ERROS DE PORTUGUES POIS NÃO ESTOU MUITO ACOSTUMADO EM LIDAR COM OS TECLADOS DO COMPUTADOR. UM GRANDE ABRAÇO AÕ PESSOAL DO BLOG,ABRAÇOS AO PESSOAL DAS MOREIRINHAS TRANCOSO.PARA MINHA SOGRA CUNHADOS SOBRINHOS E CUNHADAS DE VISEU UM BEIJO DA MINHA ESPOSA ALICE A TODOS VOCES,SENDO ELA NASCIDA AI EM VISEU.ABRAÇOS ARMANDO DA SILVA D'ALMEIDA.
ResponderEliminarArmando da Silva D'Almeida não ofendeu coisa nenhuma.
ResponderEliminarTudo de bom aí pelo Brasil e sempre que queira ou achar conveniente apareça aqui pelo blog.
Um abraço