sexta-feira, janeiro 04, 2013

Um Além "post mortem" em figura corpórea?


Nosso comentário:


Uma prova de reencarnação? o 1.º ministro será o próprio Salazar em pessoa?
Aí está um assunto para reflexão nesta entrada de um ano que se adivinha contundente promovido a contento do/s próprio/s. 
Salazar em boa verdade se diga, dentro do estilo que o caraterizou, não faria pior do que está a ser feito. Salazar, há que dizê-lo, tinha qualidades, poucas, mas apesar de tudo, suficientes para não haver comparação possível. 
Aqui estou de acordo com Marques Mendes quando se refere a tal comparação como uma grosseria.
No entanto, grosseria ou não, tal como dantes, cá está a emigração, a caridade, a triste sina, os grandes ricos protegidos, o futebol como ópio do povo, o desprezo pela sorte dos portugueses (dantes iam para a guerra, prisões, etc, (agora ficam sem dinheiro, sem emprego, empurrados como então para um qualquer destino trágico.
Sem dúvida, que eram outros tempos os de Salazar, então assumia-se quase com orgulho o mérito de um "Grande Ditador". Hoje há dificuldade por bandas de um propenso ditador, em assumir e explanar o seu potencial autocrático perante os povos, um orgulho autista caraterístico de um qualquer ser "iluminado" (leia-se "doente") predestinado a guiar o seu povo.
Felizmente que hoje ninguém acredita neles.  
A verdade está nas ruas, nas enormes manifestações de protesto, na contestação diária, na dificuldade que "eles" têm em contatar com seu povo ofendido, empobrecido, roubado e humilhado.
Todavia, o controlo dos media, a manipulação da informação mais ou menos velada, acabam por ter quase os mesmos efeitos que dantes tinha a falta de informação.
Pode-se, pois, ser ditador em democracia.
A democracia está a esvaziar-se e o voto popular, a grande arma em que muito se acreditou para ser suporte das democracias... hoje em dia, por força da tal manipulação das pessoas via meios de comunicação de massas, soa a tudo menos a liberdade de opinião e expressão.
Ditadores em democracia, ou...candidatos a ditadores, é o que estamos cada vez mais propensos a eleger "democraticamente".
Um contra senso é certo, mas infelizmente os exemplos disso já abundam...
No comparativo entre o atual 1.º ministro e Salazar, que é o tema do comentário de hoje, também tal como Marques Mendes, o acho uma grosseria...
mas em boa verdade se diga que desde padres a políticos, de comentadores credenciados a cidadãos comuns, é tal a avalanche de teses que apontam nesse sentido, que me vejo quase na obrigação de aludir a tal comparação com receio de me ver ultrapassado por não o ter feito ainda em meu blogue.
Pois hoje aqui fica o registo. 
Tal comparação, seja ela mais reencarnada ou menos reencarnada entre ambos os PM's, deixo-a para os peritos em fenómenos de 3.º grau e similares.
Mas não acredito de todo que possa ser o próprio "além post mortem" em manifestação corpórea na figura de PC.


PS. Para quem ainda não viu ou leu, deixo o link de um video do youtube intitulado "de Salazar a Passos Coelho", deixo igualmente a notícia que corre mundo que dá conta de P. Coelho lendo Salazar.



Fiquem bem, António Esperança Pereira
 
 
http://lusito.bubok.pt/



---------------------------------------------------------------------------------------------------------

passos_livro_salazar

Foto de Passos Coelho no DIÁRIO AS BEIRAS gera debate

Foto de Luís Carregã

A fotografia publicada na primeira página da edição deste sábado do DIÁRIO AS BEIRAS, captada ontem em Coimbra pelo fotojornalista Luís Carregã, está a gerar forte discussão nas redes sociais. A imagem foi obtida na saída do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, após visita ao Museu Machado de Castro e mostra o chefe do Governo sentado no carro oficial, tendo a seu lado, por baixo do separador central do banco traseiro, o livro “A diplomacia de Salazar”, da autoria de Bernardo Futscher Pereira, recentemente editado pela Dom Quixote.



http://www.youtube.com/watch?v=4t0M266A3T8&feature=player_embedded

1 comentário:

  1. Bem este post está "pesado" não no peso, obviamente, mas no conteúdo.
    Fiquei incomodada, preocupada...primeiro aquela sobreposição de fotos até
    me assustou...foge!!!!bem e depois aquele discurso "maravilha" carregadinho
    de promessas que viraram, em pouco tempo, mentiras e de que calibre....
    Pois, e assim continuamos a ser governados, por pessoas sem quaisquer sensibilidade
    que mentem a toda a hora e que nem conhecem a realidade, in loco, do nosso País....
    Quero Acreditar que brevemente a tristeza e escuridão desapareçam.
    É que acredito mesmo que :NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE....

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...