Nosso comentário:
É sempre bom para cada um de nós sentirmo-nos acompanhados em nossas opiniões.
Por um lado é uma validação para a nossa ideia, que assim confirma estar bem acompanhada, por outro, confirma igualmente em nós a opinião generalizada de que algo vai mal na relação Governo-Povo Português.
Um divórcio total e preocupante entre ambos.
Esta a real valia da sondagem e o motivo principal pela nossa preferência.
Não é esta sondagem que traz a novidade, desde há muito que tal se verifica, a única coisa que continua a não se compreender é o porquê de estes senhores que ora governam, que são os fazedores de um tal orçamento, de umas tais políticas desastrosas, se mantêm no poder.
Porque vieram eles?
porque engendraram promessas que não cumpririam?
porquê a pressa de alcançar o poder a qualquer preço, poder esse que está mais que provado, não sabem exercer?
Termino meu desabafo parafraseando o que alguém disse com muita propriedade e sabedoria, no caso um ex-primeiro ministro inglês, Clement Attlee:
"A democracia não é apenas a lei da maioria, é a lei da maioria respeitando as minorias"
PS. Deixo a sondagem Correio da Manhã/Aximage, com o comentário mais votado de entre os leitores.
A imagem fixa o momento da entrega do Orçamento 2013 por Vitor Gaspar à Presidente da AR.
~
Fiquem bem, António Esperança Pereira
http://lusito.bubok.pt/
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Sondagem CM/Aximage
Maioria dos portugueses está contra o OE 2013
A maioria dos portugueses está contra o Orçamento de Estado de 2013. De acordo com uma sondagem CM/Aximage, que é publicada segunda-feira no Correio da Manhã, o documento recebe a reprovação de 66,9% dos eleitores.As contas do Estado, que foram aprovadas no Parlamento e receberam a promulgação do Presidente da República, contam apenas com voto favorável de 15,5% dos inquiridos. Há ainda 3,1 por cento de eleitores para quem o documento é indiferente e 14,5% de entrevistados que não têm opinião sobre o assunto.
O Tribunal Constitucional (TC) tem em mãos quatro pedidos de fiscalização de normas do Orçamento do Estado para 2013, que decidiu incorporar num único processo para análise.
Os pedidos de fiscalização sucessiva foram entregues pelo Presidente da República, pelo Provedor de Justiça, por deputados do PS e por deputados do PCP, BE e PEV.
As normas relativas à suspensão do pagamento do subsídio de férias a trabalhadores e a aposentados e à contribuição extraordinária de solidariedade são as que mais dúvidas suscitam.
FICHA TÉCNICA
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 603 entrevistas efectivas: 293 a homens e 310 a mulheres; 145 no interior, 243 no litoral norte e 215 no litoral centro sul; 162 em aldeias, 207 em vilas e 234 em cidades.
A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 6 a 9 de Janeiro de 2013, com uma taxa de resposta de 82,3%.
Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 603 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma “margem de erro” - a 95% - de 4,00%).
Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.
COMENTÁRIO MAIS VOTADO:
"Não precisava gastarem dinheiro com sondagens,pois só fanáticos,néscios,tontos e imbecis estarão a favor de tal Orçamento.A percentagem de gente menos preparada é grande,mas a maioria não é estúpida.Abaixo o Orçamento!!!"
Joaquim Carreira Tapadinhas
Sem comentários:
Enviar um comentário