Nosso comentário:
À medida que este país se vem assemelhando mais e mais à doutrina salazarista, botas e tamancos, meias rotas, miséria, austeridade, para uns... latifúndios, mordomias, despesismo para outros, vem a propósito relembrar este documentário de excelente conteúdo exibido a seu tempo na RTP2.
São poucos os muito ricos em Portugal, cada vez menos respeitadas as oportunidades para todos, os direitos adquiridos, a solidariedade, o Estado de direito que se sobreponha aos todos poderosos senhores da alta finança.
Política e Sociedade vergadas aos ditames dos fazedores de números, dos detentores das habilidades que levam a ganhos arrecadados tantas vezes de maneira fraudulenta do bolso do comum e honesto cidadão.
Estaremos chegados a um tempo de ausência de gente séria?
Estaremos condenados a escolher o menos mau de entre os maus? o melhor ladrão entre ladrões?
Espero que não, caros leitores, mas em boa verdade, não tenho a certeza disso, ante o que leio e o que vejo.
Controlados que estamos por gente de altos ganhos, que controla os meios de informação e que é ela própria (essa gente) a orientadora subtil de nossas consciências, é mais certo o retorno aos tempos da escravatura, da lei da rolha, da repressão, que à retoma dos ideais que nortearam tanta gente ilustre e de bem com sonhos de fraternidade, igualdade, tolerância, solidariedade.
PS. Leiam o texto e assistam ao documentário mencionado, independentemente da fonte que o norteia. Vale a pena emprestar-se um olhar atento a estas matérias que a todos dizem respeito.
Fiquem bem, António Esperança Pereira
http://lusito.bubok.pt/
Donos de Portugal é um documentário de Jorge Costa sobre cem anos de poder económico. O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza.
Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as fortunas cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins - afirmam-se sobre a mesma base.
No momento em que a crise desvenda todos os limites do modelo de desenvolvimento económico português, este filme apresenta os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui.
Produzido para a RTP 2 no âmbito do Instituto de História Contemporânea, o filme tem montagem de Edgar Feldman e locução de Fernando Alves.
A estreia televisiva teve lugar na RTP2 a 25 de Abril de 2012. Desde esse momento, o documentário está disponível na íntegra em donosdeportugal.net.
Donos de Portugal é baseado no livro homónimo de Jorge Costa, Cecília Honório, Luís Fazenda, Francisco Louçã e Fernando Rosas, editado em 2011 pela Afrontamento e com mais de 12 mil exemplares vendidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário