segunda-feira, junho 27, 2011

Tomates da Comissão Europeia: a C.E. promove cartão de saúde com sensualidade (vídeo)

Um jovem de porte atlético despe-se sensualmente numa praia deserta e mergulha nu em águas translúcidas, num momento de puro prazer. Este podia ser o início de um filme erótico, mas não: é a nova promoção da Comissão Europeia, que incentiva à utilização do Cartão Europeu de Seguro de Saúde.


No vídeo, o jovem apanha banhos de sol todo nu à beira-mar, quando é mordido no pénis por uma medusa. Conclusão: "Espere o inesperado", relembra a Comissão Europeia.

"Portanto, se vai de férias, em viagem de negócios, tirar uns dias para descansar ou estudar no estrangeiro, não se esqueça de obter um Cartão Europeu de Seguro de Doença", lê-se no site da Comissão.

Este serviço facilita o acesso aos cuidados de saúde do setor público aos cidadãos dos 27 Estados-Membros da União Europeia - incluindo Islândia, Noruega e Suíça - que estejam em visitas temporárias no estrangeiro.

http://www.youtube.com/watch?v=VkrCylE-P5U&feature=player_embedded
----------------------------------------------------
Nosso comentário

Um vídeo, uma campanha, um anúncio promovido pela Comissão Europeia.
Nada de especial no facto, se não se tratasse de uma fase da nossa "Europa" assaz atribulada.
A Grécia cai que não cai. Não pode cair, deve cair, a Alemanha deixa, mas se cai?
A Irlanda cai que não cai. Não pode cair, o Reino Unido não deixa, mas se cai?
Portugal cai que não cai. Não pode cair, a China não deixa, o Brasil não deixa, o Reino Unido deixa. Mas se cai?
A Espanha cai que não cai. Não pode cair. Se a Espanha cair o euro cai.

Bom e por aí adiante...

Todavia o video anúncio/campanha, tem uns pormenores interessantes que fixei no contexto actual desta Europa atribulada e em crise:
-O primeiro sugere que a tal Europa ainda está viva e até "preocupada" com o "cidadão europeu", sugerindo-lhe um cartão de saúde no período de férias.
Isto quando cá por casa se passeia o FMI a seu belo prazer...
Uau, diria eu!
-O segundo, dado que o atlético modelo do filme é moreno, parece estar posta de lado qualquer intenção xenófoba por parte dos países do norte, mais brancos, ante os do sul, mais morenos.
-O terceiro pormenor do filme que retive foi o local da preocupação europeia: OS TOMATES do modelo.
Ora bem, não sei se tal preocupação se prende exclusivamente com habilidades publicitárias de captar atenção, se é um alerta intencional de que o tomate, a par do pepino, continua a ser um fruto de alto risco (recente surto bacteriano E-coli)

Seja como for, vou ser moderadamente optimista, fica a mensagem de que ainda estão a sair cartões europeus, o que pode ser um bom presságio para a União Europeia.
Se somarmos a isto a recente adesão de mais um interessado no euro (a Croácia) há que acreditar que tudo irá encontrar um rumo e que a União Europeia ainda tem uns pezinhos para se manter de pé.
Às vezes as crises ajudam a separar o trigo do joio!
-----------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...