
A par de Portugal, ocupam a posição mais alta a Finlândia, a França, a Holanda e a Noruega
Portugal recebe distinção em matéria de validação de aprendizagens
Portugal está entre os cinco melhores países da Europa em matéria de validação de aprendizagens informais e não formais, segundo um relatório da Comissão Europeia divulgado esta terça-feira.
O relatório fez uma avaliação do "estado da arte" da implementação de medidas e políticas de validação de aprendizagens informais e não formais em 34 países, sendo acompanhado por relatórios individuais, da responsabilidade do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP), de cada um desses países.
Segundo o relatório, Portugal é um dos cinco países classificados na escala mais elevada ("High"), devendo-se esta posição ao desenvolvimento do Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no âmbito das políticas de redução do défice de qualificação da população adulta, levadas a cabo pela Iniciativa Novas Oportunidades, lançada em 2005.
O documento refere o facto de o Sistema Nacional Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências ter sido Criado em Portugal, em 2001, representando agora uma parte importante das medidas implementadas, tendo em atenção o cumprimento dos objectivos estabelecidos pela Iniciativa Novas Oportunidades, designadamente o aumento do nível de qualificação da população portuguesa até ao 12.º ano de escolaridade.
A par de Portugal, ocupam a posição mais alta a Finlândia, a França, a Holanda e a Noruega.
------------------------------------------------------
Nosso comentário
Dada a situação a que foi levado o nosso país, a necessidade de recorrer ao FMI, nem vou atribuir culpas aos mercados, nem à banca, nem a Passos Coelho, nem à sr.ª Merkel, nem... nem...
Não vale a pena. O futuro será melhor juíz que as bocas fáceis em cima do acontecimento.
Agora estamos assim, depois estaremos assado, a seguir cozido e migado. De alguma maneira haveremos de estar.
Uma coisa porém é certa:
Só um cego ou quem não queira ver é que não vê ou não quer ver os saltos qualitativos que Portugal deu nos últimos anos.
Dispenso-me de referir quais, há até listas bem extensas dos prodígios lusos que correm a Internet e via emails que chegam enviados por amigos.
Os nossos olhos contemplam diariamente muitos desses prodígios.
Claro que os velhos do restelo continuam com a sua "razão", aquele bota abaixo que caracteriza tantos arautos e mentores que alimentam os midia e as suas clientelas.
Um choradinho que já vem dos tempos do fascismo.
Importa ter o povo em sentido, dizer-lhe que ganhar uns trocos é difícil, exige árduo esforço, trabalhar muito...desviar-lhe as atenções do essencial, das coisas boas da vida, do que está ao alcance de todos, melhor educação, saúde, cultura, segurança social, lazer, etc.
Isso, a terra prometida, o acesso a campos de golf, a férias dignas, a um ensino qualificado, a estágios em universidades de renome são coisas só ao alcance de alguns e têm que ser muito poucos.
Há que salvaguardar minorias instaladas, ao que parece.
Ao povo cabe, tão só e apenas, ou um trabalho mal remunerado, ou um trabalho precário, ou o desemprego.
Meus senhores todos sabemos que Portugal não é, não está como esses arautos o pintam: uns zangados pelos anos, outros por não terem chegado onde a sua ambição os queria levar, outros porque não têm mais as mordomias que tiveram, outros ainda, esperançados em um milagre qualquer com a "suposta mudança".
Leia-se a notícia acima, insuspeita. Um Portugal reconhecidamente de qualidade!
Com a leitura acima alguém compreende a despromoção recente da Cultura, um sector ainda por cima que rende, que dá dinheiro como agora se diz. Porquê?
Só a Hungria, dentro da União Europeia tem só uma Secretaria de Estado, em vez de um Ministério!!!
Vamos andar para trás? FMI, direita europeia, ameaça do Estado social?
Dizia o meu avô, que Deus tenha, que era de Almeida, a vila fronteiriça famosa pela célebra frase "alma até Almeida"
"Para trás mija a burra"
Eu também acho!
-------------------------------------------------------------
Bom fim de semana, um óptimo S.João às gentes do Porto.
António Esperança Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário