quinta-feira, junho 30, 2011

Imposto tira metade do subsídio de Natal

Na foto Passos ri (é o do meio)
Os portugueses onde irão buscar razões para sorrir?


O primeiro-ministro anunciou nesta quinta-feira que o Governo vai adoptar "uma contribuição especial para o ajustamento orçamental" em sede de IRS, a vigorar apenas este ano, "equivalente a 50 por cento do subsídio de Natal".

O anúncio foi feito por Pedro Passos Coelho no discurso de abertura do debate do Programa do Governo, na Assembleia da República.
"Esta medida, cujo detalhe técnico está ainda a ser ultimado, será apresentada nas próximas duas semanas. Mas posso adiantar que a intenção é que o peso desta medida fiscal temporária seja equivalente a 50 por cento do subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional", declarou o primeiro-ministro.
O imposto extraordinário é "provisório" mas aplica-se já aos rendimentos de 2011, sendo que "o detalhe técnico está ainda a ser ultimado", precisou. Passos Coelho espera poder apresentar formalmente os contornos do imposto nas próximas duas semanas.
"A fuga à realidade dará lugar à adopção atempada de medidas", começou por dizer o primeiro-ministro.
Passos explicou que as "medidas de antecipação e prevenção" para restaurar a confiança dos mercados e sublinhou que decidiu antecipar acções para este terceiro trimestre, nomeadamente a reestruturação do património empresarial do Estado, programa de privatizações
"Não permitirei que estes sacrifícios sejam distribuídos de uma forma injusta e desigual", sustentou.
"O estado das contas públicas força-me a pedir mais sacrifícios", concluiu.
----------------------------------------
O nosso comentário

Estão-nos a mandar para a horta outra vez "para o campo" como nos dizem.
Pela minha parte até nasci em hortas, vinhas, sementeiras, enxadas e arados, não serei eu quem se vai acagaçar com isso.
Mas quero ver também "no campo" esses senhores das avenidas novas, de Bruxelas, do poleiro, agarrados às galinhas, ao porquito, com as mulheres a berrar "ai Jesus valha-nos Deus" vestidas de xaile e lenço negros, a acarretar molhos de lenha às costas para se aquecerem no inverno, a levarem o burrito ao prado, a cozinharem o que a horta dá nos panelões de ferro sujos de carvão e cinza.
Quero-os ver por lá também.
Se andarmos para trás, pois que andemos todos. Fala-se tanto em repartição de sacrifícios não é? justiça equitativa (!!!???)

O Primeiro ministro é economista, o Presidente da República também. Isto é uma crise financeira. Responsabilidade? quem eu? dizem eles.
Semearam sonhos agora não só nos tiram os sonhos, como também nos tiram o dinheiro, os bens, etc etc...
Não há pachorra.

Se tiverem uns segundos leiam o poema, tirem conclusões:

POUPEM POUPEM...

Crise três em pipa de assustar
poupem poupem
dizem os banqueiros descaradamente
os mais ricos
os bem pagos
que tão galhardamente
nos fizeram acreditar
na multiplicação dos pães
melhor
na multiplicação aritmética
geométrica
dos bens

sentia-se que os malabaristas
“incompetentes” economistas
tinham curtas vistas

nasciam produtos mais produtos
vender vender vender
faziam crer
que o último grito da moda
a novidade
era sempre possível de se ter

e o Zé pagode bom levado
crente
comprava pagava
endividava-se
dir-se-ia que coleccionava
o que a sociedade farta
lhe impingia

juntou-se o roto ao nu
com tal ciência
uns sem dinheiro para comprar
outros com produtos por vender

e a economia está o que se vê

puseram números estatísticas
no lugar das pessoas
agora nem há números
nem pessoas

há umbigos confundidos
que eles criaram
há desespero e medo
que geraram

mas também há
quem não se assuste com tão pouco
os que não tremem
por a queda se a houver
ser mais pequena

os que se habituaram a ver fartura
nos pomares nas hortas
nas searas
nas azedas nas amoras
nas refeições caseiras

na pródiga terra mãe
abandonada

pois se foi mentira
tanto dinheiro de plástico
e se o que estiver a haver
for um acerto
pois que o haja
mesmo que seja drástico

quem fez a cama que se deite nela
e que o tombo
a havê-lo
contemple à risca
os que pregaram
a farsa liberal capitalista.

Em "PORTUGAL PERIFÉRICO OU...O CENTRO DO MUNDO?" de António Esperança Pereira, Editora Bubok
http://lusito.bubok.pt
----------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

quarta-feira, junho 29, 2011

Programa de Governo é um "assalto social" aos portugueses


"É um programa de assalto social à maior parte dos portugueses, é um programa que criará muitas dificuldades às famílias e à economia do país", disse.

Segundo o deputado do BE, neste programa "as políticas sociais levam um violento rombo" e são "substituídas, na prática, por uma caridade à moda do antigamente".

"A linha de privatizações é intensíssima, tudo aquilo que dá lucro em Portugal é para privatizar, incluindo transportes públicos, cujas tarifas também vão ser aumentadas, na linha do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a privatização é a regra, quer dos cuidados, dos serviços ou da gestão", acrescentou.

Ao nível da legislação laboral, Semedo considerou existir "uma completa desregulação, fragilizando os contratos e facilitando os despedimentos" e que "quando se olha para o programa do Governo fica-se a perceber que os sacrifícios são só para alguns".

"A igualdade na distribuição desses sacrifícios é de facto uma ilusão que PSD e CDS criaram durante a campanha eleitoral", afirmou, sublinhando que "os portugueses vão ganhar menos, vão pagar mais impostos, vão ter piores serviços públicos e vão pagar, ainda por cima, mais por esses serviços públicos".

Questionado sobre a eventualidade de o BE vir a apresentar uma moção de rejeição ao programa do Governo, o bloquista disse que esse é um assunto que ainda não foi discutido pelo seu grupo parlamentar.

"Nós não fizemos ainda essa discussão, essa é uma possibilidade que a Constituição abre a qualquer partido com assento parlamentar, mas ainda não tomámos qualquer decisão sobre isso", concluiu.
-----------------------------------------------
Nosso comentário

Num dia em que morre um ídolo da juventude portuguesa, Angélico Vieira, que deixa a todos nós mais tristes e pobres, num dia em que a Espanha questiona Portugal sobre se a suspensão do TGV é definitiva, por a sua construção ser considerada vital para as ligações europeias, num dia em que o governo deixa cair a máscara da simpatia eleitoralista, feita com montes de beijinhos e miminhos, num dia em que a Grécia continua a deixar todos de boca aberta com a violência e descontrolo quase totais, selecciono as declarações de João Semedo, do Bloco de Esquerda.

João Semedo até fala verdade. Aliás não poucas vezes esta "esquerda fina bloquista do BE" fala verdade.
Todavia, por muitas e bonitas palavras que tenham, quero lembrar estes senhores do Bloco que foram eles, e de que maneira, quem ajudou à festa da subida ao poder desta extrema direita.
Agora queixam-se?
Se fosse eu a eles e depois de tantas bocas foleiras a precipitar a queda do governo anterior, calava-me.
Esperavam o quê destes novos senhores do regime? que defendessem os mais desfavorecidos? que defendessem o sector público? a escola pública? o serviço nacional de saúde? a RTP pública? um Estado Português com alguma pujança?

Todos sabemos e sentimos que o momento é propício a comprar barato.
Quem não é muito rico, mesmo que tenha algo de seu, está à rasca, quer vender.
Os mais ricos podem agora comprar comprar comprar.
Engordar fortunas, tirar proveito dos desmandos dos pobres e remediados.
Gastaram demais os coitados, acham eles.
Só que foram eles quem lhes impingiu tudo quanto era de comprar: casa própria, carro a prestações, mobílias a prestações, cartões de crédito à farta, viagens a prestações, roupas de marca, etc etc etc... encalotaram os coitados que acreditaram na vaca de tetas grandes impingida.
Tudo isto se fez, se faz, sem se atribuir culpas a ninguém...nem aos doutos senhores das economias que tudo prevêem, tudo sabem sobre dinheiro...os tais que depois de tudo o que se passou só sabem dizer ao POVO: POUPEM POUPEM POUPEM.

É fantástico!

Agora a crise está aí, os coitados que acreditaram que podiam ir um pouco mais longe nos seus sonhos, perderam.
Cortaram-lhes a guita, têm que deixar os sonhos em que se meteram, vendê-los, trocá-los, negociá-los. Ficam sem casa, sem carro, sem emprego, sem sem sem...alguns se calhar até irão presos...
Deixo-os com as bonitas palavras da notícia acima (lá palavras bonitas tem o BE) do deputado João Semedo. Elas falam por si.
Entretanto o leitor anime-se com a saudade dos beijinhos das campanhas políticas que findaram, se for esse o seu caso.
-------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

terça-feira, junho 28, 2011

Ronaldo: Gesto obsceno junto a crianças


No dia em que juntou a namorada, Irina, e a família, craque insultou os fotógrafos.
Nem com o sobrinho ao colo e rodeado de crianças, Cristiano Ronaldo se inibiu de fazer gestos obscenos quando se apercebeu de que estava a ser fotografado. Aconteceu ontem, ao final da tarde, na Marina de Vilamoura, após um passeio de iate onde juntou a namorada, Irina Shayk, e toda a família.
Ronaldo continua a não conseguir lidar com a fama e voltou a mostrar a sua fúria quando viu uma máquina fotográfica apontada na sua direcção. Depois disso, ainda insultou quem o fotografava.
Fúrias à parte, depois de uns dias românticos com Irina na Turquia, o craque decidiu juntar-se ao clã Aveiro, no Algarve, para gozar os últimos dias de férias junto do filho e da família.
Ontem alugou um luxuoso iate para um passeio pela costa algarvia. Ao que o CM apurou, Ronaldo quis mostrar à namorada o que de melhor o Algarve tem, como praias exclusivas e a gastronomia. Passou pela Ilha Deserta, na Ria Formosa, e foi almoçar ao Estaminé onde costuma comer amêijoas à Bulhão Pato.
--------------------------------------------------
Nosso comentário

Quando li o corpo da notícia supra, que o Cristiano Ronaldo andava com a Irina (sua namorada) pelo Algarve, até aplaudi.
De mim para mim disse, ora aí está um famoso, o futebolista português do Real Madrid Cristiano Ronaldo, a dar ouvidos ao Presidente da República Cavaco (outro famoso) que ainda hoje, creio, apelou aos portugueses para passarem férias em Portugal.

Estas bocas dos políticos valem o que valem até por virem de quem vêm, de qualquer maneira, com tudo a gamar, nem sei se não é boa ideia ficar por cá.
Com esta ladroagem à solta, FMI, encapuçados, gestores, alguns políticos (poucos) dá cá, dá mais, ainda mais, corta ali, corta aqui, tira acolá, bom o melhor mesmo será cuidarmos do que restar após a "pilhagem", ou seja ficarmos por cá para ver se resta alguma coisa daquilo que se chama TERRA LUSA e que um dia nos foi legada pelos antepassados.

Afinal até me esquecia do título da notícia que tão escandalizados deixa os homens da informação.
Um Cristiano Ronaldo a lidar mal com as câmaras fotográficas, que faz gestos obscenos em frente de crianças, etc etc.
Só condeno os gestos obscenos em frente das crianças.
A comunicação social desde há muito que se vulgarizou. Não há pachorra, são eles já os fabricantes de "casos", muitas vezes autênticos investigadores policiais, criadores do escândalo, juízes em seara alheia, em vez de repórteres.
Se calhar até mereciam os gestos obscenos.

Sou benfiquista e desde há muito que perdoei ao Cristiano Ronaldo um gesto obsceno que disparou no Estádio da Luz.
Viu-se no estádio, viu-se nas televisões.
Feio de se ver sem dúvida particularmente por um adepto minimamente educado como eu, mas...
o Cristiano Ronaldo era jovem, é jovem, os jovens usam e abusam dessa rebeldia dos gestos e palavras obscenas.
Só quem não é ou nunca foi jovem é que não compreende estes impulsos naturais de outro jovem, neste caso do famoso craque português Cristiano Ronaldo.
--------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

segunda-feira, junho 27, 2011

Tomates da Comissão Europeia: a C.E. promove cartão de saúde com sensualidade (vídeo)

Um jovem de porte atlético despe-se sensualmente numa praia deserta e mergulha nu em águas translúcidas, num momento de puro prazer. Este podia ser o início de um filme erótico, mas não: é a nova promoção da Comissão Europeia, que incentiva à utilização do Cartão Europeu de Seguro de Saúde.


No vídeo, o jovem apanha banhos de sol todo nu à beira-mar, quando é mordido no pénis por uma medusa. Conclusão: "Espere o inesperado", relembra a Comissão Europeia.

"Portanto, se vai de férias, em viagem de negócios, tirar uns dias para descansar ou estudar no estrangeiro, não se esqueça de obter um Cartão Europeu de Seguro de Doença", lê-se no site da Comissão.

Este serviço facilita o acesso aos cuidados de saúde do setor público aos cidadãos dos 27 Estados-Membros da União Europeia - incluindo Islândia, Noruega e Suíça - que estejam em visitas temporárias no estrangeiro.

http://www.youtube.com/watch?v=VkrCylE-P5U&feature=player_embedded
----------------------------------------------------
Nosso comentário

Um vídeo, uma campanha, um anúncio promovido pela Comissão Europeia.
Nada de especial no facto, se não se tratasse de uma fase da nossa "Europa" assaz atribulada.
A Grécia cai que não cai. Não pode cair, deve cair, a Alemanha deixa, mas se cai?
A Irlanda cai que não cai. Não pode cair, o Reino Unido não deixa, mas se cai?
Portugal cai que não cai. Não pode cair, a China não deixa, o Brasil não deixa, o Reino Unido deixa. Mas se cai?
A Espanha cai que não cai. Não pode cair. Se a Espanha cair o euro cai.

Bom e por aí adiante...

Todavia o video anúncio/campanha, tem uns pormenores interessantes que fixei no contexto actual desta Europa atribulada e em crise:
-O primeiro sugere que a tal Europa ainda está viva e até "preocupada" com o "cidadão europeu", sugerindo-lhe um cartão de saúde no período de férias.
Isto quando cá por casa se passeia o FMI a seu belo prazer...
Uau, diria eu!
-O segundo, dado que o atlético modelo do filme é moreno, parece estar posta de lado qualquer intenção xenófoba por parte dos países do norte, mais brancos, ante os do sul, mais morenos.
-O terceiro pormenor do filme que retive foi o local da preocupação europeia: OS TOMATES do modelo.
Ora bem, não sei se tal preocupação se prende exclusivamente com habilidades publicitárias de captar atenção, se é um alerta intencional de que o tomate, a par do pepino, continua a ser um fruto de alto risco (recente surto bacteriano E-coli)

Seja como for, vou ser moderadamente optimista, fica a mensagem de que ainda estão a sair cartões europeus, o que pode ser um bom presságio para a União Europeia.
Se somarmos a isto a recente adesão de mais um interessado no euro (a Croácia) há que acreditar que tudo irá encontrar um rumo e que a União Europeia ainda tem uns pezinhos para se manter de pé.
Às vezes as crises ajudam a separar o trigo do joio!
-----------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

domingo, junho 26, 2011

Morre minutos após o próprio funeral


Notícia 1


Uma mulher de 49 anos morreu minutos depois do seu próprio funeral! Confuso? Nem tanto... Fagilyu Mukhametzanov estava a ser velada pelos familiares e amigos em Kazan, Rússia, quando, inesperadamente, abriu os olhos e entrou em pânico. Reconduzida ao hospital onde fora declarada morta, aí acabou por sofrer um ataque cardíaco em apenas doze minutos. Inconsolável ficou o marido, duas vezes viúvo em tempo recorde.
--------------------------------------------------
Notícia 2

NOVA METODOLOGIA DE ASSALTO - ÁGUA

Os assaltantes, entram em nossa casa sem necessidade de arrombar a porta e com pessoas no interior, sem qualquer dificuldade.

É derramada água por baixo da porta de entrada. Qual o efeito?
Quem se encontra no interior da residência, ao ver que há água a entrar por baixo da porta, tem o impulso abrir a porta e indagar da sua proveniência.
Abre a porta e o que se passa a seguir é fácil de adivinhar.

É tudo muito fácil e não chama à atenção dos vizinhos.

No intuito de evitarem ser surpreendidos, devem para além das precauções que habitualmente tomam, adoptar mais um procedimento.

Deve aguardar-se algum tempo, analisar o fluxo de água e antes de abrir a porta certificar-se devidamente de que não se encontra alguém no exterior, pode estar sempre alguém escondido.

Não é só em vivendas, que este estratagema é utilizado, antes pelo contrário, é em prédios que se constata a maior incidência.

Na verdade o primeiro impulso de uma pessoa que passa no hall de entrada e vê água a entrar por baixo da porta, é abri-la.

Este método já funcionou, na Zona de Lisboa, em cerca de 50 casos segundo a PSP de Algés. Já a PSP das Antas registou 22 casos e a GNR assume 73 casos nas zonas da Senhora da Hora, S. Mamede Infesta e Rio Tinto/Gondomar.
-----------------------------------------------------
Notícia 3

Angélico ligado ao ventilador

O cantor e actor Angélico Vieira, gravemente ferido sábado num acidente de viação, continua internado no Hospital Santo António, Porto, com "prognóstico muito reservado", disse à agência Lusa fonte do centro hospitalar.

"Continua internado na Unidade de Cuidados Intensivos e o prognóstico é muito reservado", referiu a fonte, acrescentando que o antigo vocalista dos D'Zrt, de 28 anos, está ligado a um sistema de suporte de vida.

De acordo com a fonte, encontra-se na mesma Unidade de Cuidados Intensivos a rapariga de 17 anos que ficou também gravemente ferida no acidente, desconhecendo-se o seu estado de saúde.

O acidente ocorreu cerca das 03h15 de sábado ao quilómetro 258 da autoestrada A1, no sentido Porto-Lisboa, junto à saída para Estarreja, tendo resultado num morto, dois feridos graves e um ferido ligeiro.
------------------------------------------------
Notícia 4

Sónia volta a ser ligada ao ventilador

O estado clínico de Sónia Brazão voltou a agravar-se durante o dia de ontem. A actriz, de 36 anos - que sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus em todo o corpo, na sequência de uma explosão de gás - voltou a ser ligada ao ventilador e deixou os familiares ainda mais preocupados.

"Há uma semana e meia que a Sónia não estava ligada ao ventilador, mas está muito fraca, devido aos tratamentos e os médicos acharam que esta era a melhor opção", diz o assessor de Sónia, Ricardo Azedo, acrescentando que as fortes dores em todo o corpo levaram a que fosse também aumentada a dose de sedativos. "Os médicos tinham começado a reduzir, progressivamente, a dose de sedativos, mas tiveram de voltar a aumentar, devido às dores".

Desde o passado dia 3, quando a actriz foi internada no Hospital de São José, em Lisboa, que a mãe e o irmão da actriz não têm arredado pé desta unidade e as notícias do agravamento do estado de saúde de Sónia deixaram a mãe, Nelsa Fonseca, muito preocupada. "A mãe ficou triste, mas os médicos explicaram que é uma situação normal. Tem de se viver um dia de cada vez".
-----------------------------------------------
Notícia 5

Tiroteio no Centro Comercial Colombo

Um tiroteio em plena zona de entretenimento do Centro Comercial Colombo, em Benfica, Lisboa, fez quatro feridos, esta sexta-feira. Dois dos feridos já tiveram alta e os outros dois continuam internados, sendo que um deles teve de ser sujeito a cirurgia e encontra-se em repouso.

Segundo a PSP local, o confronto aconteceu perto das 22.30h quando um grupo se envolveu em pancadaria sendo posteriormente usado armas. Todos os envolvidos eram de etnia Cigana e o local dos confrontos, o Fun Center, é o local onde por normal andam crianças a brincar. Os feridos foram transportados para os hospitais São Francisco Xavier, Santa Maria e Amadora Sintra.

A PSP alega que actualmente não há detenções e que o caso está entregue a Policia Judiciária. Actualmente também não se conhece as causas que originaram este confronto.
----------------------------------------
Nosso comentário

Hoje opto por apresentar um mini retrato da realidade nua e crua do quotidiano de uma qualquer cidade.
Caí na real, no uso e abuso do deprimente tão usado agora nos média para chocar, chamar, potenciais leitores, potenciais clientelas.
Leitor indefeso perante estes flash que às dezenas, às centenas, aos milhares, lhe invadem o cérebro, o empanturram, qual refeição farta e exagerada que se dá ao estômago em dia de festa.
Aqui o fartote é para o cérebro. Uma exaustão de comida informativa envenenada.

Fico na dúvida se me renda também a esta leitura intoxicada, intoxicante, descontrolada, arrepiante, tão ao jeito da filosofia niilista. Da poesia assustadoramente ultra romântica de Soares de Passos com seu "noivado do sepulcro".
Afinal se me rendesse até era capaz de afirmar para comigo mesmo com uma convicção rendida:
"Realmente perante tanta desgraça, uma vida tão sem nada de bom que os média nos dão" que importância tem saber-se o nome do primeiro ministro ou o do presidente da república?
Que importância tem que o dinheiro do FMI tenha chegado em cheques? ou sequer que tenha chegado?

No meu niilismo de hoje sinto paz, uma paz podre que vem de tanta desgraça alheia, desta liberdade de informar nauseabunda.
Fico entre duas coisas que não sei o que são: o céu e as trevas

------------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

sábado, junho 25, 2011

CULTURA: NABUCCO MUTI CONTRA OS CORTES À CULTURA POR BERLUSCONI


Actualmente, nos países da velha Europa, vivem-se momentos difíceis que estão a criar movimentos de cidadania contra a desenfreada governação cega de alguns políticos incompetentes (para não lhes chamar outro nome) cujas medidas conduziram ao estado a que as coisas chegaram. Em Itália, país coração da cultura Europeia, o Governo do famoso Berlusconi prepara-se para fazer um corte no Orçamento da Cultura.
O vídeo mostra uma significativa cena durante um espectáculo em que o maestro Riccardo Muti, em forma de protesto patriótico, pede a colaboração do público na interpretação do 'Coro dos Escravos', de Nabuco.

Aconteceu e foi um momento inesquecível. Riccardo Muti acabara de reger o célebre coro dos escravos, Va pensiero, do terceiro ato de Nabucco, e o público do Teatro da Ópera de Roma, aplaudia incessantemente e bradava bis! (Cabe lembrar que, para além de sua intrínseca beleza, que é inexcedível, o VA PENSIERO foi também uma espécie de hino informal dos patriotas do Risorgimento - e daí o enorme apelo emocional que preservou entre os italianos.) Que faz, então, Ricardo Mutti? Volta-se para a plateia e, depois de recordar o significado patriótico do Va pensiero, pede ao público presente que o cante agora, com a orquestra e o coro do teatro, como manifestação de protesto patriótico contra a ameaça de morte contida nos planejados cortes do orçamento da Cultura.
-------------------------------------------------
Nosso comentário

Com a recente medida em Portugal de extinção do Ministério da Cultura, parece-me muito oportuna a apresentação desta manifestação de alma que ainda está um tanto surda nas pessoas. Neste caso no povo italiano.
Todavia, dá a ideia de que, se ela se solta, se ganha foros de uma nova verdade, uma nova tomada de consciência popular e actual, pode ser uma coisa muito muito séria, na Itália, na Grécia, na Espanha, em Portugal, em todo o mundo dito culto e civilizado.
Será o fim da terra prometida de plástico?
O fim da crença em uniões interesseiras? dos arranjinhos que só visam lucros, uma visão do mundo que só vê números em vez de se pessoas?

Se calhar terá chegado a altura de as pessoas perguntarem bem dentro de si o que as faz feliz. O que querem para si, para a sua terra, para o seu país.
Solidariedade sim, esmola não!
O amigo rico, bem nascido, culto, pode dar uma mãozinha no mais desfavorecido, não digo que não, mas não quer que o pobre cresça, se agigante, seja culto, seja igual a ele.
Corte-se,pois, na educação, na cultura.
Defendam-se as elites da finança, os bem preparados para gerar cifrões.

Só que a embriaguez ilusória que foi incutida nas últimas décadas, do "tudo ali ao virar da esquina com um cartão de crédito" parece ter os dias contados.
Cada vez se acredita menos nisso.
Não haja melhor interpretação do todo humano pela classe política e estaremos à beira de um qualquer colapso do sistema.

Em relação ao vídeo supra, devo referir que não estou com o que representa politicamente este vídeo, o ressurgimento de um nacionalismo exacerbado, preferia mais clareza, transparência, uma solidariedade europeia, mundial. À falta dela, e vendo outros nacionalismos exacerbados a insultar culturas de enorme valia só posso estar ao lado dos italianos, quando assistem a cortes nas actividades culturais, e por isso gritam emocionados: viva a Itália!
Itália que é uma obra prima de arte em todos os sentidos, ninguém duvida.
Na melhor oportunidade gritarei de bom grado por outra obra prima de arte,
Portugal!
------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

sexta-feira, junho 24, 2011

Gato foi visto a simular o ladrar de um cão: confira!


A Natureza continua a surpreender, com uma ajuda da internet: um gato foi visto a simular o ladrar de um cão.

Na filmagem, o felino surge sobre uma janela e parece disposto a ‘enfrentar’ o exterior com um som que muitos associam aos fiéis amigos de quatro patas.

Partilhado no YouTube há cerca de uma semana, o vídeo tornou-se um êxito em visualizações, contabilizando já mais de 2,5 milhões de visitas.
---------------------------------------------
Super cão que fala: ouça ele dizer "I love you"


---------------------------------------------
Nosso comentário

Os animais tal como as pessoas não param de nos surpreender.
Aqui com os animais vemos um cão falar, um gato ladrar.
Com as pessoas, quando pensamos que já vimos tudo...qual quê?
Dos políticos aos homens da bola às gajas boas fazem tudo por um bom contrato.
Uns trocam de partido com a maior facilidade, outros de clube, outros/as de namorado.

Ver um cão a falar, um gato a ladrar, um treinador de bola a por os palitos ao clube, um político a zarpar do velho partido, uma gaja a anunciar do dia para a noite mudança de namorado nas colunas sociais...
já nada surpreende.
Esta a magia da vida, quer se goste ou não: uma eterna, permanente, surpreendente descoberta.
Aquilo que se pode chamar de,
DANÇA DA VIDA!
------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

quinta-feira, junho 23, 2011

Novas Oportunidades e não só: Portugal entre os cinco melhores da Europa

Entre os cinco melhores da Europa
A par de Portugal, ocupam a posição mais alta a Finlândia, a França, a Holanda e a Noruega


Portugal recebe distinção em matéria de validação de aprendizagens

Portugal está entre os cinco melhores países da Europa em matéria de validação de aprendizagens informais e não formais, segundo um relatório da Comissão Europeia divulgado esta terça-feira.

O relatório fez uma avaliação do "estado da arte" da implementação de medidas e políticas de validação de aprendizagens informais e não formais em 34 países, sendo acompanhado por relatórios individuais, da responsabilidade do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP), de cada um desses países.

Segundo o relatório, Portugal é um dos cinco países classificados na escala mais elevada ("High"), devendo-se esta posição ao desenvolvimento do Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no âmbito das políticas de redução do défice de qualificação da população adulta, levadas a cabo pela Iniciativa Novas Oportunidades, lançada em 2005.

O documento refere o facto de o Sistema Nacional Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências ter sido Criado em Portugal, em 2001, representando agora uma parte importante das medidas implementadas, tendo em atenção o cumprimento dos objectivos estabelecidos pela Iniciativa Novas Oportunidades, designadamente o aumento do nível de qualificação da população portuguesa até ao 12.º ano de escolaridade.

A par de Portugal, ocupam a posição mais alta a Finlândia, a França, a Holanda e a Noruega.
------------------------------------------------------
Nosso comentário

Dada a situação a que foi levado o nosso país, a necessidade de recorrer ao FMI, nem vou atribuir culpas aos mercados, nem à banca, nem a Passos Coelho, nem à sr.ª Merkel, nem... nem...
Não vale a pena. O futuro será melhor juíz que as bocas fáceis em cima do acontecimento.
Agora estamos assim, depois estaremos assado, a seguir cozido e migado. De alguma maneira haveremos de estar.
Uma coisa porém é certa:
Só um cego ou quem não queira ver é que não vê ou não quer ver os saltos qualitativos que Portugal deu nos últimos anos.

Dispenso-me de referir quais, há até listas bem extensas dos prodígios lusos que correm a Internet e via emails que chegam enviados por amigos.
Os nossos olhos contemplam diariamente muitos desses prodígios.
Claro que os velhos do restelo continuam com a sua "razão", aquele bota abaixo que caracteriza tantos arautos e mentores que alimentam os midia e as suas clientelas.
Um choradinho que já vem dos tempos do fascismo.

Importa ter o povo em sentido, dizer-lhe que ganhar uns trocos é difícil, exige árduo esforço, trabalhar muito...desviar-lhe as atenções do essencial, das coisas boas da vida, do que está ao alcance de todos, melhor educação, saúde, cultura, segurança social, lazer, etc.
Isso, a terra prometida, o acesso a campos de golf, a férias dignas, a um ensino qualificado, a estágios em universidades de renome são coisas só ao alcance de alguns e têm que ser muito poucos.
Há que salvaguardar minorias instaladas, ao que parece.
Ao povo cabe, tão só e apenas, ou um trabalho mal remunerado, ou um trabalho precário, ou o desemprego.

Meus senhores todos sabemos que Portugal não é, não está como esses arautos o pintam: uns zangados pelos anos, outros por não terem chegado onde a sua ambição os queria levar, outros porque não têm mais as mordomias que tiveram, outros ainda, esperançados em um milagre qualquer com a "suposta mudança".
Leia-se a notícia acima, insuspeita. Um Portugal reconhecidamente de qualidade!
Com a leitura acima alguém compreende a despromoção recente da Cultura, um sector ainda por cima que rende, que dá dinheiro como agora se diz. Porquê?
Só a Hungria, dentro da União Europeia tem só uma Secretaria de Estado, em vez de um Ministério!!!

Vamos andar para trás? FMI, direita europeia, ameaça do Estado social?
Dizia o meu avô, que Deus tenha, que era de Almeida, a vila fronteiriça famosa pela célebra frase "alma até Almeida"
"Para trás mija a burra"
Eu também acho!
-------------------------------------------------------------
Bom fim de semana, um óptimo S.João às gentes do Porto.

António Esperança Pereira

quarta-feira, junho 22, 2011

Sem tomates nem pepino




Sete mil toneladas de tomates ficam por vender por causa do E.coli - RTP Noticias, Vídeo

Notícia 1

Até ao final deste mês devem ficar por vender sete mil toneladas de tomate. Depois da crise da bactéria E-coli nem mesmo em leilão aparecem compradores e todos os dias os camiões regressam com a mesma carga com que partiram para a venda. O União Europeia vai pagar por cada quilo cerca de 33 cêntimos..uma ajuda que não chega para todos os agricultores.
----------------------------------------


Notícia 2
Lisboa – A jurista Assunção Esteves, de 54 anos, foi ontem, terça-feira, eleita para a Presidência da Assembleia da República por 186 votos, depois de Fernando Nobre ter falhado duas votações.

A ex-juiza Assunção Esteves, é a primeira mulher a ser eleita Presidente da Assembleia da República, foi também a primeira mulher a desempenhar o cargo de juíza no Tribunal Constitucional, onde esteve entre 1989 e 1998, e também a única eurodeputada eleita para o Parlamento Europeu nas eleições de 2004, pela lista de coligação Força Portugal (PSD/CDS-PP).

«É a maior honra da minha vida», disse a jurista ao ser eleita por 186 votos, tornando-se a segunda figura do Estado. Apesar de o seu nome só ter surgido depois da dupla derrota de Fernando Nobre, Assunção Esteves disse aos jornalistas que não se sente uma segunda escolha de Passos Coelho.

Assunção Esteves é a décima segunda e a primeira mulher a ocupar o cargo. Os anteriores foram os seguintes : Vasco da Gama Fernandes (PS), Teófilo Carvalho dos Santos (PS), Leonardo Ribeiro de Almeida (PSD), Francisco Oliveira Dias (CDS), Tito de Morais (PS), Fernando Amaral (PSD), Vítor Crespo (PSD), Barbosa de Melo (PSD), Almeida Santos (PS), Mota Amaral (PSD), e Jaime Gama (PS).
---------------------------------------------
Notícia 3

parte do artigo de Daniel Oliveira ao Expresso sobre a vã glória de Fernando Nobre :

Fernando Nobre queria, com o mesmo direito que assiste a qualquer cidadão com mais de 35 anos, ser presidente. Só não chegaria a Belém se alguém lhe desse um tiro na cabeça. Ninguém lhe deu um tiro na cabeça. Foram só os eleitores que não lhe deram os votos.

Depois das eleições, Fernando Nobre prometeu que não ocuparia nenhum lugar oferecido por um partido. "Não aceito nenhum cargo partidário ou governativo. Está assente, determinado, não volto atrás." Dedicar-se-ia à cidadania. Não foi preciso passarem muitos meses para voltar atrás no que estava assente e determinado. Aceitou ser cabeça de lista do PSD por Lisboa. E como não é com pouco que se arranca um homem como Nobre da sua paixão pela cidadania, a candidatura vinha, coisa inédita, com a promessa pública de ocupar o lugar de presidente da Assembleia da República.
Não me espanta que Nobre se tenha sujeitado a esta humilhação. Quem faz toda uma campanha baseada no mais rasteiro dos populismos contra os partidos e os políticos e depois se pendura num partido para alimentar o seu ego; quem diz e escreve o que Nobre disse e escreveu sobre política internacional e depois apoia um governo que tem um dos maiores defensores da guerra do Iraque como ministro dos Negócios Estrangeiros; quem faz uma campanha com um discurso social de "esquerda" e depois concorre nas listas do mais ultraliberal dos dirigentes partidários; quem promete que não aceita lugares e ao fim de poucos meses os aceita já perdeu há muito tempo o respeito pela sua própria imagem pública.

Disse, antes das eleições: "se não for eleito presidente da AR, renuncio de imediato". Afinal vai ficar. Mais uma vez, pouco vale a sua palavra. Tantas criticas aos políticos, tão pouca autoridade para os criticar.

O fim desta história é uma lição de vida: a extraordinária vaidade de Nobre acabou com a sua respeitabilidade pública. Deixa em mau estado a associação que dirigia para acabar como um deputado de quinta linha. A aventura megalómana de Nobre acabou, como era de esperar, sem glória. E a sua carreira, mesmo que ele não saiba, acabou aqui. Curta, como tinha de ser.
------------------------------------------------
Nosso comentário

Vou tentar ser o mais breve possível na minha síntese de opinião, já que hoje transcrevo notícias relativamente longas.
Poupo assim os que gostam de me ler mas que igualmente gostam de não gastar demasiado tempo com estas coisas.
A pergunta que o leitor faz imediatamente ao ver este post:

O que é que têm a ver os tomates e a bactéria E-coli com a rejeição da candidatura de Fernando Nobre à Presidência da Assembleia da República e, ao contrário, a aceitação da nomeação para o mesmo cargo de Assunção Esteves?

Ora bem, tem tudo a ver.
Assunção Esteves é a primeira mulher a ser eleita para o cargo.
Se alguém entre os nomeados poderia ter tomates era o Fernando Nobre, não a eleita.
Com a bactéria E-coli a chatear tudo o que é pepino e tomate, culpando-os do surto infeccioso, naturalmente que os senhores deputados acabaram por optar por não investir nos tomates, mesmo não sabendo de antemão se estes estariam ou não contaminados.
Pelo sim pelo não, eles (senhores deputados) tal como nós vimos fazendo nos restaurantes e em nossas casas, evitaram o tomate e o pepino.
Logo...
Assunção Esteves estava no lugar certo à hora certa: sem tomates nem pepino!
---------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

terça-feira, junho 21, 2011

Angelina Jolie ao lado de Guterres em Lampedusa

Angelina Jolie à chegada ao campo de refugiados de Lampedusa

Notícia 1

Angelina Jolie voltou a juntar-se ao português António Guterres para alertar para o problema dos refugiados. A actriz fez uma visita surpresa a Lampedusa, a ilha do Sul de Itália que tem recebido milhares de africanos à procura de uma vida melhor.

"É difícil, ao ver este belo mar, pensar em todas as pessoas que arriscaram e perderam as suas vidas, as suas e as dos seus filhos", declarou Jolie, que é embaixadora das Nações Unidas e tem por várias vezes chamado a atenção para o problema dos refugiados. "Como deve ser horrível ter de decidir embarcar nestas condições, correndo o risco de morrer de fome ou de se afogar."

Sempre acompanhada por António Guterres, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Angelina Jolie não escondeu a sua emoção durante a visita. A actriz agradeceu ainda o acolhimento que tem sido dado aos africanos, maioritariamente vindos da Tunísia e da Índia, por parte dos habitantes de Lampedusa. "Não podem imaginar o que vocês representaram este ano para todas as pessoas que buscam desesperadamente uma ajuda."

Estima-se que só neste ano tenham chegado a Lampedusa mais de 18 mil refugiados, sendo que mais de 1.800 terão morrido afogados no Mar Mediterrâneo só nos primeiros seis meses de 2011.
-------------------------------------------
Sofia Escobar quando recebeu, em 2009, o prémio de Melhor Actriz de um Musical em Inglaterra, pelo papel em "West Side Story"

Notícia 2

"Portugal tem dificuldades em acreditar no que é seu"

Sofia Escobar pode orgulhar-se de ter uma carreira de sucesso em Londres.
Regressa precisamente nesta terça-feira ao palco do popular "O Fantasma da Ópera", depois de umas férias em Portugal, para arrancar mais aplausos a ingleses e não só. O musical é apenas mais uma peça num puzzle cheio de êxitos.
Ela já tem a crítica londrina a seus pés, conquistou um prémio de Melhor Actriz de Teatro Musical em Inglaterra e foi nomeada para o cobiçado troféu Laurence Olivier.
Está a viver o sonho da sua vida, diz. Não fossem as saudades de Guimarães e o mundo seria um lugar perfeito. Assim, está quase lá, como contou, numa entrevista por e-mail, ao Starlounge.
----------------------------------------
Nosso comentário

Acho que a Sofia Escobar tem carradas de razão no que diz. A talentosa actriz de Guimarães sabe do que fala.
Os portugueses se alguma característica negativa têm bem acentuada é a inveja.
Podia acrescentar-lhe a tristeza de negro escuro, mas isso são outros fados.
É verdade, somos invejosos e é muito feio ser-se invejoso.

Basta aparecer alguém acima da média, em variadíssimas áreas, deixa logo de ter lugar nesta nossa nação que tanto precisa da talentosa e inúmera gente que acaba fazendo figura ao serviço dos outros.
Andam pelos EUA, pela França, pelo Reino Unido, pelo Canadá, pela Espanha, pelo Brasil, pela Rússia, por tudo quanto é canto do mundo.

Os que ainda não levaram o pontapé dos seus invejosos pares, ou se sentem mal por não lhes serem reconhecidos talentos, ou estão preparando a trouxa para zarpar.
Tal como a Sofia Escobar, sei que amam o seu país e voltarão.
Nem que como ela seja só para matar saudades e passar férias.

Preferia que fossem criadas condições para aproveitar mais gente dessa.
Que ficassem por cá mais desses melhores, embora compreenda que, com o factor globalização, tal seja cada vez mais difícil.

Todavia, tenho para mim que não será suprimindo Ministérios como o da Cultura, o do Trabalho, separando deste a Segurança Social, dando prioridade a Gestores de Saúde (técnicos de números em vez de médicos ou outros agentes directos da saúde) que Portugal dará o passo qualitativo para o pôr no lugar que merece: entre os melhores.

Que não seja a inveja a minar um caminho de modernidade, de novas tecnologias, de novas soluções, de um estado social com índices de evolução por vezes melhores, mesmo quando comparados aos dos EUA.
Que a crise não seja desculpa para que alguém, seja quem for, leve Portugal para pior.
----------------------------------------------
Uma palavra para o dr. Fernando Nobre:

Como político comportou-se um tanto à deriva, era e não era, queria e não queria, sonhava e não sonhava...enfim, sem qualquer rumo. Isso via-se, sentia-se, daí não ter atingido os objectivos ambiciosos a que se propunha, mesmo levado ao colo a partir de certa altura.
Todavia, se não dá para político, tem provas dadas como médico reputado internacionalmente, como pessoa solidária, e essas provas dadas e qualidades próprias são dignas de enorme apreço.
Qualquer português lhe reconhece isso.
Ponha-as, pois, ao serviço de Portugal, caso queira e os invejosos deixem.
----------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

segunda-feira, junho 20, 2011

Deixa noiva no altar e foge com amante gay

Noivo e amante fugiram de mãos dadas

A notícia

O casamento de uma mulher na China tornou-se num pesadelo quando o amante do seu noivo apareceu em plena cerimónia.

Quando se preparava para juntar-se ao marido, a jovem foi confrontada pelo amante do seu noivo, minutos antes do 'sim' que iria selar o compromisso matrimonial.
De acordo com o jornal 'International Business Times', o jovem apareceu na boda para impedir o matrimónio.
A noiva furiosa não hesitou em repreender e bater no noivo e no seu amante em plena rua e em frente aos convidados. Após vários minutos de discussão, o noivo fugiu com o seu amante de mão dada e a frustrada mulher correu atrás deles.
-----------------------------------------------
Nosso comentário

Pois estas coisas podem acontecer a qualquer um ou uma.
A China não pára de acelerar do seu desenvolvimento económico, pelo que a sua presença na cena mundial, com tal crescimento, se alarga cada vez a mais esferas da existência humana.
Ficará também cada vez mais exposta à "socialite", ou seja, distanciando-se dos tempos de Mao Tze Tung em que nos habituámos a ver os chineses com a tradicional e férrea disciplina em fato de macaco.
Pois a modernização e consequente mediatização trarão fenómenos novos àquela potência comunista do Oriente.

Cá por Portugal, ainda fresquinho, tipo última hora, outro casamento que parece não ter resultado aquando da chegada ao "altar" (Assembleia da República) ...
foi o casamento de Passos Coelho e Fernando Nobre.
Por duas vezes tentaram, por duas vezes falharam.
Acontece!

Só que tem que se dizer que em 35 anos de Assembleia da República é a primeira vez que um candidato a presidente do Parlamento chumba por duas vezes a eleição.

Mau demais para ser verdade num governo que apenas ensaia os primeiros passos.

Foi assim:
Na primeira volta, o candidato proposto pelo PSD somou 106 votos, menos 10 do que os necessários para poder suceder a Jaime Gama como segunda figura da hierarquia do Estado.
De um total de 228 votos (dado que estão em falta dois nomes que se crê serem do PS), na primeira volta registou-se 21 nulos e 101 brancos. Na segunda, subiu um voto nulo e tudo o resto se manteve.

CONFERÊNCIA DE LÍDERES DE EMERGÊNCIA
Depois de falhar a eleição à primeira e segunda voltas, Nobre recusou tecer comentários.
Entretanto, o PSD encontra-se numa Conferência de Líderes de emergência para decidir se o processo será reiniciado com o nome de Nobre ou com o de outro candidato.
Ao que tudo indica, se Fernando Nobre não quiser voltar a concorrer ao cargo, o PSD deverá escolher o nome de Guilherme Silva.
-------------------------------------------
Fica por esclarecer para já se Fernando Nobre, despeitado, se ficará por aqui.
O noivo da China na notícia em assunto, resolveu a sua situação fugindo com amante gay.
E Nobre?
Fica a pergunta a que só os novos desenvolvimentos darão resposta.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira

domingo, junho 19, 2011

Merkel e Sarkozy animam Wall Street

A foto: Madrid em protesto sob grande aparato policial

A notícia

Governantes da Alemanha e da França cederam no envolvimento dos investidores privados na nova ajuda à Grécia. Praças norte-americanas avançam.

Os índices industrial Dow Jones e S&P500 avançaram na última sessão da semana 0,36% e 0,30%, respectivamente, depois de duas sessões com registo negativo. No sentido contrário, o Nasdaq recuou 0,28%.

A impulsionar as praças norte-americanas estiveram as declarações de dos líderes da Alemanha e da França, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, depois de uma reunião em Berlim. Segundo os dois governantes, a participação dos investidores privados nos custos de um novo resgate à Grécia será de forma voluntária, o que poderá acelerar um acordo de ajuda a Atenas, previsto para meados de Julho.

"Este pode ser um excelente ponto de entrada para aqueles que investem em acções. Há a expectativa de que um acordo para o resgate à Grécia seja alcançado", referiu James Paulsen, especialista da Wells Capital, à Bloomberg, durante a negociação. "Se conseguirmos controlar os receios em relação à Europa, a pergunta seguinte será: a economia irá acelerar na segunda metade? Se for esse o caso, as acções terão espaço para um 'rally'", acrescentou o mesmo perito.

O sector bancário foi o que mais se destacou, com o Wells Fargo e o Fifth Third Bank a subir 1,98% e 2,20% para 27,33 e 12,55 dólares, respectivamente
------------------------------------------------
alguns comentários à notícia

ATENTO , LISBOA | 18/06/11 11:53
Merkel e Sarkozy animam Wall Steet? mas agora vamos ter espetaculo? que tal se ela fizer uma lapdance, e ele um numero de malabarismo em cima dos sapatos altos, mas que grandes desculpas para a bolsa subir!!!!!!!!!!!!! basta ter alguns milhoes e fazer uns telefonemas para os orgaos sociais, e ai temos especulaçao total e rentabilizaçao dos nossos milhoes, VOILA, isto e a bolsa

MamM , Lisboa | 18/06/11 11:00
Merkel e Sarkozy animam Wall St? Maravilha, pensava eu que o Mundo se movia com (boas) accções, mas afinal anima-se com palhaços. As acções agora não representam o acto de agir mas apenas papéis cujo valor sobe e desce conforme a animação. Enquanto houver dinheiro há palhaços. O pior é quando a tenda do circo cair em cima dos palhaçoes e do público.

deaaz , Santo Tirso | 17/06/11 23:52
Depois de ler esta noícia fica a confirmação das estratégias já tantas vezes denunciadas, mas nunca contrariadas. A banca que criou a crise e de seguida recebeu as ajudas que todos sabemos, das empresas de rating (dominadas por essa mesma banca) penalizarem os países em maiores dificuldades, eis que abrindo a "ajuda" a esses países aos privados (entenda-se banca) estes mostram-se repentinamente dispostos a aceitar os riscos que antes não queriam e que agora serão maiores ainda, a tal banca valoriza de imediato na bolsa. Isto é: abriram-se esses países de uma forma ainda mais fácil à pilhagem das empresas rentáveis que esses países (Portugal incluído) vão ser obrigados a alienar aos preços de "mercado" que esse mesmo mercado vai desvalorizar. Isto é de uma forma simples: emprestam a juros agiotas, obrigam a vender-lhes barato para que lhes sejam pagos os juros e alguma amortização, apropriam-se das empresas estratégicas e daí dominam o país e consequentemente os seus povos que julgam escolher os seus governantes, que mesmo que procurem ser honestos (será que procuram?) de facto serão apenas paus-mandados do capital. ACORDEMOS PARA A REALIDADE!

OBVIO , | 17/06/11 23:46
E claro que e imperativo ajudar a grecia ou os investidores iriam perder uma fortuna.
se calhar este e um tempo fantastico para comprar accoes pois estao em saldo; e poderao fazer um bom rally depois do 2o. trimestre.

O PREOCUPANTE: E OS EUA E O SEU DEFICIT ISSO E ESTREMAMENTE SERIO E COMPARADO COM A GRECIA E A MESMA COISA QUE COMPARAR UM ELEFANTE COM UMA FORMIGA.

UNICA PREOCUPAÇAO SERIA NESTE MOMENTO E O DEFICIT DOS EUA
--------------------------------------------
Nosso comentário

Deixo alguns comentários à notícia em título" Merkel e Sarkozy animam Wall Street".
Os mesmos por si só revelam um pouco do sentimento do cidadão comum.
Uma grande palhaçada!
Por achar também que tudo isto é uma grande palhaçada nunca dantes vista, deixo foto de manifestação em Madrid, a contrastar com o que dizem os líderes Merkel e Sarkozy.
O desemprego na Espanha ultrapassa já os 21%, a própria Itália e Bélgica estão ameaçadas segundo afirmou o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, que alertou para o risco da contaminação da crise do euro à Bélgica e Itália, numa entrevista ao diário alemão Süddeutsche Zeitung.

Da Grécia já nem falo, causa-me arrepios, pois começa a ser vendida a privados. Uma vergonha!
O berço cultural da civilização ocidental nas mãos de accionistas e comerciantes que queiram fazer o favor de comprar um naco daquela que foi uma ENORME NAÇÃO.
Grécia qual prostituta barata em preço de saldo...
Porra!
Acho que publicamente é a primeira vez que exprimo esta palavra (uma asneira que não se diz como me ensinaram em menino)
Hoje digo-a e escrevo-a aqui no meu espaço livre e aberto da Internet.
Creio que vamos ouvi-la a muita gente educada, recatada, contida, destes países humilhados, ofendidos, abatidos pelos senhores do capital.

Tomem, comprem, levem, diziam-nos os homens da banca e das grandes empresas: é mais um cartãozinho visa, e outro e outro, crédito barato, leve o cartão do Continente, o do Intermarché, o da Lanidor, o da gasolineira, só tem a poupar, leve leve. Sim claro faça a viagem dos seus sonhos, compre o carro dos seus sonhos, claro, compre, compre. Também a casa dos seus sonhos, claro...
P----!
Desta vez custa-me repetir a asneira que disse atrás. Só tenho coragem de por o P com tracinhos, mas um dia destes, se não entender melhor o que se passa, se os senhores que mandam não explicarem melhor a negociata que tudo isto está a ser, se a Grécia for vendida a magnatas e contrabandistas, se as palhaçadas superarem a realidade, acreditem que vai haver muita gente, a seguir as palavras que Zeca Afonso tão bem cantava: "já é tempo de ir para a rua gritar".
--------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

sábado, junho 18, 2011

Foto de sexo em motim torna-se sensação na internet


No meio do turbilhão, este momento de sexualidade chamou a atenção do fotógrafo Richard Lam, que se encontrava a cobrir os motins

A notícia

Uma fotografia de um casal em grande intimidade, indiferente à acção da polícia de choque canadiana, durante os motins de Vancouver desta quinta-feira, tornou-se êxito nas redes sociais.

As manifestações violentas, que acabaram em cem detenções e 150 pessoas hospitalizadas, ocorreram após a derrota dos Canucks com os Boston Bruins, na final da Stanley Cup de hóquei do gelo.
No meio do turbilhão, este momento de sexualidade chamou a atenção do fotógrafo Richard Lam, que se encontrava a cobrir os motins.

De acordo com o jornal ‘Daily Mail', o jornalista captou o momento mas, devido ao caos, só se apercebeu do resultado final da sua imagem quando a mostrou ao seu editor.
Uma testemunha disse também que a jovem que aparece com o namorado teria caído após a acção da polícia.
-----------------------------------------
Nosso comentário

Por cá, nos meandros da política, os rapazes indigitados para ministros e secretários de Estado do novo governo preparam-se para pousar nas suas cadeiras.
São quase todos jovens e inexperientes mas para executar as directivas do FMI podem até ser os mais indicados.
Não têm vícios de PODER nem confundem realidade com sonhos. Estes, os sonhos, pura e simplesmente não os podem ter.

Com as coisas neste pé, aproveito para, a propósito de uma notícia curtida e triste ao mesmo tempo, a que dou destaque, recordar uma enorme actriz inglesa: Susannah York, uma das faces mais conhecidas do cinema dos anos 1960.
Exactamente porque a recordo em cenas de amor em tempo de guerra.
Daí o paralelismo com a notícia e foto acima.

Susannah ficou mais conhecida como a antagonista de Jane Fonda em "A noite dos desesperados", de 1969, papel pelo qual foi indicada ao Oscar.
Todavia, como disse a trás, recordo-a igualmente por um papel que desempenhou em uma brilhante série televisiva que por cá deu pelo nome de: AMOR EM TEMPO DE GUERRA.
A guerra era outra ( 2.ª Grande guerra mundial ) o amor...
o mesmo da foto da bronca de Vancouver (Canadá) noticiada acima com fins bem trágicos.
A parte bonita: O AMOR
A parte trágica: O DESPORTO ir virando batalha campal por tudo quanto é canto!

Ainda sobre a lindíssima Susannah York: conquistou fama internacional graças a filmes como "As aventuras de Tom Jones", de 1963, e "O homem que não vendeu sua alma", de 1966. Seus papéis se tornaram menos relevantes durante os anos 1970, ainda que ela tenha actuado em "Superman - o filme", de 1978.

A bela actriz inglesa morreu de cancro aos 72 anos, em Janeiro deste ano.
-----------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

sexta-feira, junho 17, 2011

F1:Bernie Ecclestone defende Hamilton e compara-o a... Ayrton Senna


Na imagem, Bernie Ecclestone com a filha Tamara nas boxes da última edição do Grande Prémio do Mónaco.

Bernie Ecclestone, mais conhecido como o «patrão» da Fórmula 1, veio a público defender Lewis Hamilton das acusações que tem sido alvo nas últimas semanas - piloto tem sido fortemente criticado pela sua condução agressiva em pista -, comparando o estilo de condução do britânico da McLaren com o do malogrado Ayrton Senna.

"É um erro criticarem Lewis, pois o que queremos na F1 são pilotos competitivos. Quem assiste às corridas é isso que quer ver. Deixem-no correr, afinal é o que as pessoas querem que ele faça", afirmou o britânico ao jornal «The Independent».

"Eu era muito amigo do Ayrton [Senna], que também era considerado um piloto agressivo. Os outros tinham de sair da frente dele e ceder passagem. Admito que o Lewis talvez tenha feito uma ou outra manobra questionável, mas os outros também fazem, só que ninguém se importa com o que se passa lá atrás. Sempre foi assim. Assistimos a uma corrida muito disputada no Canadá e Jenson fez um excelente trabalho. É isso que os fãs querem ver", acrescentou.

Ecclestone aproveitou ainda para elogiar os dois primeiros classificados do mundial: o líder Sebastian Vettel, da Red Bull, e o britânico Jenson Button, da McLaren. "Se analisarmos os desempenhos de todos os pilotos, o Lewis está muito bem, tal como Sebastian [Vettel] e Jenson [Button]", constatou.

Com apenas oito pontos conquistados nas duas últimas provas, Hamilton caiu do segundo para o quarto lugar do mundial de pilotos, com 85 pontos, menos 76 pontos em relação a Vettel. O segundo classificado, Jenson Button, tem menos 60 pontos que o líder.
-----------------------------------------------
Nosso comentário

Em dia de festa em Belém, o dr. Cavaco Silva recebe o dr. Passos Coelho, 1.º Ministro indigitado de um governo de coligação com o dr. Paulo Portas.

Neste mesmo dia num jornal gratuito com bastante tiragem, Destak, veio ter com meus olhos sem fazer por isso um enorme elogio, sucinto, mas suficientemente esclarecedor de um professor universitário e psiquiatra, dr. Pio Abreu, ao ex-1.º Ministro, José Sócrates.
Senti uma saudadezinha, confesso.

Pelo canto do olho entrava a distribuição de pastas pelos "novos vencedores" em notícias laterais. Tudo muito laranja, com algum amarelo misturado, como era de esperar.
O elogio a Sócrates no meio da euforia jornalística de circunstância, ia ficando curto para acompanhar a avalanche de mediatização atribuída às "distintas" personalidades que se preparam para ocupar cadeiras por ora vazias.

Percebi lateralmente um problema por resolver na corrida aos altos cargos: o do dr Fernando Nobre, o tal que sonhou um dia ser Presidente da República ou, caso não conseguisse, ser ao menos Presidente da Assembleia da República.

Bom, pasta e mais pasta, festarola mais festarola, reaparecimentos de figuras que o tempo apagou, eu que nem pequei no jornal para o ler...já ia entrar pela retina adentro a questão do Fábio Coentrão (Benfica, claro!) vai para o Real Madrid, não vai?
Repito eu que nem peguei no jornal para o ler, tal como disse, lá estava a fórmula: um chorrilho de notícias, palha, palha, muita palha, depois sempre no mesmo, o badalado e glorioso BENFICA, campeão de audiências, a emoldurar tanta tristeza.
Benfica que nem é o campeão, nem o que tem mais taças, nem a equipa revelação, nem o que tem uma crise do caraças, nem, nem nem... mas lá estava!

Com a política a ficar tão desinteressante, cinzentismo do FMI e executivos, fim de conquistas sociais, privatizações anunciadas, venda de património nacional, etc. etc. optei hoje por uma notícia de todo diferente do habitual.
É imperativo da minha parte um regresso a actividades que vinham ocupando plano secundário nos últimos anos, que ajudem a adornar este cinzentismo.
É o caso da F1 (Fórmula 1) e suas transmissões televisivas.
------------------------------------------
É pois sobre a F1 a notícia em título; não vale grande coisa a notícia assim à primeira vista, saliento todavia dois pormenores que me levaram a escolhê-la:

1.º Por um lado, porque Bernie Ecclestone, o conhecido pai da F1, fala num dos meus corredores de F1 preferidos: o brasileiro e malogrado, também saudoso Ayrton Senna, de quem diz ter sido muito amigo. Ainda bem, sempre teria aprendido algo com ele, pelo menos umas palavritas de português.

2.º Por outro, ao ver a filha do sr. Bernie Ecclestone, Tamara, que sobressai na foto acima e de que maneira, lembrei-me do Programa Novas Oportunidades lançado por José Sócrates. Voltei a comover-me um pouco, depois sorri, porque quem levar Tamara não precisa de estudar nas Novas Oportunidades criadas pelo sr. Engenheiro para os menos bafejados pela vida.
Ao seu lado, terá seguramente o futuro mais que garantido.
--------------------------------------------
Bom Fim de Semana,

António Esperança Pereira

quinta-feira, junho 16, 2011

Pároco nega missa por causa de decote



A notícia

O padre de Valpaços, Manuel Alves, recusou rezar uma missa pedida pela tia da jovem de 16 anos a quem "negou" dar a hóstia por causa do decote, por ser sua familiar directa.
16h19Nº de votos (6) Comentários (6)
Felicidade da Cruz, residente em Valpaços, explicou à Agência Lusa que, no passado dia 11 de Junho, foi à Igreja Matriz falar com o pároco para marcar a missa de sexto mês de falecimento do marido e tio da jovem.
"O padre perguntou-me se eu era familiar da jovem que foi a um programa televisivo e eu, sem qualquer problema, disse-lhe que era tia.", afirma a lesada.
E, acrescentou, "disse-lhe que foi bruto e incorrecto com a minha sobrinha ao negar-lhe a hóstia por causa da roupa que vestia", pelo que deveria ter chamado a mãe à sacristia, no fim da eucaristia, para conversar com ela.
Quando o sacerdote soube que Felicidade da Cruz era tia da jovem comunicou-lhe que não iria rezar-lhe a missa porque, além de ser familiar da rapariga, não teria pago a côngrua paroquial (contribuição financeira dos paroquianos para sustento do padre), com o valor anual de 25 euros.
"Abri a carteira e mostrei-lhe o recibo de pagamento da côngrua e disse-lhe que, já que não me rezava a missa, então que me devolvesse o dinheiro [25 euros]".
Manuel Alves insistiu que não lhe celebrava a missa e devolveu-lhe o dinheiro depois de o sacristão ter confirmado o pagamento da côngrua paroquial. Posto isto, Felicidade da Cruz teve de ir pedir um padre de uma aldeia do concelho de Valpaços para rezar a "missa de mês" ao falecido marido.
Indignada com o sucedido, Felicidade da Cruz enviou uma carta ao bispo de Vila Real, Amândio Tomás, relatando o sucedido e anexando uma fotocópia do recibo do pagamento da côngrua paroquial.
Na missiva, a que a Lusa teve acesso, a mulher adianta que é "inadmissível" ter um padre na cidade e ter que ir "pedir" a um sacerdote de outra aldeia do concelho para rezar a missa.
-------------------------------------------------
Nosso comentário

Em dia de selar de acordo de governação entre dois partidos de direita, PSD e CDS, para a próxima legislatura, estive tentado a dar hoje relevo a tal evento.
Arrepiei caminho, era deprimente, li que quem era para ser isto ou aquilo já vai ser outra coisa, que ainda falta saber quem vai ser quem, fazer o quê...
Bom, desisti de lhes dar relevo.
Depois também não me apeteceu dar relevo ao FMI que é quem superintende a dita governação que rima com coligação.

Vou deixá-los pousar, rezar por que não deixem isto ir pelo caminho da Grécia, talvez intentar uma promessa a Nossa Senhora de Fátima, que interceda por este país que não tem culpa que o liberal capitalismo o tenha atulhado de dívidas (sector público e sector privado) metendo pelos olhos da cara tudo o que era crédito: cartões, empréstimos para uma qualquer prestação, viagens, habitação própria, automóvel, etc etc.
Agora, coitadinhos dos bancos, que estão em stress financeiro para se aguentarem ricos...
Bolas, é demais para o entendimento do comum dos mortais!

Daí a minha preferência hoje por um assunto mais leve, popular e culturalmente mais enriquecedor.
Um assunto bem curtido, onde não falta pitada de nada.
Há a valente portuguesa que enfrenta Deus com galhardia na figura do seu representante na terra, o pároco. Para ela não é um decote que tira fé à adolescente, sua sobrinha, pois claro. Nem o pároco faz o que bem lhe apetece, assim mesmo é que é.

Porque não havia a menina de tomar a hóstia? olhem que uma destas!
Fica a tia na sua razão e pede de volta o dinheiro ao pároco que lhe houvera pago de anuidade: 25 euros!
O padre, diga-se, nesta historieta está à altura dos pergaminhos da profissão, pela defesa a qualquer preço do seu ponto de vista. Mesmo ficando sem o dinheiro da côngrua, 25 euros em tempo de crise é obra, mesmo assim não voltou com a sua ideia atrás.
Não dou hóstia a uma menina com decote, não dou hóstia a uma menina com decote, não dou hóstia a uma menina com decote.
E prontos!
A Igreja Católica, honra lhe seja feita, não muda assim por dá cá aquela palha o seu ideário.
Nem mesmo ceder em dar hóstia a uma jovem devota por usar um inocente, não sei se perturbador (na óptica do pároco) decote...
----------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

quarta-feira, junho 15, 2011

FMI visita Espanha no final desta semana



Notícia 1

O presidente do FMI visita Espanha no final desta semana, numa altura em que a imprensa dá conta de um plano de ajuda ao país.

Segundo anunciou hoje o governo espanhol, Dominique Strauss-Khan encontra-se na sexta-feira com o primeiro ministro espanhol José Luis Zapatero.

Hoje, o governador do Banco de Espanha, Miguel Fernandes Ordonez, afirmou que o país deve aplicar "rapidamente" medidas de ajuste económico.

O jornal espanhol El Economista, citando "fontes próximas da entidade emissora", noticia hoje que o FMI, a União Europeia e o Tesouro norte-americano elaboraram um plano de liquidez para Espanha que inclui uma linha de crédito entre os 200 e 250 mil milhões de euros.

De acordo com o jornal, o plano recorreria a um fundo criado pelos 16 países da zona euro, que terá até 440 mil milhões de euros para emprestar às nações da zona euro que possam vir a enfrentar problemas financeiros semelhantes aos da Grécia.

No entanto, questionada sobre a possibilidade deste plano avançar em Espanha, a ministra das Finanças espanhola, Elena Salgado, foi clara: "Absolutamente não. Eu não sei como quer que eu negue mais isso".

A imprensa alemã já tinha noticiado na sexta-feira que estaria a ser preparado um plano para ajudar Espanha, que teve no ano passado o terceiro maior deficit da zona euro, depois da Grécia e da Irlanda.

As notícias foram negadas pelo governo espanhol, pela União Europeia e pelo governo alemão.

O governo espanhol anunciou planos para cortar milhares de milhões de euros na despesa pública, para reduzir o défice até ao limite de 3% do produto interno bruto (PIB) em 2013, contra 11,2% do ano passado.
---------------------------------------------------
Notícia 2

A empresa Colt Resources pretende explorar, por cinco anos, as jazidas em Escoural, no Alentejo. O pedido de licença já está na Direcção-Geral da Energia e Geologia, que disse que a aprovação está para breve.

Os investidores canadianos consideram que o potencial português está subaproveitado, e é com essa premissa que partem para Portugal, mais exactamente para o Alentejo, à procura de ouro, de acordo com o "Público".

O sítio escolhido é a vila de Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, em Évora. Já desde 1980 que têm sido feitas prospecções que confirmam a existência de jazidas de ouro no subsolo.
-------------------------------------------------
Nosso comentário

Para quem estava convencido de que o folhetim das intervenções do FMI se encaminhava para os últimos episódios, que se desengane.
Era só a Grécia, lembram-se? depois eram só a Grécia e a Irlanda, lembram-se? a seguir seriam só a Grécia, a Irlanda e Portugal, lembram-se?

Bom a avaliar pelas notícias fresquinhas, que de novidade não têm nada, parece estar por um fio mais uma intervenção do FMI e quejandos: a Espanha.
Vai surgir o mesmo discurso: quem nós? não precisamos, não há necessidade, nós conseguimos, nada de FMI, etc etc.
No depois da Espanha? a seguir? quem mais?
Impossível adivinhar.

Na minha modesta opinião, tendo em conta o que está a acontecer nada voltará a ser como dantes. O pior de tudo é que ninguém está a perceber nada de nada.
Bancos em stress para se aguentarem, onde isto já se viu, capital que se empresta que se volta a comprar para se voltar a emprestar, onde é que isto faz sentido, uma Europa super conservadora que vai fazer o quê, com que ideais?
Financiar os bancos para estes se aguentarem? tirarem mais e mais a quem trabalha? "inventarem inventonas" de toda a espécie para enganarem o Zé?

Esperem-se os novos capítulos da telenovela "CRISE", tiro todavia duas ilações:

1ª. É o fim do sonho espanhol, para quem o tinha ainda neste país. Os que diziam que a Espanha isto, a Espanha aquilo, que o pecado português seria ter ficado órfão por ter teimado em deixar a Espanha, vai para um milénio.
Se isso estivesse errado, não teríamos tido o privilégio de descobrir a Terra de Santa Cruz, esse enorme Brasil.
Se estivesse errado não teríamos uma língua cada vez mais falada por esse mundo fora.
Se estivesse errado, não haveria a CPLP.
Se estivesse errado não estaríamos ainda aqui.
Se se se...

2ª. É o fim do sonho europeu tal como eu, muitos de nós o imaginámos.
A vizinha Espanha, hoje país amigo, que acorde, que se deixe de tretas, e, com a influência que ainda tem, que dê um murro na mesa em Bruxelas.
Que pergunte de vez, que se defina o que se quer, o que se pode fazer com esta Europa?
É urgente que alguém o faça.
Se ficarem à espera que seja um burocrata ilustre como o dr. Durão Barroso a fazê-lo, ou um país rico do norte, que se desenganem.
Para isso que a Espanha se junte aos seus pares, sem complexos, os tais países europeus do sul, que para os do norte são xenofobamente pobres, morenos, atrasados, pouco trabalhadores.
Senhores ricos do norte, mentiras vossas!
Esta crise tirou muitas máscaras: dos EUA à Europa, da China ao Brasil, da Alemanha à Grécia.

As riquezas do fundo do mar português, para não dizer as do cimo do mar português, que se conhecem, as jazidas de ouro alentejanas referidas na notícia 2, o potencial humano de gente boa, trabalhadora, honesta, capaz, o domínio por Portugal de tecnologias de vanguarda estarão seguramente à altura de novas propostas, de novos desafios, se o actual modelo continuar a dar sinais de enguiço, de fracasso.
Será que os do norte não precisam dos do sul?
Que apareça quem mexa neste estado de coisas e já.
Que apareça quem tenha coragem de denunciar seja o que for que se está a passar.
Bruxelas está a tornar-se, se nada se fizer em contrário, num ninho de vespas.
Até que limites estaremos dispostos a ser picados por elas?
-------------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

terça-feira, junho 14, 2011

Portugal entre os mais ricos em ouro


A notícia

São 382,5 toneladas do metal precioso que valem perto de 13 mil milhões de euros. Aos preços do mercado, dá 1215 euros por cada português
Por:Miguel Alexandre Ganhão

Portugal é o sétimo país europeu com mais reservas de ouro e ocupa a 14ª posição entre 113 países e entidades que figuram na lista revelada esta semana pelo World Gold Council, entidade que supervisiona o comércio mundial de ouro.
São 382,56 toneladas que valem perto de 13 mil milhões de euros (com a onça a cotar-se nos 1527 dólares) e que se fosse vendido no mercado internacional daria por cada português 1215 euros.
A estratégia do Banco de Portugal na gestão das reservas de ouro tem-se mostrado acertada em face À valorização dos preços do metal precioso. Cerca de 84% das nossas reservas são metal precioso e o restante divisas estrangeiras.
Desde 2009 que o preço do ouro tem vindo a subir de forma sustentada nos mercados internacionais. No início daquele ano uma onça de ouro (31 gramas) custava 627,60 euros , ao preço de ontem a mesma onça passou a custar 1063 euros, uma valorização superior a 69% em dois anos e meio.
No relatório e contas do Banco de Portugal de 2010 as reservas de ouro estão avaliadas em 12,9 mil milhões de euros, com 5,8 mil milhões de ouro em caixa e 7,1 mil milhões de ouro depositado à ordem. Ainda de acordo com aquele relatório, em 31 de Dezembro de 2010 o valor do ouro apresentou um crescimento de 3,5 mil milhões face ao saldo final de 2009, "sendo este acréscimo unicamente resultante da evolução positiva da cotação do ouro em euros". Dada a volatilidade da cotação do metal precioso, o Banco de Portugal constituiu uma provisão para riscos de flutuação do valor do ouro.
No primeiro lugar da lista do World Gold Council estão os Estados Unidos, com mais de 8133 toneladas, seguidos da Alemanha, com 3401. O Fundo Monetário Internacional (FMI) aparece na terceira posição, com 2814 toneladas. O FMI está envolvido num programa de venda de parte das suas reservas de ouro, que começou em 2009 com a alienação de 212 toneladas a vários bancos centrais. No início de 2010 o FMI deu início à venda das restantes 191 toneladas.
---------------------------------------------------
Nosso comentário

Oxalá notícias destas acalmem os anónimos mercados.
De há uns tempos a esta parte os ditos "mercados" parecem aves de rapina esfomeadas, ou vampiros em busca de sangue das vítimas mais a jeito.

Jack Soifer, consultor, autor de “Como Sair da Crise”, foi citado aqui no blogue em artigo que pode ser pesquisado e relido, um artigo muito interessante. Entre outras coisas, nesse artigo podia ler-se:
"Nas águas territoriais de Portugal há centenas de milhares de milhões de euros em metais raros, como o volfrâmio, o níquel, a prata e até o ouro. Muitos o sabem, mas ninguém fala nisso. As explorações náuticas para apresentar às Nações Unidas a justificação para o aumento da nossa plataforma marítima deixam adivinhar os locais mais indicados para a prospecção".

Ora bem, se acrescentarmos que a nossa dimensão territorial, Portugal continental e Regiões autónomas dos Açores e da Madeira se agiganta quando considerada a ZEE (Zona Económica Exclusiva) as perspectivas deste nosso país não poderiam ser mais encorajadoras.
Veja-se só, somos o 11.º país a nível mundial, sendo o Brasil o 9.º, isto para se fazer uma ideia do que pode estar em jogo.

Que não fiquemos só a ser queixinhas, a não fazer pela vida.
Fado sim, mas não tem que ser sempre o fado triste das vielas.
Pode também ser um fado mais alegre com os novos contornos da modernidade do nosso Portugal.
Ah, já agora, que o fado consiga ser PATRIMÓNIO MUNDIAL, como se pretende.
Parece-me bem...
Meus senhores, nada de desânimos, que os cães ladram e a caravana passa!
---------------------------------------------------
Continuação de uma óptima semana,

António Esperança Pereira

segunda-feira, junho 13, 2011

Google assinala 123 anos de Fernando Pessoa


A página portuguesa do Google assinala esta segunda-feira o 123º aniversário de Fernando Pessoa com a criação de um doodle do escritor e poeta.

Fernando António Nogueira Pessoa, de nome completo, nasceu a 13 de Junho de 1888, em Lisboa e faleceu a 30 de Novembro de 1935, com 47 anos, de cirrose hepática.
Como poeta, Fernando Pessoa desdobrou-se em várias personagens e criou heterónimos como Ricardo Reis, Álvaro de Campos ou Alberto Caeiro, entre outros.

Em virtude de ter vivido na África do Sul, entre os seis e os 17 anos, escreveu ainda em inglês.

O crítico literário norte-americano Harold Bloom considerou a sua obra “legado da língua portuguesa no mundo”.
A Google costuma celebrar datas importantes da humanidade com a criação de doodles, que se conjugam com o logótipo do motor de busca da Internet.
----------------------------------------------
Nosso comentário

Um agradecimento pessoal à Google pelo reconhecimento de uma data importante da humanidade, a comemoração dos 123 anos do enorme poeta português Fernando Pessoa com a criação de um doodle.
Para nós portugueses faz todo o sentido esta homenagem.
Portugal atravessa um período de alguma confusão, de uma quebra de confiança colectiva, quanto a mim, imposta de fora e artificial, longe de ser esclarecida, mas verdadeira.

Vai ser difícil para um país que cresceu tanto nas últimas décadas em tantos domínios, que acreditou numa Europa Unida e solidária, ver-se de repente subjugado a uma lei dita "dos mercados" ajudado e fiscalizado pelo FMI, situação que bem pode ditar o futuro do Estado português.
Também o futuro da Europa!

Esta homenagem da Google a Fernando Pessoa pode constituir um pequeno contributo, entre tantos outros, para que sejam vencidas as dificuldades por que passamos: políticas, económicas, sociais, culturais.
Eu acredito em Portugal.
---------------------------------------------------
Para elevar o moral, deixo-vos um poema de Fernando Pessoa sobejamente conhecido. Trata-se de um poema da segunda parte – Mar Português – da Mensagem- colectânea de poemas de Fernando Pessoa, escrita entre 1913 e 1934, data da sua publicação:

O MOSTRENGO

O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
À roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,
E disse: “Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?”
E o homem do leme disse, tremendo:
“El-Rei D. João Segundo!”

“De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?”
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,
Três vezes rodou imundo e grosso,
“Quem vem poder o que eu só posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?”
E o homem do leme tremeu e disse:
“El-Rei D. João Segundo!”

Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:
“Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!”
---------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

domingo, junho 12, 2011

"Percurso adolescente anos 60" - António Esperança Pereira


Sinopse

Percurso adolescente tem um cheirinho a um tempo bem difícil que Portugal vivia. Por um lado a guerra colonial, por outro o êxodo migratório para terras de França sobretudo. Não havia liberdade de expressão, a falta de futuro em ditadura emprestava uma tristeza enorme ao rosto dos portugueses. Só o 25 de Abril de 1974, a conhecida Revolução dos cravos, viria derrubar o regime ditatorial e instaurar uma democracia em Portugal.

"Percurso adolescente anos 60" é pois nome de livro, uma colectânea de poemas simples, com o mérito de serem escritos naquele tempo. Só lamento tratar-se de uma colectânea incompleta, já que a PIDE, a polícia política de então, de passagem por minha casa, em Pinhel, resolveu levar muito do que eu tinha então escrito.

A dita PIDE, para além de levar coisas que eu tinha escrito, levou também o autor, que passaria, com a idade de 20 anos, umas "férias forçadas" de cerca de um mês na prisão de Caxias em Lisboa -detido para averiguação- (???!!!)
Por sorte o autor não era comunista, nem tinha qualquer ligação ao PCP (Partido Comunista Português) se não tinha lá ficado.

Enfim... tempos que é preciso relembrar de quando em vez especialmente aos que se queixam de défice democrático e de falta de liberdade de expressão no nosso tempo.
Neste capítulo não sabem nem sonham o bem que têm, acreditem!
O tal material nunca mais o reavi por motivos óbvios.
Tenho pena, pois tinha coisas bem interessantes.

Salvei todavia alguma coisa, sobretudo em memória. Dê aqui uma espreitadela:

http://www.bubok.pt/libros/4051/Percurso-adolescente-anos-60

sábado, junho 11, 2011

O Porto, o Braga, o Sporting, o Benfica e Sócrates


O nosso comentário

Receio que a grandeza ou sabe-se lá o quê do José Sócrates possa ser comparável neste país, Portugal, à do Benfica. Refiro-me à grandeza mediática claro.
Ou seja, José Sócrates está para a política como o Benfica está para o mundo da bola.

Leio artigos, comentários, declarações políticas, hoje, ontem, anteontem, tudo a mesma coisa:
começam a falar de alhos, continuam em bugalhos, finalmente acabam sempre por falar no José Sócrates.
Vá-se lá saber porquê?!

Como sabem, pelo menos os leitores portugueses do blogue, o FCP (Futebol Clube do Porto) é o campeão de Portugal em título.
Como sabem, pelo menos os leitores portugueses do blogue, o SCB (Sporting Clube de Braga) tem sido nos últimos anos a grande revelação do campeonato.
Como sabem, pelo menos os leitores portugueses do blogue, o SCP (Sporting Clube de Portugal) é o clube, entre os grandes, que se encontra desde há um tempo a esta parte mergulhado numa profunda crise.

Seria pois normal, legítimo, nestas circunstâncias, que a imprensa, os comentadores, as más línguas, as boas línguas, se debruçassem mais sobre estes clubes citados.
Mas não. Sabem quem é que está sempre nas bocas do mundo?
já adivinharam claro:
o SLB (Sport Lisboa e Benfica)
Isso esse mesmo: onde joga o Coentrão, o Luisão, o Pablo Aimar, o Nuno Gomes, o Saviola, o Cardozo, o Carlos Martins, etc etc.

Na política como na bola há também ganhadores como o FCP, revelações como o SCB, homens políticos em grave crise, como o SCP, todos têm nome, alguns até são conhecidos, a verdade é que acaba sempre por não se falar deles grande coisa...a vedeta, o homem que ocupa as mentes dos portugueses é mesmo:
José Sócrates.

Espero para ver se com o tempo se revela o carisma dos próximos candidatos a Sócratezinhos!
--------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

sexta-feira, junho 10, 2011

António Esperança Pereira: o tgv o aeroporto o dez de junho


É sempre mau
há sempre quem se encolha
quando neste país o sonho tem dimensão grande

é coisa demais logo se diz
apequenamos
criticamos receamos amaldiçoamos

ficamos tolos
maldizentes
as coisas que dizemos
de quem ousa de quem quer

enfermamos de males de mesquinhez
quando o que se quer é avançar
sair da pequenez
a que o retardar de tantos anos
nos levou

estranho povo grande
que gosta de chorar gemer
desanimar
antes mesmo de tentar

e o tempo que se perde
com os que não querem avançar
que se assustam quando surge
uma avalanche força que não pára
que não dá para travar

é por entre olhares desconfiados
palavras duras de caciques
escaramuças acesas à mudança
que a obra enfim irrompe

ainda bem que o futuro mostra sempre
que o que deslumbra mesmo
é a obra grande
o valor que temos
a ousadia de que somos capazes

e quando a obra enfim se cumpre
é vê-la admirada pelo futuro e pelo mundo

cumpra-se pois um Portugal sem medo
e que os oceanos e as vidas que ceifaram
quando os transpusemos
os feitos que trouxeram
sejam exemplo
para outros feitos á nossa medida

GRANDES

calem-se de vez os velhos do Restelo
calem-se os cínicos os provincianos
para que Portugal se cumpra
de vez

(escrito por mim em Junho de 2007)
----------------------------------------------------------
ANOS 60/ PERCURSO ADOLESCENTE (escrevia eu isto...)

No cais

Parou a vida no cais
não se ouve um suave canto
estátuas vivas em pé
banham seu rosto de pranto

e sem amor pela vida
voltam as gentes à aldeia
em vestes de negro escuro
à luz tosca da candeia

à luz da suave esperança
tocam os sinos da terra
cintila a luz da candeia
cintilam vidas em guerra.
----------------------------------------------
Pátria triste

São rostos tristes mãos sem nada
na testa faustosa do Império
ideais fecundos enterrados
nas campas das masmorras solitárias.

São cavadores olhos vendados
um mundo de ilusões em cada enxada
uma Pátria triste que apodrece
no próprio ventre seu escravizado.

Mágoas que voam asas cortadas
ofendida a razão e um profundo sono
e só melancolia
para quem o tempo vai sorrindo.

Sorri pois vós ó rostos tristes
pássaros no chão de asas cortadas
que a razão
com vossas asas no futuro voará.
---------------------------------------------
Vento irado

Donde vens tu vento irado
que trazes raiva nas veias
e sopras do mar salgado?

Donde vens que vens tão triste
sopras sopras sem parar
donde vens ó vento triste?

Mas o vento que passava
calou seus lábios estranhos
não disse porquê chorava.

Traz nos lábios água e sal
sofreguidão de quem chora
traz mágoas para Portugal.

E só mágoas e enganos
arrasta o vento consigo
há quatro dezenas de anos.
----------------------------------------------
Nosso comentário

Que não se perca o sentido do essencial. O povo português escolheu virar à direita. É soberana a vontade popular, sem entrar na problemática da abstenção, do voto útil, do cansaço da governação.
Os senhores que ficam agora com as rédeas do poder são herdeiros directos desse tempo que ainda vivi nos anos 60 como adolescente. Tempos sem luz nem esperança.
Não esqueço, não esquecerei as diferenças entre o que então via e o que agora vejo no meu país: UM ABISMO DE DIFERENÇA!

Que não tenha sido em vão o fim das 4 dezenas de anos, ditadura de Salazar
----------------------------------------------
Por ser 10 de Junho, que a língua maravilhosa de Camões viva nos corações dos que se expressam em português, essa Pátria imensa que é a LÍNGUA PORTUGUESA!
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

quinta-feira, junho 09, 2011

Morais Sarmento: "Sabíamos que acabávamos em tribunal"


A notícia

Nuno Morais Sarmento, ex-ministro da Presidência de Santana Lopes, disse esta quinta-feira que tinha a percepção de que se fosse dado parecer favorável ao empreendimento do grupo Portucale, através da assinatura do despacho de imprescindível utilidade pública da Herdade da Vargem Fresca, o dossiê acabaria em tribunal.
O ex-governante admitiu que conversou com o então ministro da Agricultura, Costa Neves, sobre "a sensibilidade óbvia" do caso, dado que "era um tema que se arrastava há anos".
Nuno Morais Sarmento garantiu também que nunca teve nenhuma conversa com Abel Pinheiro, ex-director financeiro do CDS-PP e um dos principais arguidos no processo Portucale, sobre o empreendimento, apesar de o conhecer "há vários anos".
Sobre Sousa Macedo, ex-director geral das Florestas, o social-democrata reconheceu tratar-se de um "grande amigo" e destacou a capacidade técnica e "idoneidade" daquele responsável, que à época liderou o trabalho técnico que permitiu dar aval ao polémico despacho.
Morais Sarmento destacou que "as indicações técnicas eram claras, inequívocas e limpas" e que "o assunto já estava tecnicamente trabalhado quando o governo já estava em gestão". Apesar disso, adiantou, foi-lhe dado encaminhamento numa lógica de "interesse público" e explicou que o documento não fez parte da lista de temas que ficaram a aguardar ratificação do próximo Executivo porque o despacho conjunto "não era matéria que fosse levada a conselho de ministros".
Sobre alegadas pressões do BES no sentido de que o despacho fosse assinado, Morais Sarmento garantiu que nunca conversou com nenhum responsável da instituição sobre o empreendimento, mas reconheceu que tinha conversas frequentes com Ricardo Salgado.
--------------------------------------------
Nosso comentário

Isto ainda nem começou, a nova governação, já começamos a ver o que nos espera.
A notícia acima dá-nos um pequeno cheirinho.
Por outro lado, corre por aí, na net, via email, em alguma imprensa, o curriculo do indigitado Primeiro Ministro.
Não é grande coisa o curriculo, diga-se. Não é que eu ligue a currículos escolares, não ligo mesmo. Já me diz qualquer coisa no mau sentido a sua pouca ou nenhuma experiência em cargos governativos ou similares.
Também a experiência profissional me pareceu fácil e pouca.
Por isso, posso afirmar que sinto algum receio, medo não, que Portugal arranjou sempre saída mesmo nos momentos mais adversos.

A acicatar este meu receio, Poul Thomsen, o rosto do FMI em Portugal, prevê um cenário negro no futuro próximo:
Hoje mesmo ele diz que Portugal perde 6,8 mil milhões.
Aquela Instituição internacional prevê recessão de 2,2% este ano e de 1,8% em 2012. Que a Taxa de desemprego deverá atingir os 13,4% no próximo ano.
Ui! dói mesmo.

A inexperiência de governação será que vai ajudar, num cenário destes?
Pode ser que essa inexperiência seja finalmente compensada pelo ilustre financista Cavaco Silva. Digo finalmente porque anda na política activa há umas dezenas de anos...e é o que se tem visto: "não falo porque não devo falar", "não digo porque não devo dizer", "não faço porque não devo fazer", "não interfiro porque não devo interferir..."
Em resumo: neste país quem faz alguma coisa, quem diz alguma coisa, quem fala alguma coisa, quem interfere alguma coisa, queima-se.
Cavaco Silva sabe-o, por isso ainda aí está: a caravana passa, Cavaco fica.

Sobre isto releiam "o pecado de Sócrates" que escrevi em tempos aqui no blog.
-----------------------------------------------
Um óptimo fim de semana para si, esteja onde estiver,

António Esperança Pereira

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...