terça-feira, maio 21, 2013

Conselho de Estado, ou, Maria vai com as outras?


Nosso comentário:


Vivem-se em Portugal tempos surrealistas, talvez por isso mesmo me tenha lembrado de D. Maria I, rainha de Portugal, e de uma "expressão muito usada entre nós, "Maria vai com as outras", que tem origem exatamente na dita rainha. 
Em baixo os caros leitores poderão ler o texto que nos dá conta do porquê dessa expressão popular portuguesa.
Todavia, foi a reunião do Conselho de Estado que, pese embora reúna pessoas, algumas das quais muito prezo,  me sugeriu a evocação da rainha D. Maria I, que ficou conhecida como "A Louca".
Aqui para nós que ninguém nos ouve, e olhando com os olhos de um cidadão comum aquela reunião de altas personalidades, que pariu uma magra página de palavras sem qualquer conteúdo, fica-se completamente "doido" como a rainha.
Numa altura em que os portugueses passaram já a uma fase prática das suas vidas, tipo "sim ou sopas", aquelas individualidades nacionais, reunidas algumas horas no majestoso Palácio de Belém, nada mais sabem ou querem dizer, do que aquelas vagas palavras que podem ser lidas algures na imprensa e em outros lugares informativos.
Pergunta-se: Para quê então uma reunião deste calibre? ainda por cima sob um tema insólito e descabido de interesse atual, "Portugal no pós-Troika"? 
Isto quando, o que toda a gente se interroga, tendo em conta os principais indicadores económicos, a situação social do país, é "em que condições lastimáveis chegará Portugal ao pós-Troika?" ou "se chegará lá"? estes sim, temas atuais e que interessaria muito debater e esclarecer.
Mas não. 
Se nada se tinha na manga antes da "reunião magna", com nada na manga se ficou depois dela.
Gozam com os portugueses, ou estão todos a ficar e a fazer ficar os outros, como a rainha D. Maria I?
Lá que os últimos tempos têm indiciado, em declarações dos mais altos dirigentes da Nação, esquisitas e desfocadas,  que algo vai mal na saúde mental de suas cabecinhas, é um facto...
Todavia, se um pingo de lucidez ainda lhes restasse, quero acreditar que sim, porquê não aproveitaram melhor a reunião de tantas ilustres personalidades (O Conselho de Estado) para trazerem alguma luz à "LONGA E PENOSA NOITE PORTUGUESA"?

PS. Leiam a historiazinha alusiva à origem da expressão "Maria vai com as outras". Vale a pena...



Fiquem bemAntónio Esperança Pereira





"Maria vai com as outras..."

Pessoa que se deixa levar facilmente pela opinião dos outros.
Esta expressão está relacionada com a rainha D. Maria I de Portugal, filha de D. José I, e mãe de D. João VI.
Esta rainha é conhecida na História por dois cognomes: "A Piedosa" ou também "A Louca".
A rainha era emocionalmente muito frágil.
Vivia atormentada com as atrocidades que seu Pai, D. José I, deixara fazer ao Marquês de Pombal. Depois as invasões Francesas a Portugal, obrigaram a que toda a corte Portuguesa fosse para o Brasil.
Todas estas inquietudes aumentaram a fragilidade de D. Maria I, que acabou por enlouquecer, sendo afastada do trono em 1792.
Devido ao seu estado de saúde saía muito pouco do Palácio, e sempre acompanhada por damas de companhia (as outras...)
Nessas ocasiões, o povo costumava dizer:
-"Lá vai D. Maria com as outras"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...