sábado, março 23, 2019

Metro do Porto, escadas rolantes


Nosso comentário: 

Retirei a foto abaixo de um pequeno jornal que me chegou às mãos. Trata-se de uma foto com a assinatura do Metro do Porto, como podem confirmar.
Passava os olhos pelo dito jornal e a mensagem expressa nesta foto chamou imediatamente a minha atenção. Peguei no telemóvel e tirei-lhe uma foto, dizendo de mim para mim que a poria no blog.
Como ando bastante a pé, alguma coisa de bicicleta e alguma coisa de carro, achei tal foto muito pedagógica.
Pois se a mesma se refere sobretudo às escadas rolantes do metro, eu diria que a mensagem transmitida pode atingir muitas vertentes da locomoção humana. Seja nas escadas rolantes, seja nas passadeiras elétricas, seja nas ciclovias, seja nas estradas nacionais ou mesmo nas autoestradas. 
As pessoas não têm cuidado quando se deslocam. Este é um facto por demais frequente. 
Daí acontecerem acidentes, chatices, muitas das vezes evitáveis. Para além claro do civismo inerente a uma conduta adequada. 
Bastaria que cada um de nós cumprisse minimamente o exposto na foto e muitas chatices deixariam de ocorrer. E aumentaria exponencialmente o índice de civismo sem qualquer dúvida.
Saber conduzir, um veículo de duas rodas, um automóvel, as nossas pernas, é fundamental.
É fundamental e básico encostar à direita como a figura mostra: sejamos peões, ciclistas, automobilistas…dependendo da situação.
E, já agora, parabéns pela campanha.
Desejo a todos a continuação de um bom fim de semana.



António Esperança Pereira


1 comentário:

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...