Nota do autor do blog/site: Sabemos que esta temática das touradas é polémica. O apego dos povos às suas tradições infelizmente nem sempre é de fácil abordagem. Uma coisa parece certa, aos olhos de um mundo a evoluir, de pessoas que dizem respeitar o próximo, o meio ambiente, a natureza, etc etc. certas práticas ancestrais pecam pela desumanidade, pela desadequação a princípios que são apregoados pelas classes dirigentes, mas que muito raramente são por elas postos em prática.
É o caso das touradas.
A violência a que são submetidos os touros, tortura mesmo, seguida de morte lenta, para gáudio de uns tantos aficionados, é de difícil compreensão num mundo que se quer cada vez mais civilizado e pacífico. Um mundo que se quer mais moderno, mais educado, mais cívico, mais conciliado, no séc. XXI que todos partilhamos.
Mas estes assuntos não se resolvem com palavras, vamos ficar por aqui, só a mudança de consciências, de atitude, de autocompreensão do problema poderão fazer a diferença.
Dedicamos hoje este nosso espaço a umas fotos de alguém do facebook que as publicou, Manuel Salgado Alves.
Oxalá que com elas consigamos ao menos comover mais um leitor que seja sobre este candente problema da violência sobre animais em particular e sobre questões ambientais em geral.
Ficam as imagens e informação complementar das mesmas.
António Esperança Pereira
------------------------------------------------------------------------------------------------------------Fotos do Mural de Manuel Salgado Alves.

UM VIVA À CULTURA DA VIOLÊNCIA ?
http://alves-revisoroficialdecontas.blogspot.pt/2012/08/por-que-as-touradas-sao-fundamentais.html
http://
FAZER DA SHAAA (SOLIDARIEDADE HUMANA, ANIMAL E AMBIENTAL) A NOSSA PRÁTICA QUOTIDIANA!
http://alves-revisoroficialdecontas.blogspot.pt/2012/06/shaa-solidariedade-humanitaria-animal-e.html
http://
O ANIMAL TOURO É UM ANIMAL MAGNÍFICO E ENVERGONHA A COVARDIA DO PRESIDENTE DA CÂMARA DA FIGUEIRA DA FOZ, QUE NÃO TEM CORAGEM PARA ABOLIR COM O DEGRADANTE ESPECTÁCULO DA TOURADA !
Mais uma tourada nesta cidade pacífica, está a acontecer a esta hora, com meia casa vazia, mas mesmo assim com muitos imbecis que ficam todos excitados quando mais um ferro é espetado no dorso do animal touro!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fiquem bem, António Esperança Pereira
Não compreendo como algumas pessoas se julgam civilizadas e alinham em passatempos tão primitivos quanto hediondos, do tipo touradas, isto no Século XXI. Tivemos um "grande" Presidente da República, de seu nome Jorge Sampaio, que muito contribuiu para o degradante "espectáculo" que são as touradas (inclusive de morte). Ele foi meu contemporâneo na Universidade e como eu participou nas lutas estudantis de 62/63. Enquanto eu era um elemento apagado, ele era dirigente associativo. Mas não parece, pois não??? Entretanto a Câmara Municipal de Viana do Castelo tinha conseguido abolir esse entretenimento (anormal), mas os aficionados levaram a melhor, recorrendo ao Tribunal! Parece que a JUSTIÇA também dá cobertura a tais alarvices...
ResponderEliminarTenho dito e repito: Sou pelos animais, não pelos que se vestem de palhaços e os torturam em público, para gáudio de uns tantos "atrasados mentais". Ou os atrasados mentais seremos nós, os que estamos no lado oposto???
Não esqueçamos que muita gente culta defendeu (e ainda defende) a filosofia nazi. Como ainda existem muitos que desejariam ver reeditadas as fogueiras da Santa Inquisição. Citei apenas dois exemplos, que também serviram de espectáculo!
Abaixo o obscurantismo. Viva o Progresso e a Liberdade.
L. Pereira