sábado, setembro 24, 2011

Português entre as línguas mais usadas em negócios


Português entre as línguas mais usadas em negócios


O português é a 6ª língua do mundo mais utilizada nos negócios, segundo o ranking da Bloomberg incluído num estudo intitulado "Línguas Estrangeiras Mais Usadas em Negócios".

A análise feita pela empresa norte-americana analisou 25 línguas de todo o mundo, excluindo o inglês.

Em primeiro lugar ficou o mandarim, a língua oficial da China. De acordo com a Bloomberg, o mandarim, falado por 845 milhões de pessoas, é a segunda língua do mundo mais utilizada no meio empresarial, depois do inglês. Logo a seguir ficou o francês que é falado em 27 países, por um total de 68 milhões de pessoas.

O ranking foi feito tendo em conta o número de pessoas que utilizam a língua, o número de países onde a mesma é usada como língua oficial, cruzando esta informação com as línguas oficiais dos países do G20.

A seguir ao francês ficou o árabe, e só então o espanhol. A língua oficial dos nossos vizinhos espanhóis é falada em 20 países e utilizada por cerca de 153 milhões de utilizadores na internet.

O português, falado por 178 milhões de pessoas alcançou o sexto lugar. A língua lusa é utilizada em 8 países como língua oficial permanente, e tem uma dimensão na web que chega a atingir 82 milhões de utilizadores.

Nos outros lugares do ranking ficaram o japonês, em 7º lugar, o alemão (8º lugar), o italiano e o coreano, no fim da lista.

Apesar de o mandarim ser atualmente uma língua-chave no que respeita ao mundo empresarial, Leigh Hafrey, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, explicou ao site da Bloomberg que a língua oficial da China não vai superar o inglês. "Da mesma forma que o dólar continua a ser a moeda preferida, o inglês vai permanecer como a língua preferida no futuro".

FONTE: Boas Notícias
--------------------------------------
Nosso comentário

A contrariar a notícia desagradável chegada dos EUA, a que demos relevo ontem no blogue, com alguma indignação, chega uma outra de uma empresa americana a merecer mais atenção da parte de Portugal e do mundo que fala a língua de Camões.
Trata-se da empresa Bloomberg, que revela após estudo efectuado, ser a língua portuguesa a sexta língua a nível mundial, a ser utilizada nos negócios.
Fantástico!
Oxalá o senhor economista de Harvard, ontem citado por nós, tenha acesso a esta notícia e altere um pouco a sua visão estreita sobre Portugal e e o Mundo lusófono.
Que aprenda a respeitar quem merece respeito.

Dito isto, uma boa notícia que nos chegou via OLP (Observatório da Língua Portuguesa) de visita obrigatória para todos que se interessam pelo mundo que fala português, queremos salientar dois factos:
O primeiro, uma nota positiva sobre o jogo de futebol que ontem se realizou na Invicta cidade do Porto, entre dois grandes clubes europeus, até mundiais: FC PORTO e SL BENFICA.

Pela primeira vez, nos últimos tempos, foram evitados exageros que em nada prestigiam o fenómeno desportivo. Dentro e fora do relvado.
O jogo nem foi muito vistoso, mas correu bem.
Houve respeito, até algum fair play.
PARABÉNS pelos progressos a quem os merece.
Por mim só entendo o desporto como uma festa, nunca como uma guerra.

O segundo, a nota negativa, tem que ir para o buraco das contas da Madeira.
Eu não queria falar muito nestas coisas.
Aliás, como diz António Damásio, NÃO É SÓ PORTUGAL QUE TEM PROBLEMAS, há que poupar mais este lado lunar tão dissecado ultimamente sobre a crise no nosso país. Pessoalmente alimento até a esperança de que a Europa há-de arranjar uma solução e resposta a contento, em conjunto.
Afinal de contas, o barco é o mesmo!

No entanto, tenho que o dizer, fiquei pasmado ontem, antes de me deitar, quando dou com uma notícia sobre o referido buraco madeirense.
Incrédulo, li que o mesmo já ia nos 5,8 mil milhões de euros!!!!!!!!
Bom, a ser verdade, sem comentários...
--------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...