sexta-feira, setembro 30, 2011

Nova-iorquina diz que filho foi violado por colegas da pré-primária

Yenny Valero falou com o jornal norte-americano 'New York Daily News'

Uma mãe norte-americana diz que o seu filho foi violado aos cinco anos por colegas da mesma idade na casa-de-banho de uma escola pré-primária do bairro de Queens e está a pedir uma indemnização de 10 milhões de dólares (7,4 milhões de euros) à cidade de Nova Iorque.

Segundo Yenny Valero, de 31 anos, disse ao jornal norte-americano 'New York Daily News' que o ataque sexual foi perpetrado por quatro colegas de pré-primária do seu filho. Depois de o atirarem ao chão, tiraram-lhe as calças e inseriram-lhe pelo menos um dedo no ânus.

"O meu filho continua a não conseguir dormir e está muito ansioso, apesar de fazer psicoterapia", disse a nova-iorquina ao mesmo jornal, revelando que transferiu imediatamente a criança para outra escola.

A polícia nova-iorquina tomou conta da ocorrência, mas parou a investigação devido à idade dos intervenientes. Por seu lado, responsáveis da escola disseram que não tinham provas de que a violação tivesse acontecido.

Numa sondagem colocada no site do 'New York Daily News', 79 por cento dos leitores consideraram que os autores da alegada agressão sexual deveriam ser punidos apesar da sua tenra idade.
--------------
COMENTÁRIO MAIS VOTADO

"esta deve estar com os copos,violado por crianças de 5 anos?"

Anónimo
---------------------------------------------
Nosso comentário

Por cá é o que se vê: nem uma ideia que ao menos dê para dormir melhor.
Um governo sem autoridade nem actuação própria.
Um governo brando numa sertã de azeite quente armada pelo exterior: Troika & friends.
Castigam-se os portugueses de dia em dia, com medidas sempre piores do que as previstas, anunciando-se sempre a próxima catástrofe.
Até quando nos aguentaremos portugueses?
Ninguém sabe.

Já no dia um de Outubro começa a doer a conta da luz e do gás. De nada valem petições com 200.000 assinaturas como a promovida pela prestigiada "Associação de Defesa do Consumidor DECO/PROTESTE", contra tal injusta e gravosa medida.
Trata-se de um brutal aumento que afectará tudo o que é empresa, família e produto.
Anunciam-se mais e mais medidas, uma espiral de depressão que já está a levar diariamente inúmeras famílias portuguesas ao estrangulamento.

Por terras do tio Sam (EUA) a coisa não parece melhor.
A avaliar pela notícia supra, e outras que de lá nos chegam a toda a hora, este mundo está à beira de uma frenética loucura.
Como se não nos bastassem as tropelias do José Castelo Branco e restante jet set!
Sinceramente, nem sei que hei-de dizer da situação daquela mãe americana...

Hoje passava junto a uma escola secundária, e mesmo a propósito, ouvi uma espécie de graçola ou anedota, não sei bem, sobre o tema "bullying".
Eram dois adolescentes em trânsito nas imediações da escola, dizia um para o outro:
"sabes aquela? o aluno na aula de inglês para a professora:
Sô Tôra Sô Tôra, como se diz bullying em inglês?"

Depois riram riram riram...

PS. Agora vou desatarrachar mais umas lâmpadas cá em casa, para minimizar a temida subida da electricidade.
------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

quinta-feira, setembro 29, 2011

Um pouquinho de literatura muito actual


Se os novos soubessem e os velhos pudessem...

Estes já falavam assim há quase 400 anos mas ninguém os lê.

O Diálogo (séc. XVII)
Diálogo entre Colbert e Mazarino durante o reinado de Luís XIV extraído da peça de teatro Le Diable Rouge, de Antoine Rault:

Colbert: Para encontrar dinheiro, há um momento em que enganar [o contribuinte] já não é possível. Eu gostaria, Senhor Superintendente, que me explicasse como é que é possível continuar a gastar quando já se está endividado até ao pescoço...

Mazarino: Se se é um simples mortal, claro está, quando se está coberto de dívidas, vai-se parar à prisão. Mas o Estado... o Estado, esse, é diferente!!! Não se pode mandar o Estado para a prisão. Então, ele continua a endividar-se... Todos os Estados o fazem!

Colbert: Ah sim? O Senhor acha isso mesmo ? Contudo, precisamos de dinheiro. E como é que havemos de o obter se já criámos todos os impostos imagináveis?

Mazarino: Criam-se outros.

Colbert: Mas já não podemos lançar mais impostos sobre os pobres.

Mazarino: Sim, é impossível.

Colbert: E então os ricos?

Mazarino: Os ricos também não. Eles não gastariam mais. Um rico que gasta faz viver centenas de pobres.

Colbert: Então como havemos de fazer?

Mazarino: Colbert! Tu pensas como um queijo, como um penico de um doente! Há uma quantidade enorme de gente entre os ricos e os pobres: os que trabalham sonhando em vir a enriquecer e temendo ficarem pobres. É a esses que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais! Esses, quanto mais lhes tirarmos mais eles trabalharão para compensarem o que lhes tirámos. É um reservatório inesgotável."
-----------------------------------------
Como surgiu Colbert esse "monstro" da política francesa? só duas ou três ideias:

Em 1651, Michel Le Telier, o apresenta ao Cardeal Mazarino que o contrata para gerir a sua vasta fortuna pessoal. Antes de morrer, em 1661, Mazarino recomendou Colbert ao rei Luís XIV de França, salientando as suas qualidades de dedicado trabalhador. Nesse mesmo ano o rei fez de Colbert ministro de Estado e, em 1664, atribui-lhe o cargo de superintendente das construções, artes e manufacturas e ainda o de intendente das Finanças.

Colbert desenvolveu todos os esforços para arruinar junto do rei a reputação de Nicolas Fouquet, o superintendente-geral das Finanças que tinha acumulado fortuna por meios fraudulentos; tendo este sido detido, a mando do rei, por D'Artagnan, Colbert tornou-se controlador geral das Finanças (1665). Viria ainda a desempenhar as funções de secretário de Estado na Marinha e na Casa Real (1669).

Em 1670, comprou o baronato de Sceaux no sul de Paris. Converte o domínio de Sceaux em um dos mais charmosos da França, graças a André Le Nôtre que desenhou os jardins e a Charles Le Brun que se encarregou de toda a decoração tanto dos edifícios como do parque.

Como ministro de Luís XIV, Colbert quis tornar a França a nação mais rica da Europa, e para isso implantou o mercantilismo industrial, incentivando a produção de manufacturas de luxo visando a exportação.
---------------------------------------------------
Nosso comentário

Este interessante diálogo entre Manzarino e Colbert, foi-nos remetido via email por alguém dos nossos contactos que muito estimamos.
Muito interessante o diálogo.
Por isso mesmo decidimos colocá-lo no blogue para que os leitores possam lê-lo.
A sua actualidade é impressionante.
Então o último parágrafo, quando o grande cardeal Manzarino diz ao ainda inexperiente Colbert o que deveria fazer a nível de impostos, está demais!!!

Relembramos essas palavras do cardeal dirigidas a Colbert:
"Há uma quantidade enorme de gente entre os ricos e os pobres: os que trabalham sonhando em vir a enriquecer e temendo ficarem pobres. É a esses que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais! Esses, quanto mais lhes tirarmos mais eles trabalharão para compensarem o que lhes tirámos. É um reservatório inesgotável."

Pois, estão agora a ver os modernismos deste governo, FMI & friends?
Como está ali chapada a fórmula de ir tirar dinheiro à classe média, já viram?
(média alta, média e média baixa)
É nas ditas classes médias das sociedades que existe o medo de perder, a vontade de enriquecer. Eles sabem isso, logo, toca de sugar até mais não poder.
Aos ricos, não se tira, aos pobres já não se pode tirar mais.
Eles, governantes, já sabiam isso com muita clareza no séc. XVII.

Está a ver agora por que eles, governantes, como diriam os brasileiros, "estão mexendo no seu bolso"?
----------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

quarta-feira, setembro 28, 2011

Famosos obrigados a explicar orgias

José Castelo Branco surge num vídeo a manter relações sexuais com o empresário João Ferreira e a mulher num luxuoso hotel

Mulher diz que era forçada a sexo em grupo, marido garante que actos eram consentidos.

Por:Tânia Laranjo /Ana Isabel Fonseca/ Rita Montenegro

As orgias decorriam nos melhores hotéis da Linha de Cascais e do Algarve e contavam com a participação de várias figuras públicas portuguesas. Entre quatro paredes foram gravadas cenas de sexo em grupo que envolveram travestis e prostitutas e onde José Castelo Branco foi um dos intervenientes. O ‘rei do jet-set’, a mulher Betty Grafstein e outros famosos serão agora obrigados a explicar as orgias em tribunal. Isto porque a mulher de um empresário de Famalicão, João Ferreira, diz ter sido forçada a ter relações sexuais.

O Ministério Público diz mesmo na acusação que a "queixosa foi obrigada sob ameaça de armas a ter sexo com terceiros". O empresário do Norte está acusado de violência doméstica e detenção de armas.

Uma famosa relações públicas de Lisboa e uma jovem loira, na casa dos 20 anos, apontada como sendo filha de um conhecido político, são outras das figuras que surgem em cenas de sexo explícito nas fotografias. Também elas poderão ser chamadas a depor, tal como José Carlos Pereira, actor da TVI, que embora não apareça em nenhuma das cenas de sexo gravadas surge em fotografias na companhia do casal de Famalicão, à porta de hotéis de luxo onde decorriam os encontros.
.............................................................
Tatuagem marca mulheres das orgias com jet-set Por: Ana Isabel Fonseca / Tânia Laranjo

As orgias organizadas nos luxuosos hotéis da linha de Cascais e do Algarve estavam acessíveis a um grupo muito restrito. A fortuna ou o estatuto de figura pública era requisito necessário para se entrar na rede de sexo à qual famosos como José Castelo Branco pertenciam.

............................................................

Nosso comentário

Porque de orgias se trata e há disso um pouco por todo o lado, em todas as idades, mais ou menos camuflado, deixo para leitura um livro:
Trata-se de um livro de um autor brasileiro conceituado, Luís Fernando Veríssimo, que tem uma abordagem interessante, "sui generis" sobre o assunto.
Quanto a nós, podem fazer-se duas leituras distintas sobre este tipo de fenómenos sociais:
-ou encará-los como acto debochado, de uma sociedade burguesa, endinheirada, "jet set do fare niente", que tudo faz para se alienar do quotidiano...
-ou, achar pura e simplesmente que diversão deveria fazer parte da vida ao contrário da cultura da depressão e propagada vil tristeza.
Leiam o livro de quem sabe muito sobre o assunto, este brasileiro que dá pelo nome de Luís Fernando Veríssimo.
Fica um cheirinho:

"Se civilização é autocontrole, orgia é a fresta ao contrário, a festa do excesso, a euforia sem limite protocolar. Bem, existem orgias e orgias — e é desses vários patamares de prazer e tentações que Luis Fernando Verissimo fala neste livro.
As traições amorosas podem provocar orgias discretas, dia de semana à tarde, ninguém ficará sabendo além dos dois, ou três, ou quatro, ou quantos forem os participantes dos jogos de amor. Vale tudo nessa orgia, aliás, a boa orgia deve ser sinônimo de anarquia, de entrega total aos instintos.
A chegada do réveillon e a sucessão de festas de fim de ano são orgiásticas, a seu modo, quando revertem a posição que normalmente todos ocupam, nos escritórios, para se encenarem como festas em que é preciso desreprimir, celebrar, de igual ara igual, o ano que se foi e o que virá — quando evidentemente seremos melhores, marcaremos a ida ao dentista e vamos parar de fumar.
Bebida, dança, comida com fartura. Acontece assim também no carnaval, em que a troca do dia pela noite é apenas um indício a mais de uma certa loucura coletiva, uma inversão de papéis e sinais. Neste caso, mesmo que você não esteja na orgia da avenida, desfilando com os peitos nus, todas as imagens do samba vão te assaltar — e ninguém é assaltado impunemente.
Os anjos de nossa vida, nossas queridas crianças, sabem, e como, fazer uma bela orgia — experimente deixá-las à vontade numa festa de aniversário, e neste cenário podem se parecer até com os tais anões besuntados, que Verissimo aposta terem sido obrigatórios nas primeiras orgias romanas. As gregas eram em homenagem ao deus Dionísio, e também se caracterizavam pela perda generalizada de controle.
Lubricidade é a qualidade fundamental, como ele ensina — não Dionísio, mas Verissimo. A capacidade de se soltar, o apetite sexual, a vontade de se deleitar numa festa, a propensão para a luxúria. Você não sei, mas o Brasil está — mergulhado numa grande orgia."

---------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

terça-feira, setembro 27, 2011

Le Mans Series no Estoril


No circuito do Estoril estiveram alguns dos automóveis que participam regularmente nas míticas 24 Horas de Le Mans


O Circuito do Estoril recebeu no passado fim-de-semana, as 6 Horas do Estoril, última prova da temporada das Le Mans Series, e uma oportunidade para o público português ver alguns dos automóveis que participam na mais prestigiada prova do mundo: as 24 Horas de Le Mans.

Para além dos «bólides» das Le Mans Series, os espectadores que se deslocaram ao circuito do Estoril, ainda puderam assistir às corridas da «Classic Endurance Racing», as «Speed Euroseries» e as pouco conhecidas «Radical Masters».

Em termos competitivos, Emmanuel Collard, Christophe Tinseau e Julien Jousse levaram o Pescarolo à vitória na geral, com uma volta de avanço sobre a dupla formada por Andrea Bellichi e Jean Christophe Boullion, em Lola B10/60 Coupé – Toyota.

Os irmãos Mello-Breyner (Norma M200P – Judd) alcançaram o pódio em LMP2 e terminaram em quinto da geral, com um total de 210 voltas percorridas.

Na galeria, em anexo, algumas das melhores imagens, captadas pela objectiva de Nuno Alexandre Jorge.
-------------------------------------------
Nosso comentário

Belíssimas imagens para quem gosta de carros, designadamente automobilismo. Aconselhamos uma visita a este endereço:
media/fotos/fotos-saloes-e-desporto/le-mans-series-no-estoril
O circuito do Estoril em Portugal é um dos melhores e mais conhecidos de todo o mundo.
Tem sido palco de belíssimos espectáculos motorizados para todos os gostos.

Lamenta-se que as corridas de F1 (Fórmula 1) no Estoril tenham desaparecido do calendário do desporto automóvel, no entanto, outras bem interessantes se têm aqui realizado.
Podem consultar o site http://www.autoportal.iol.pt, colher aí toda a informação sobre desporto automóvel.
Visionar também imagens estimulantes e de enorme qualidade.

Em nossa opinião, há que tentar sair da onda da crise, ficar nela só pode prejudicar.
Há que encaminhar a nossa atenção para outras possibilidades que seguramente estão à nossa frente.
Se quem está a sentir os seus efeitos, da crise, puder fazer alguma coisa, aconselha-se que faça mesmo qualquer coisa.
Fale com alguém, bata a portas, nem todas estão fechadas, aproveite o momento para renovar a sua vida, pondo nela, quem sabe, alguma racionalidade perdida.
Pode também ser a altura exacta para um novo projecto, uma mudança necessária.
Cruzar os braços, permanecer deprimido, será a pior das opções.

Não é que o desporto automóvel resolva alguma coisa, ou outra qualquer divagação.
Não temos essa presunção.
No entanto, a atitude de manter o contacto com o movimento, com o que mexe, com a vida, é já sintoma de que pelo menos há esperança em nós, há capacidade de permanecer lutando, haja o que houver.
Depois, quem sabe, pode ser nessa altura mais descontraída que surge aquela ideia, aquele propósito de acção que ainda não tinha surgido.
Muitas vezes há que sair da rotina, dos labirintos do quotidiano, para ver a nossa vida de fora e com maior lucidez.
------------------------------------------
Continuação de uma boa semana,

António Esperança Pereira

segunda-feira, setembro 26, 2011

Lei decreta fim das touradas na Catalunha


A arena Monumental de Barcelona é a última, na capital catalã, a fechar portas. Este domingo marca o fim da temporada das corridas e das touradas na Catalunha, já que a lei proíbe que esta antiga tradição espanhola seja retomada em janeiro de 2012.

180 mil catalães assinaram a petição a favor da interdição submetida ao parlamento regional. A Catalunha votou a lei em junho de 2010 e segue os passos das ilhas Canárias, onde a lei se aplica desde 1991.

O presidente da Libera, a associação de defesa dos direitos dos animais, o exemplo vai ser seguido por outras regiões.“Acreditamos que a Galiza se vai juntar a nós em breve, porque lá não existe uma tradição tauromáquica como noutras regiões do norte de Espanha. É claro que em Madrid e na Andaluzia vai demorar mais, mas é uma questão de tempo” afirma Carlos López Pérez.

Porém os fãs do esporte, ou arte, para alguns, não concordaram com a decisão. Eles se sentem angustiados, sobretudo, por que estão impotentes perante a interdição. “Isso é uma ditadura. Não fazemos mal a ninguém e somos confrontados com a proibição de um espetáculo com mais de 300 anos. E um lugar como Barcelona, onde os fãs podiam encher três arenas”, afirma o fanático torcedor Josep Navarro.

Para a viúva do último toureiro morto, em 1974, precisamente, na arena Monumental, é preciso fazer o luto. Rosa Gil considera que “as tradições antigas estão a morrer, por mais esforços que se façam para as ressuscitar.”

Fonte: Euronews.
---------------------------------------
Nosso comentário

Deixo abaixo um poema que Fernando Tordo cantou com valentia no festival da Eurovisão, já lá vão uns anitos.
Ainda bem que as touradas parecem ter os dias contados.
Fico contente pelos touros, que não morrem daquela forma pouco digna, pelo fim na Catalunha de um espectáculo que a olhos de gente civilizada é claramente decadente, mórbido, feio, trágico.
A tortura e morte dos touros como espectáculo tem a minha reprovação neste dealbar do século XXI.

Não julgo nem condeno quem mantém o vício, o bichinho da tradição.
É como o tabaco, o álcool, outros que tais, são difíceis de deixar.
Nascemos com eles, habitua-mo-nos de tal maneira que parece não conseguiremos largá-los nunca.
Todavia, chega o dia em que caímos em nós e adeus vício, adeus tradição doentia, mortal.
Surge o homem novo mais são, menos doente por consequência.
Passo a passo, devagar, mas é assim que o mundo avança.

Eu próprio vivi a infância e alguma adolescência numa zona do país em que a festa brava era um dos poucos acontecimentos que mobilizava o povo da região de uma forma eufórica.
Na realidade, naquele tempo, pouco ou nada havia ali que não fosse a festa brava para animar aquelas pobres gentes raianas.
Pelo menos uma vez por ano, em dia de feira e de toiros, tudo parecia ir pelos ares na santa terrinha.

Quebrava-se o tédio, animava-se um pouco a populaça com os artistas do toureio, os cavaleiros de jaqueta, os heróis da estocada, os valentões das pegas.
Hoje, porém, os tempos são outros.
Há múltiplas formas de distracção, diversão e ocupação que não havia.
Embora de uma tradição se trate muito enraizada entre nós, a modernidade não engole bem um espectáculo que tudo tem de bárbaro.
Isso bastaria para dizermos não às touradas.
Por isso, um aplauso ao fim das mesmas na Catalunha!
---------------------------------------------
Tourada

Fernando Tordo

Não importa sol ou sombra
camarotes ou barreiras
toureamos ombro a ombro
as feras.

Ninguém nos leva ao engano
toureamos mano a mano
só nos podem causar dano
espera.

Entram guizos chocas e capotes
e mantilhas pretas
entram espadas chifres e derrotes
e alguns poetas
entram bravos cravos e dichotes
porque tudo o mais
são tretas.

Entram vacas depois dos forcados
que não pegam nada.
Soam brados e olés dos nabos
que não pagam nada
e só ficam os peões de brega
cuja profissão
não pega.

Com bandarilhas de esperança
afugentamos a fera
estamos na praça
da Primavera.

Nós vamos pegar o mundo
pelos cornos da desgraça
e fazermos da tristeza
graça.

Entram velhas doidas e turistas
entram excursões
entram benefícios e cronistas
entram aldrabões
entram marialvas e coristas
entram galifões
de crista.

Entram cavaleiros à garupa
do seu heroísmo
entra aquela música maluca
do passodoblismo
entra a aficionada e a caduca
mais o snobismo
e cismo...

Entram empresários moralistas
entram frustrações
entram antiquários e fadistas
e contradições
e entra muito dólar muita gente
que dá lucro as milhões.
E diz o inteligente
que acabaram asa canções.
-------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

domingo, setembro 25, 2011

Oitenta 'indignados' detidos em Nova Iorque

Americana de 81 anos presa por tráfico de droga

Uma mulher de 81 anos foi detida na sua residência, em Prichard, estado norte-americano do Alabama, por tráfico de droga. Ola Mae Robinson, mais conhecida como 'Mama', foi surpreendida pela polícia onde foram encontradas prescrições de pílulas e cocaína.

De acordo com o 'The Daily Mail', Robinson já tem antecedentes relacionados com a venda de narcóticos.



Activistas têm ocupado a via pública junto à bolsa de valores nova-iorquina

Oitenta 'indignados' detidos em Nova Iorque


Cerca de 80 ‘indignados’, acampados junto à Bolsa de Valores de Nova Iorque (EUA), foram detidos este sábado, no âmbito da concentração ‘Ocupa Wall Street’ ( 'Occupy Wall Street', no original) que dura há mais de uma semana.

De acordo com fontes policiais, a maioria das pessoas foi detida por bloqueio à normal circulação de pessoas e viaturas, conduta desordeira e resistência às autoridades.

Os membros do ‘Ocupa Wall Street’ protestam contra a crise económica global e, em particular, contra o sistema financeiro norte-americano que acusam de estar minado pela corrupção.
-------------------------------------------
Nosso comentário

Na senda das sábias palavras proferidas por António Damásio, que não é só Portugal que tem problemas, que não se fale só de Portugal, continuo a dar algum descanso ao nosso país e confirmar que o cientista português tem mesmo razão.
Esqueço os buracos que aparecem a cada dia no nosso querido Portugal, passo a olhar para os buracos dos outros.
Hoje destaco duas notícias diferentes, que têm em comum terem ambas sede na maior democracia do mundo, os EUA:
Parece que os próprios americanos estão conscientes, uns mais do que outros claro, de que a crise financeira mundial tem a certidão de nascimento na Wall Street.

Realmente o sistema capitalista parece dar sinais de alguma tibieza, a ganância é mais que muita, logo alguns sobressaltos do mesmo a acontecer um pouco por todo o lado.
Ali rouba-se, acolá aparece um buraco, além explica-se mal uma intervenção militar, e assim por diante.
Os povos andam preocupados, atónitos, nem é para menos, porque acima de tudo há bocas para sustentar, despesas para pagar, luxos maiores e menores a pedirem manutenção e renovação.
Seria pois um bom sítio, a Wall Street, para dar sinais de que é possível voltar a acreditar.

É a altura de os grandes líderes mostrarem que o são.
Chamar as coisas pelos nomes, julgar as pessoas segundo os seus actos não segundo os seus status.
Enquanto se não explicar melhor, com toda a clareza o que se está a passar, receio, já o tenho dito, que a maioria das pessoas não percebam a mecânica do sistema, confundam tudo, percam a confiança, sintam uma revolta que pode extravasar a todo o momento.

A senhora Mae Robinson, com os seus 81 anos, é um caso do "salve-se quem puder" e "como se puder".
Neste caso, droga e afins.
Esta sociedade "dita ocidental e civilizada" tem coisa muito boas, tem que se dizer, essas há que deixá-las continuar a serem boas. Por outro lado, tem coisas muito más, essas há que corrigi-las o mais rapidamente possível.
Nas coisas menos boas parece incluir-se o caso da senhora Mae Robinson, um caso seguramente de exclusão social, num mundo cada vez mais egoísta e pautado pela cega ganância do enriquecimento a qualquer preço.
Muita gente fica marginalizada.

Tenho a certeza que esta senhora, sem status, não ficará impune pelos seus actos, o mesmo parece não acontecer a alguns senhores que fazem trinta por uma linha com a "massa dos outros" e...
NADA LHES ACONTECE!
-------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

sábado, setembro 24, 2011

Português entre as línguas mais usadas em negócios


Português entre as línguas mais usadas em negócios


O português é a 6ª língua do mundo mais utilizada nos negócios, segundo o ranking da Bloomberg incluído num estudo intitulado "Línguas Estrangeiras Mais Usadas em Negócios".

A análise feita pela empresa norte-americana analisou 25 línguas de todo o mundo, excluindo o inglês.

Em primeiro lugar ficou o mandarim, a língua oficial da China. De acordo com a Bloomberg, o mandarim, falado por 845 milhões de pessoas, é a segunda língua do mundo mais utilizada no meio empresarial, depois do inglês. Logo a seguir ficou o francês que é falado em 27 países, por um total de 68 milhões de pessoas.

O ranking foi feito tendo em conta o número de pessoas que utilizam a língua, o número de países onde a mesma é usada como língua oficial, cruzando esta informação com as línguas oficiais dos países do G20.

A seguir ao francês ficou o árabe, e só então o espanhol. A língua oficial dos nossos vizinhos espanhóis é falada em 20 países e utilizada por cerca de 153 milhões de utilizadores na internet.

O português, falado por 178 milhões de pessoas alcançou o sexto lugar. A língua lusa é utilizada em 8 países como língua oficial permanente, e tem uma dimensão na web que chega a atingir 82 milhões de utilizadores.

Nos outros lugares do ranking ficaram o japonês, em 7º lugar, o alemão (8º lugar), o italiano e o coreano, no fim da lista.

Apesar de o mandarim ser atualmente uma língua-chave no que respeita ao mundo empresarial, Leigh Hafrey, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, explicou ao site da Bloomberg que a língua oficial da China não vai superar o inglês. "Da mesma forma que o dólar continua a ser a moeda preferida, o inglês vai permanecer como a língua preferida no futuro".

FONTE: Boas Notícias
--------------------------------------
Nosso comentário

A contrariar a notícia desagradável chegada dos EUA, a que demos relevo ontem no blogue, com alguma indignação, chega uma outra de uma empresa americana a merecer mais atenção da parte de Portugal e do mundo que fala a língua de Camões.
Trata-se da empresa Bloomberg, que revela após estudo efectuado, ser a língua portuguesa a sexta língua a nível mundial, a ser utilizada nos negócios.
Fantástico!
Oxalá o senhor economista de Harvard, ontem citado por nós, tenha acesso a esta notícia e altere um pouco a sua visão estreita sobre Portugal e e o Mundo lusófono.
Que aprenda a respeitar quem merece respeito.

Dito isto, uma boa notícia que nos chegou via OLP (Observatório da Língua Portuguesa) de visita obrigatória para todos que se interessam pelo mundo que fala português, queremos salientar dois factos:
O primeiro, uma nota positiva sobre o jogo de futebol que ontem se realizou na Invicta cidade do Porto, entre dois grandes clubes europeus, até mundiais: FC PORTO e SL BENFICA.

Pela primeira vez, nos últimos tempos, foram evitados exageros que em nada prestigiam o fenómeno desportivo. Dentro e fora do relvado.
O jogo nem foi muito vistoso, mas correu bem.
Houve respeito, até algum fair play.
PARABÉNS pelos progressos a quem os merece.
Por mim só entendo o desporto como uma festa, nunca como uma guerra.

O segundo, a nota negativa, tem que ir para o buraco das contas da Madeira.
Eu não queria falar muito nestas coisas.
Aliás, como diz António Damásio, NÃO É SÓ PORTUGAL QUE TEM PROBLEMAS, há que poupar mais este lado lunar tão dissecado ultimamente sobre a crise no nosso país. Pessoalmente alimento até a esperança de que a Europa há-de arranjar uma solução e resposta a contento, em conjunto.
Afinal de contas, o barco é o mesmo!

No entanto, tenho que o dizer, fiquei pasmado ontem, antes de me deitar, quando dou com uma notícia sobre o referido buraco madeirense.
Incrédulo, li que o mesmo já ia nos 5,8 mil milhões de euros!!!!!!!!
Bom, a ser verdade, sem comentários...
--------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

sexta-feira, setembro 23, 2011

Americano diz que Portugal e Grécia não deviam estar no euro

Economista diz que Portugal e Grécia não deviam estar no euro

O economista norte-americano Kenneth Rogoff afirmou esta sexta-feira que “Portugal e a Grécia nunca deviam ter sido admitidos na zona euro”, considerando inevitável uma reestruturação da dívida grega e também da portuguesa.

O ex-chefe do gabinete de estudos do FMI, cargo que ocupou de 2001 a 2003, disse ao jornal alemão ‘Frankfurter Allgemeine’ que “a Grécia e Portugal nunca deviam ter sido admitidos na zona euro. Isso foi um exagero, tal como foi um exagero admitir a Eslováquia e a Letónia”.

Rogoff referiu também que os políticos europeus não querem ouvir falar de uma eventual insolvência “porque não têm um plano para estancar o incumprimento, mas a posição dos governos europeus não é credível, porque a Grécia não poderá cumprir os seus compromissos”.

O professor de Economia da Universidade de Harvard afirma também que se a Grécia cair “aumentará o receio de não se poder aguentar Portugal e a Irlanda, e as preocupações estender-se-ão à Espanha e à Itália”.

Segundo Rogoff, “é preciso um plano para conter o risco de contágio, e de momento não há nenhum, pelo que se a Grécia amanhã falhar, a primeira coisa que vão fazer é comprar títulos da dívida pública de Portugal, mas isso é absurdo, porque a dívida de Portugal também tem de ser reestruturada”.

George Soros, guru das finanças internacionais, defendeu num artigo publicado no ‘Financial Times Deutschland’ que para resolver a crise das dívidas soberanas “é preciso considerar a hipótese de a Grécia, Portugal e Irlanda já não poderem pagar as suas dívidas e terem de deixar o euro".
----------------
COMENTÁRIO MAIS VOTADO

"Cada um tem a liberdade de pensar e dizer o que quêr, e eu também penso e digo: _ Se a Europa utilizar os mecanismos que os EU tem para roubar os mais desfavorecidos, como por exemplo o Koweit,Iraque e outros, monopoliza"

Anónimo
-------------------------------------------------
Nosso comentário

Tudo manda bocas, que é como quem diz, tudo dá palpites, que é como quem diz, tudo se arma em sabichão.
Desta feita é mais um economista dos EUA que, sem papas na língua, afirma que Portugal e a Grécia nunca deviam ter entrado no Euro.
Boa!
Eu também poderia dizer que a América nunca deveria ter nascido. Ou mesmo Hitler, ou Napoleão, ou... ou... ou...
ter-se-iam evitado muitas desgraças, guerras à farta, destruições maciças, invasões desnecessárias, controlo imperialista do mundo, etc etc etc.
Só que eu poderia dizer isso mas não digo.
Aceito o que é.
A América existe como é, o Hitler existiu como foi, o Napoleão idem, aspas aspas...

Logo, se os EUA existem, temos que contar com eles. Para o bem em para o mal.
Eu conto com os EUA.
O mesmo exigiria ao senhor economista americano, mais um, que em vez de acrescentar algo, só desacrescenta.
Deveria aceitar Portugal, a Grécia, a Irlanda, a Europa, a quem o seu país e o mundo, a cultura ocidental tanto devem.
Apontar soluções, não destruí-las.
Que importa a cultura, não é senhor Rogoff??

Os números não estão onde há cultura normalmente, estão onde há matérias primas, petróleo, ouro, diamantes...
Portugal, a Grécia, a Irlanda, a Espanha, a Itália, têm mais cultura que petróleo, logo não se podem comparar ao seu país em termos de números.
No resto?
Acredite senhor Kenneth Rogoff, no meu caso pessoal, não trocaria Portugal por coisa nenhuma.
Fique com Deus e coma as suas crenças, eu fico com as minhas.
-----------------------------------
Um bom fim de semana,

António Esperança Pereira

quinta-feira, setembro 22, 2011

William e Kate: Imagem insólita gera controvérsia

O momento não oficial do casamento real que está a causar polémica

FRASE DO DIA

“Não falem
constantemente de Portugal. Não há só problemas de Portugal ”

António Damásio, Neurocientista
-----------------------------------------------
Notícia

William e Kate: Imagem insólita gera controvérsia

Um momento insólito está a marcar o casamento real entre William e Catherine. Após os dois beijos trocados na varanda do Palácio Buckingham, a noiva baixou-se para ajeitar o vestido e o Príncipe acaricia-a na cabeça.

Durou escassos segundos a cena, mas a imagem já está a causar furor na Internet. A nova duquesa de Cambridge baixou-se para compor o longo vestido de noiva em frente ao marido, que, num momento de clara cumplicidade e alguma descontracção, a toca na cabeça.

Perante o olhar atento de mais de 500 mil pessoas presentes junto ao Palácio de Buckingham e quebrando as regras de protocolo, a noiva ficou um pouco abaixo da cintura de William e praticamente escondida pela varanda. A imagem acabou por ganhar espaço entre as galerias não oficiais da boda real e está a suscitar comentários dotados de humor e até perversão.

Esperam os noivos que a Rainha Isabel II não esteja atenta às redes sociais, onde a imagem circula, e descubra que a futura sucessora avivou a imaginação de muitos súbditos.
------------------------------------------
Nosso comentário

Neste nosso comentário, seguimos o conselho de António Damásio, Neurocientista português prestigiado aquém e além fronteiras, na "frase do dia" que o CM lhe atribui.
Por isso, atentos às suas sábias palavras, damos hoje relevo a uma notícia com sede, não em Portugal, mas no Reino Unido.
Trata-se nem mais nem menos do mediático e principesco casal britânico, Kate e William apanhados em pose que tem suscitado os mais diversos rumores.

Os que têm uma mente sã, acreditam que a princesa, quando se retirou da varanda e se abaixou, simplesmente o fez para compor o vestido, outros não vão nessa história.
Temos para nós que, no segundo caso, se trata de mentes que vivem do imaginário, do perverso dos sentidos.
Logo, sem credibilidade uma qualquer interpretação malévola dessa gente que põe segundas intenções em tudo.
Designadamente na possibilidade de se tratar de uma cena de sexo entre os príncipes, naquela posição.
Todavia, dada a posição em que Kate se colocou, após se ter baixado no terreno, tendo a mão do príncipe a acariciar-lhe a cabeça, até que tais mentes perversas, desta vez, se podem desculpar.

Como é sabido, a vida está difícil, não só em Portugal, como diz António Damásio, daí que qualquer coisa que saiba a distracção deste quotidiano menos colorido, possa constituir um bálsamo para os mais carentes e necessitados.
No caso vertente para os súbditos carentes e necessitados de Sua Majestade real a rainha Isabel II.
Agora, a embaraçosa foto também nas redes sociais, para outros curiosos espalhados pelo mundo...
E serão muitos certamente os interessados, pois nem todos têm o privilégio de dar com príncipes bonitos naquelas posições, ou, como alternativa, a possibilidade de ver a "casa dos segredos" da TVI.
--------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

quarta-feira, setembro 21, 2011

Augusto Madureira chama Sócrates a Passos Coelho



FRASE DO DIA
“Estamos falidos, não vale
a pena andar a discutir ”
Soares dos Santos, Pres. Jerónimo Martins

Nós acrescentaríamos: este senhor não está a falar por ele, claro. É das mais chorudas fortunas de Portugal e arredores! E para uns terem tanto, têm que outros ter menos, digo eu...

Notícia

Augusto Madureira chama Sócrates a Passos Coelho

Na 'Edição da Noite' da SIC Notícias, o jornalista Augusto Madureira termina o debate sobre a primeira entrevista de Passos Coelho como primeiro-ministro, à RTP, trocando-lhe o nome pelo do seu antecessor.

Augusto Madureira chama José Sócrates – ex-primeiro-ministro - a Pedro Passos Coelho, quando se despediu dos comentadores José Gomes Ferreira e Rui Ramos.

O jornalista continuou a emissão com outras notícias que fizeram a agenda do dia, sem ter feito qualquer reparo à 'gaffe'.
-------------------------------------------------
Nosso comentário

Não vi o comentário à entrevista a Passos Coelho na SIC notícias, mas tenho pena.
Só para ter ouvido o nome do seu antecessor, já valeria a pena estar presente quando o comentário foi para o ar.
Para Augusto Madureira, o comentador, tratou-se mais de um piropo, do que de uma "gaffe".
Aliás se fosse eu, na própria entrevista em directo na RTP me enganaria.
Era até capaz de repetir vezes sem conta a dita "gaffe" adaptado que não estou à ausência de José Sócrates.
Uma liderança forte como a dele, tem destas coisas...

Sei que,

"os homens passam as instituições ficam",

estudei isto algures nos canhanhos da faculdade.
Mas há homens que passam mais que outros, como há instituições que ficam mais que outras.
O político José Sócrates é tudo menos um político que se varre da memória com facilidade.
Que o diga Augusto Madureira, o comentador da SIC.
Outros há que sim.
O fenómeno "substituição de líder", de pai, de referência, ocorre com mais facilidade.

José Sócrates é daqueles que têm selo de marca registada.
Nem é preciso gostar dele para reconhecer que é um político nato, gosta do que faz, gosta de brilhar, de mostrar obra, acredita em Portugal, tem uma visão de Portugal que ultrapassa a lusitana tacanhez, assume-se perante os outros líderes sem complexos, os portugueses não o esquecerão com facilidade.

Tudo isto a propósito da tão badalada gaffe/piropo de Augusto Madureira da SIC: Chamar José Sócrates a Passos Coelho.
---------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

terça-feira, setembro 20, 2011

Novo Buraco na Madeira

Oliveira e Costa liderou o BPN e Dias Loureiro foi administrador da SLN

Tribunal absolve Oliveira e Costa e Dias Loureiro

Juíza considera tribunal comum incompetente para apreciar acção do BPN contra Oliveira e Costa, Dias Loureiro e outros ex-responsáveis do grupo.
-----------
COMENTÁRIO MAIS VOTADO

"MAIS UMA VERGONHA NACIONAL! tenho mágoa de ter nascido neste País de corruptos, de ladrões, de miseráveis execráveis que corroem , só porque o vil metal lhes tira a lucidez! São uns MONSTROS!!!!! E a Justiça onde está?"

Anónimo
----------------------------------------------------

Governo de Alberto João Jardim investigado por dívidas ocultas perto dos 1891 milhões de euros

Notícia

Novo buraco de 220 milhões na Madeira

O Tribunal de Contas (TC) está a investigar um novo buraco de 220 milhões de euros na Madeira, o que torna a dívida oculta da Região Autónoma em 1891 milhões de euros.

O TC investiga este novo buraco devido a um empréstimo da Empresa de Electricidade que a Madeira usou para pagar despesas de funcionamento como salários e subsídios de férias de funcionários da Administração Pública Regional.

As dívidas ocultas correspondem a 115,3 por cento do orçamento para 2011 e a 35,8 por cento do Produto Interno Bruto regional.

O empréstimo de 220 milhões de euros à Electricidade da Madeira (empresa pública regional), foi aprovado pela Assembleia Legislativa estando “incluído na proposta de segundo orçamento rectificativo para 2011, que aumenta de 250 milhões para 390 milhões a verba destinada à concessão de avales à região, aprovada no final de Junho, com os votos dos deputados do PSD, a abstenção do CDS-PP e o chumbo do PS,PCP,BE,MPT e PND”, segundo uma notícia desta terça-feira avançada pelo jornal ‘Público’.
-------------
COMENTÁRIO MAIS VOTADO

"1 pessoa que rouba p/comer é ladrão e é preso,eu pergunto qual era a pena justa para esta criatura que rouba 1891 milhões de euros a 10 milhões de contribuintes?Como os n/governantes são bonzinhos não lhe acontece nada."

Susana
-----------------------------------------------
Nosso comentário

Não estou totalmente de acordo com quem diz a "leitora Susana", comentando a notícia de Alberto JJ, no sentido de insinuar que quem rouba para comer, quase que deveria ser poupado.
Ora bem, roubar é roubar, e, tanto quanto sei e me ensinaram desde miúdo, é crime. É coisa feia, muito feia mesmo, não se faz.
Tenho até conhecimento de que há tribos que amputam partes de membros, tipo dedos das mãos, uma das mãos, para esses crimes menores.
Nessas tribos, porém, não há lugar a crimes mais chorudos, pois lá nem há bancos, nem recurso ao crédito, nem políticos poderosos, nem nem...

Daí que, minha cara Susana, adivinhar-se o que os "juízes selvagens" das tais tribos fariam a roubos de X milhões de euros, se no direito comparado deles, a comparação fosse por exemplo o roubo de uma galinha para comer...
nem quero imaginar o que aconteceria a estes senhores.
Uma coisa posso afirmar, perante a desproporção do roubo, estes senhores não teriam nem unhas, nem dedos, nem braços, nem pernas, nem nem nem nem para serem amputados.
Uma vergonha!

Dito isto, de buraco em buraco, há que encontrar motivação, propósitos de vida.
Agirmos também por nós próprios, tipo por conta própria.
Há que arranjar defesas, ver o lado positivo da vida, mesmo que o emprego fuja, que algum dinheiro do vencimento mingue, que nos sobrecarreguem de impostos, nos tirem as benesses que tínhamos na farmácia e no hospital, nos tirem o direito ao ensino gratuito dos filhos, que o nosso clube de coração se encontre em maus lençóis, que a vida familiar nos não proporcione o oásis com que sonháramos antes de a ter...
mesmo assim deixo a mensagem:

Tentar, no meio desta selva, encontrar um oásis pessoal, qual clareira em meio de floresta medonha e impenetrável. Não ficar indiferente, isso não, mas agir diferente.

-------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

segunda-feira, setembro 19, 2011

A Ana

Por, Manuel da Luz, Presidente da Câmara de Portimão

A Ana

A Ana é uma jovem mãe solteira e desempregada. Vivia com a filha, há duas semanas, num carro estacionado nas ruas de Portimão.

Preparava-se para entregar a menina a uma instituição com a certeza de que a criança estaria melhor lá do que com ela própria.

Cruzei-me ocasionalmente com esta situação e conseguimos intervir no sentido de lhe proporcionar alguma estabilidade e uma habitação.

A Ana já não dorme num carro. Nos dias que correm, as soluções para os problemas das pessoas são cada vez mais difíceis, mas não nos podemos refugiar no facilitismo de cortar a direito, como se isso representasse coragem política e determinação na governação. Sobretudo, deverá existir uma maior sensibilidade, de quem decide e de quem executa, quando se está perante os mais frágeis e os mais fracos. Não vale assobiar para o lado. A compaixão está na ordem do dia.

COMENTÁRIO MAIS VOTADO

"A Comissao *Fazer Bem Sem Olhar A Quem* Help Without Barrier's*,Agradece a CMP pela tao esmerada accao.*ESTAMOS CONVOSCO* Um abraco do tamanho do mundo, Saudacoes Portimonenses e Australianas"

Aderito Alvo
--------------------------------------------
Nosso comentário

Que bonito, sr presidente da câmara de Portimão!
Tenho conhecimento do muito que a câmara municipal de Portimão tem vindo a fazer por essa cidade.
Fica a ideia de que há sempre na actuação da respectiva câmara uma preocupação de modernizar, de fazer mais e melhor.
Vou-me apercebendo disso pelas realizações artísticas, desportivas, ambientais, que são prática comum dos últimos anos na cidade de Portimão.
Delas se faz devida divulgação nos media, mas também aproveitando os folhetos das contas da água por exemplo...em papel reciclável, não é?
Sempre com iniciativas de se lhes tirar o chapéu.

Desta feita dou por mim com umas palavras do seu presidente que muito apreciei.
Verdadeiramente surpreendente o caso da Ana descrito acima!
Numa altura em que, como diz e muito bem, a preocupação vai toda para o "facilitismo de cortar a direito" é gratificante para a alma, que ainda se possa fazer algo pelas pessoas.
Senti com esta notícia que o Portugal das pessoas não morreu, não morrerá, são o melhor que o país tem.
Que o seu exemplo vire prática comum, é o que desejo.
O país dos números, que ninguém entende, serve mais para desvios e fraudes de monta, do que propriamente para servir quem precisa.

Que bom seria se os senhores do governo e da regência estrangeira (FMI& friends) em vez de se vangloriarem com a venda ao desbarato de tudo o que é público, português, nosso, fizessem como o presidente da câmara de Portimão.
Antes de cortarem a direito, sem olhar ao desemprego, aos velhos, aos doentes, às crianças, aos educandos, aos doentes, vissem o mal que fazem às pessoas, sobretudo aos mais carenciados.
A Ana de Portimão, quem é a Ana de Portimão para os senhores das contas chorudas?
Sei que não é tema para agenda da troika/governo, acabar com as "anas da rua", as suas políticas são mais para multiplicar esse tipo de situações.
Continuem a cortar na saúde, os medicamentos já faltam nos hospitais, na educação, a vender ao desbarato o que é bom e é nosso.

Dizem-nos que é o único caminho. Nós, comodamente fazemos que acreditamos, mas sabemos que não é verdade ser esse o único caminho.
-----------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

domingo, setembro 18, 2011

Inspector-geral abre concurso para si próprio

Norberto Rosa (esq.) e Francisco Bandeira lideravam o BPN

Notícia 1

Queixa em tribunal contra BPN
Empresa exige 8,5 milhões aos ex-administradores Norberto Rosa e Francisco Bandeira.

COMENTÁRIO MAIS VOTADO

"Finalmente uma boa noticia nesta saga..."

Zé da Australia


António Sequeira Ribeiro é funcionário público desde 1991 e inspector-geral há quase seis anos

Notícia 2

Inspector-geral abre concurso para si próprio

Ministério de Assunção Cristas diz que candidatura foi legal e transparente. Aviso referia que não eram aceites candidatos já integrados na carreira.

COMENTÁRIO À NOTÍCIA MAIS VOTADO

"Que dizer? . Continuem a orientarem-se mas, por favor, sejam mais discretos, deixem de nos tratarem como um POVO estúpido. Até parece que só voçês do (DES)GOVERNO é que andaram a estudar."

Joao Ferreira
--------------------------------------------
Nosso comentário

O assunto escandaloso do BPN parece dar mostras de estar vivo e poder abrir em tribunal muito jogo escondido.
Oxalá se esclareça muita coisa pois os cidadãos precisam de voltar a acreditar.
Os funcionários públicos estão a aposentar-se em saldo, ou seja a preços inferiores aos reais. A vida profissional na função pública desde há muito que deixou de ser atractiva, excluindo-se os casos de tachos como o do inspector da notícia supra.
Se o concurso foi legal, a dr.ª Assunção diz que sim.
Afinal no meio de tanta bagunça que importa um concurso?

Quanto aos funcionários públicos, os conhecidos "mangas de alpaca", desde há muito que o seu prestígio e proveito com funções ao serviço do Estado declinaram, anos a fio sem aumentos, perspectivas de progressão difíceis ou mesmo nulas... o FP (funcionário público) é uma espécie em debandada, forçada pelos frios da função, como se de andorinhas se tratasse.

Vão migrar pelos vistos para seus lares, quem os tiver, onde os espera uma vida privada, agora tão a gosto dos governantes de direita.
Oxalá o dinheirito atribuído pela CGA (Caixa Geral de Aposentações) lhes permita um envelhecimento digno e lhes permita apagar as tristezas de uma vida profissional sem qualquer excitação.

Terão tempo para orar a todos os deuses para que o cacau não falte à dita Caixa Geral de Aposentações e peregrinar pelas capelinhas da boa sorte.
Poderão ver bola, telenovelas, a casa dos segredos todos os dias e não estar amarrados a aborrecidos horários de trabalho.
E como haver muito Estado é mau, não está na moda, o dr. Passos fala mesmo em emagrecimento do Estado, assim a coisa vai-se compondo.
Veja-se a província, aquilo que eu chamo de country português, milhares e milhares de quilómetros quadrados, está magríssima, só restam meia dúzia de velhos impossibilitados pela idade e pelas maleitas de cavarem para a cidade e dedicarem-se ao gamanço.

Menos Estado é assim como encaminhar Portugal para um tamanhinho biriri, maneirinho, tipo Lichtenstein.

Por acaso em tempos passei lá de carro, no Lichtenstein, ali para as bandas da Áustria.
Era para o mostrar à família, em viagem turística, mas qual quê? Estado pequeníssimo, acabei por passar ao lado sem o encontrar.
Se conseguíssemos emagrecer Portugal até àquele tamanhinho, ninguém acreditaria na dívida soberana do nosso país. Não diria a cara com a careta.
Por consequência, temos que trabalhar afincadamente nesse emagrecimento, pois ficaria automaticamente o problema dos calotes resolvido.
--------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

sábado, setembro 17, 2011

Miss Universo com título em risco/Buraco da Madeira

Eleita esta semana Miss Universo, Leila Lopes, a Miss Angola, pode perder o título por ter, alegadamente, entregue documentos falsos. Em causa está o título de residência que, segundo a imprensa angolana, foi falsificado por Charles Mukano, organizador da eleição de Miss Angola. Mukano terá inscrito Leila no concurso Miss Angola/Reino Unido, no qual só podem participar angolanas residentes no Reino Unido. Mas Leila, apesar de ali ter estudado, já residia em Angola à data do concurso.



Notícia JN

PGR vai analisar caso de omissão da dívida da Madeira

A Procuradoria-Geral da República vai analisar o caso da Região Autónoma da Madeira relativamente à omissão da dívida.

Segundo disse este sábado à Lusa fonte oficial, a decisão da PGR surge depois do Instituto Nacional de Estatística e do Banco de Portugal terem divulgado na sexta-feira de manhã um comunicado no qual dão conta de encargos financeiros assumidos pela Madeira que não foram nem pagos nem reportados.

Considerando a prática "grave", as duas autoridades nacionais afirmam que esta "omissão" vai obrigar à revisão dos défices de 2008 a 2010, para incluir no défice orçamental português 1.113,3 milhões de euros só nestes três anos, a maior parte (915,3 milhões de euros) a incluir em 2010 - o impacto estimado no défice de 2008 é de 139,7 milhões de euros (0,08 por cento do PIB), em 2009 é de 58,3 milhões de euros (0,03 por cento) e em 2010 é de 915,3 milhões de euros (0,53 por cento).
-----------------------------------------
ALGUNS COMENTÁRIOS À NOTÍCIA:

A. RIBEIRO

Esta REPÚBLICA das BANANAS em que vivemos , dá-me vontade de vomitar de tanto nojo que me mete. Um desgraçado qualquer rouba 20 euros para matar a fome, fica logo em prisão preventiva. Sabem porquê ? Porque não se chama Oliveira e Costa, nem João Jardim, e por ai fora. Para se ficar IMPUNE, tem-se de roubar AOS MILHÕES !

tomaz

Vai analisar o caso da divida da Madeira? Parem de deitar areia para os olhos das pessoas tudo isso é uma fantochada não nos tomem por imbecis como é vosso hàbito. O AJJ é um BANDIDO; BANDIDO; BANDIDO

CHULOS

SIM, DEVIA SER PRESO, ELE E OS POLÍTICOS TODOS DESONESTOS DE MER.DAAA!!!! LADRÕES .CHU.LOS!!!!

Omaudafita

Para que vai servir isso? No fim toda a gente vai ser considerada inocente ou qualquer outra coisa a que já estamos habituados. (do tipo escutas ilegais, irregularidades processuais) Portanto deixem-se destas palhaçadas a que chamam justiça e metem o gajo na pildra duma vez por todas.

Pedro Fonseca

Criminoso devia era ser preso, é o lugar deste criminoso.
---------------------------------------------
Nosso comentário

Dois casos de jogo escondido: o da miss Angola, Leila Lopes, e o da dívida da Madeira de Alberto J J.
Na verdade parece virar moda o pessoal querer ir mais longe do que pode e deve.
Quem não quer ter muitos milhões?
Quem não quer ser miss Universo?
Em ambos os casos, com dimensões diversas tipo pulga (Miss) e elefante (Jardim) o certo é que são casos com falta de verdade a merecer esclarecimento público.
Exige-se um urgente, detalhado, esclarecimento público no caso de Alberto JJ.

No caso da Miss não me parece grave, o mais que poderá acontecer, será perder o ceptro, pois fama e proveito já ninguém lhos vai tirar. Aliás este caso da identidade mal explicada até está a dar que falar nos media mundiais, pelo que a Leila tem com isso publicidade à farta e de borla.
Poderá, caso se prove o que se diz, ficar apenas de face corada de vergonha, por ter faltado à verdade.
Como é escurinha nem isso se notará muito.

Já no caso do político Alberto J J o caso muda de figura.
Os comentários dos leitores falam por si, a indignação perante este regabofe dos poderosos é cada vez mais patente na população portuguesa.
Quando se julga que um é mais honesto que o outro, logo a surpresa nos surpreende, passo o pleonasmo.
Afinal são todos iguais, ou quase...
Que não havia santos, tirando os do altar, já eu sabia, agora que se começasse a utilizar de forma menos honesta os dinheiros públicos (os dinheiros de todos nós) de uma maneira quase clássica, isso eu não sabia.
Roubar em grande está a virar um clássico! é na América, no UK, em Portugal, por todo o lado. Até a banca suíça acaba de ter na UBS um caso de fraude de alta patente!!!

Um desgraçado que desvia uma notita, um ourito, um santo de metal da igreja, uma carteira esquecida no interior de um automóvel, vai dentro. É enjaulado, leva porrada, é ladrão, marginal, etc etc
Um senhor pode roubar milhões, nada lhe acontece, até pode ser democraticamente eleito dirigente, banqueiro, autarca...
Há qualquer coisa que não está nada bem e que tem que mudar.
É que qualquer dia começa tudo a imitar os grandes!
E se muitos ladrões pequenos não causam mossa no erário público, muitos ladrões grandes...cuidado! não há orçamento rectificativo que resista.

Senhores magistrados, quando ganharão coragem para punir os responsáveis que lesam (f....) o país desta maneira?
Ao contrário, quando será que deixam de ter mão pesada para com o desgraçado que rouba muitas vezes porque não tem que comer?
-----------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

sexta-feira, setembro 16, 2011

Salão de Frankfurt-Alfa Romeo volta a adiar lançamento do Giulia

A Modelo Filipa Nunes num lançamento da Alfa Romeo

Notícia 1

A actual conjuntura económica na Europa, com as crises das dívidas soberanas a afectarem a solidez do euro, levaram a Fiat a adiar os futuros lançamentos da Alfa Romeo. Entre as vítimas desta decisão encontra-se o Giulia, uma berlina familiar destinada a substituir o 159, adiado para 2014.

O sucessor do 159, considerado como um dos modelos cruciais para a consolidação das contas da Alfa Romeo e o seu regresso ao mercado norte-americano, estava inicialmente previsto para o final deste ano (2011), tendo sido posteriormente adiado para 2012.

Também o ataque da Alfa Romeo ao mercado dos «crossover» foi revisto, com o abandono da ideia de um modelo de médias dimensões (antecipado pelo protótipo Kamal), passando pelo lançamento de um crossover compacto, agora agendado para 2013 e não 2012 como estava previsto.

Inalterado, parece manter-se o lançamento do 4C, um coupé compacto de tracção traseiro, mostrado no Salão Automóvel de Frankfurt. Este dois lugares, inspirado no 8C Competizione, será lançado em 2013.

Em 2010, a Alfa Romeo comercializou apenas 112 mil veículos. A perspectiva da marca do “cuore sportivo” é fechar 2011 com 155 mil unidades comercializadas.

Com os adiamentos anunciados, o objectivo da Alfa Romeo de vender 500 mil carros por ano em 2014 foi também revisto, passando agora para 400 mil carros.
------------------------------------------


Notícia 2

Passos: Situação da Madeira é "irregularidade grave”

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou esta sexta-feira, em Paris, que a situação da Madeira configura "uma irregularidade grave", afirmando que o Executivo já está a elaborar legislação para que tal não se repita.

"O que se passou desde 2004 é uma irregularidade grave, sem compreensão", afirmou Passos Coelho, em Paris, no final de um encontro com o presidente francês Nicolas Sarkozy.

Em causa está uma nota do Instituto Nacional de Estatística e do Banco de Portugal, que denunciam um 'buraco' nas contas da Madeira, com efeitos no défice em 2008, 2009 e 2010, tendo um impacto em 2008 é de 139,7 milhões de euros (0,08 por cento do PIB), em 2009 de 58,3 milhões de euros (0,03 por cento) e em 2010 915,3 milhões de euros (0,053 por cento).
-------------------------------
COMENTÁRIO MAIS VOTADO

"Vamos a ver se o Dr. Pedro Passos Coelho tem coragem de meter o AJJ, na ordem!... Esperar para ver!..."

Torque
------------------------------
Nosso comentário

Vive-se mesmo um tempo de vacas magras, claro a avaliar pelo que se vê, para uns mais que para outros.
Desta feita também os problemas da Europa parecem afectar a produção da marca italiana Alfa Romeo, o que a nós pessoalmente nos entristece.
Desde pequeno sou fã desta marca, sempre achei piada ao nome complicado que eu nem sabia pronunciar...pois desde aí, aluno de escola primária, fiquei fã.
O novo Giulia, ambicioso projecto da marca, parece adiado.
Temos pena!

A somar a esta triste notícia transalpina, chega-me aos ouvidos uma outra via rádio, ainda não confirmada, que há mais um buraco nas contas de Portugal.
Não é que seja novidade, muito menos por vir de quem vem, mas chocam sempre estas notícias de dinheiros mal parados, calotes de todo o tamanho e feitio, dívidas e mais dividas mal explicadas.
Buraco daqui buraco dali, desta vez parece ter sido Alberto João Jardim, um histórico do PSD e líder do PSD regional, quem borrou as contas na Madeira (Região Autónoma da República Portuguesa)
Com tais e tantas notícias destas no nosso amado Portugal, a tristeza que nos vem preenchendo a alma de há um tempo a esta parte, começa a dar lugar a um sentimento mais cavado, a raiar as fronteiras da depressão.

Nem a propósito, acaba de passar na rua aqui do bairro um automóvel do PCTP/MRPP, lembrando uma qualquer campanha eleitoral, apelando aos portugueses, via megafone, para que se arranje uma alternativa de esquerda credível a este estado de coisas. Que se corra de vez com o FMI.
A lembrar quase quase tempos revolucionários do 25 de Abril...
Não acho graça nenhuma nem é para achar, sinceramente penso que a coisa está séria, mesmo tratando-se de um pequeno partido de extrema esquerda do xadrez político nacional, isto pode ser prenúncio de coisa maior se não houver quem ponha alguma credibilidade, orientação e tranquilidade a esta política nacional a roçar o irracional, o inverosímil, o descontrolo total.
---------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

terça-feira, setembro 13, 2011

Governo diz à troika que pode tomar mais medidas


Angolana eleita Miss Universo, Miss Brasil 3.ª. A portuguesa Laura Gonçalves ainda foi apurada para o lote das dez finalistas.
Um triunfo para a beleza em LÍNGUA PORTUGUESA!!!!!









Notícia em título

Carta de Vítor Gaspar e Carlos Costa tornada pública
Governo diz à troika que pode tomar mais medidas

O ministro das Finanças e o governador do Banco de Portugal estão convencidos de que irão conseguir atingir os objectivos do programa assinado, em Maio, com a troika. Mas manifestam-se preparados para medidas adicionais que possam vir a ser necessárias.

É o que se pode ler numa missiva enviada à troika no passado dia 1 de Setembro e tornada pública na manhã desta terça-feira no site do Ministério das Finanças.

Vítor Gaspar e Carlos Costa escreveram uma carta de três páginas aos responsáveis da troika, dando exemplos de várias medidas adoptadas, nomeadamente o fim dos direitos especiais do Estado e a venda do BPN.
-----------------------
COMENTÁRIO À NOTÍCIA MAIS VOTADO

"Grande "cara de pau!" O "homem" pensa que está a escrever um livro de "terror" sobre economia!Estamos a ser governados por "um louco" obcecado com medidas "colossais". Onde está a grande inteligência??? Só teórica,não???"

Anónimo
----------------------------------------
Nosso comentário

Enquanto por cá se vai desistindo de tudo o que começava a colocar Portugal entre os primeiros, na vizinha Espanha, também com alguns problemas financeiros, avança-se para o futuro com a determinação possível.
Zapatero defendeu o esforço feito durante os seus dois mandatos para concluir a ligação ferroviária de alta velocidade entre Madrid e a Galiza.
Por cá, com estes governantes e a regência da troika nem acompanharemos a REGIÃO AUTÓNOMA DA GALIZA quanto mais o reino de Espanha.

Temos um governo democraticamente eleito sim senhor, como tal poderá governar ou desgovernar-nos até cair.
O mesmo é dizer, poderá fazer as tropelias que quiser até ser corrido por quem se enganou ao elegê-los. Por quem acreditou que os que viessem iriam resolver as coisas bem, com competência, com verdade, com menos sacrifícios para os portugueses.
Sem impostos e tudo, com muitos beijinhos (só na campanha eleitoral...)
Pois é, os que correram com Sócrates por causa do PEC IV, podem começar a estabelecer comparações entre as medidas aí contidas e as que ora nos são ditatorialmente impostas.
Já nem falo em liderança, para quê?

Pela minha parte quero ver se vou resistindo, comecei a desatarrachar lâmpadas, a fechar mais cedo a tv, a abrir menos torneiras de água, um duche rápido tipo speedy gonzalez, a lavar menos vezes a roupa, a desligar metade do frigorífico, etc etc.
Mesmo assim estou longe da proeza conseguida por meu avô na década de 50. Uma só lâmpada iluminava toda a casa!
Ainda me considero um privilegiado.
Mas a gente chega lá, retornaremos aos anos 50, recriaremos até se necessário uma qualquer guerra colonial.

Do futuro, quando se der este retorno, este country de todos nós (regresso às origens) restarão um 25 de Abril que foi mentira, uma adesão promissora à CEE, uma prosperidade que não era para nós, auto estradas abandonadas, energias alternativas por cumprir, TGV's e aeroportos por construir, Novas Oportunidades, Saúde que fora para todos, Educação que fora para todos, quando se der o retorno aos anos 50, serão só Sonhos de um Portugal Moderno, tornados pesadelo.
Será esse retorno aos anos 50, o que pode inferir-se das palavras de Passos Coelho, Primeiro-ministro da coligação de direita, quando insiste na reforma estrutural do Estado?
------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

quinta-feira, setembro 08, 2011

Americana reclama ter o maior rabo do mundo

Dionne Washington, uma mulher americada do estado do Texas, pesa 222 Kg. Só de rabo tem cerca de 140 Kg e 1,60 m. Sabe disso porque pesou-o, com a ajuda de balanças industriais e de quatro homens que seguraram o seu tronco. É o equivalente a três pessoas do tamanho de Victoria Beckham ou um panda bebé. Ela acredita ter o maior rabo do Mundo.
Dionne quer aumentar ainda mais o seu rabo pois este é uma “mina de dinheiro” para a mulher. O seu rabo gera uma renda anual de cerca de 100 mil euros na venda de fotografias. “Eu costumava odiá-lo, mas agora é meu recurso favorito”, referiu em entrevista ao jornal ‘The Sun’.
Para manter a “forma”, consome cerca de nove mil calorias diariamente. Quatro vezes mais que o recomendado. Por isso, Dionne corre o risco de ter colesterol alto, problemas de coração e diabetes. Mas isso não a incomoda: “Não estou preocupada. Eu adoro o meu corpo e não mudaria nada nele”, fez questão de salientar.
Dionne sentia-se desconfortável com o seu corpo e peso na adolescência até que um dia, arranjou um namorado que gostava de mulheres grandes e mostrou-lhe alguns sites que as pessoas consultavam em busca de pessoas como ela. A partir daí resolveu publicar fotos do seu rabo e ganhar dinheiro com isso: “Depois de 48 horas, recebi muitos e-mails de fãs de todo o Mundo para saber se poderiam comprar as minhas fotos”, lembra.
----------------------------------------------
COMENTÁRIO MAIS VOTADO

"Consegue ver que o rabo é o maior do mundo, mas não consegue avaliar o tamanho da estupidez. De certeza que ganhava o troféu da mulher mais estúpida e nessa altura poderia sentir-se realizada! Que ridícula!"
Anónimo
----------------------------------------------
Nosso comentário

A avaliar pelo entusiasmo da americana da foto, não será desta que o fast food levará fogo. Temos conhecimento que alguns países europeus estão a proibir o chamado lixo alimentar, comida com excesso de gorduras.
Mas pelo andar da carruagem, atendendo à fonte de rendimento que um rabo grande como o da foto pode constituir, creio que o fast food continuará de vento em popa.
Os tempos estão difíceis, as bolsas financeiras em queda quase permanente, de forma que uma boa fonte de rendimento, nos tempos que correm dá sempre jeito.
A Dionne Washington só em venda de fotografias, consegue uma renda anual de 100.000 euros.
Fantástico!
Só posso dizer...

"Admirável mundo novo",

parafraseando o título do livro do inglês Aldous Huxley publicado em 1932.
Para além de tanto dinheiro, a rapariga tem fãs e pensa mesmo aumentar o volume do seu amado rabo, fazendo jus à prosperidade que o mesmo lhe confere.
Não sei se a notícia a que hoje dou relevo poderá ajudar alguma leitora em dificuldades, de qualquer maneira antes de se decidir veja os prós e os contras ok?
Tanto quanto sei as pessoas demasiado gordas têm problemas de saúde bem identificados, pelo que não quero ser responsável por desarranjos causados por uma opção de "rabo grande".

Pois é caro/a leitor/a, quando pensamos que já sabemos tudo, que já vimos tudo, em verdade verdadinha, não sabemos é nada, não vimos foi coisa nenhuma.
----------------------------------------------------
Fiquem bem,

quarta-feira, setembro 07, 2011

Em Viseu médico espia enfermeiras?


A futura troika

Por:Eduardo Dâmaso, director-adjunto CM
O ambiente que se vive na coligação governamental não é, como é evidente, muito pacífico. O CDS tem de engolir várias coisas que não estão nas promessas feitas aos eleitores, desde logo a política fiscal.
Algumas nomeações, que reflectem a habitual gula na partilha dos ‘tachos’ públicos, também obrigaram a negociações difíceis. Depois há o ‘factor Jardim’, o segundo maior buraco financeiro da República a seguir ao BPN, com o qual nenhum parceiro de coligação pode conviver calado. Com este caminho preparemo-nos rapidamente para ter uma segunda troika, com o PS já dentro do barco. Resta saber se o negócio rende a Seguro ou é o caminho das pedras para a desgraça da sua liderança.
----------------------------------------------------
COMENTÁRIO MAIS VOTADO
"Nunca um governo foi tão rápido a dar a cambalhota. Isto é, dar o dito pelo não dito. Quem os viu na oposição, com Portas a portar-se com uma elegância de Estado muito convincente. Passos é já o maior pinóquio de Portugal"
Ereio Lopes
---------------------------------------------------
Médico suspeito de colocar câmara para espiar enfermeiras
Apesar de inicialmente a investigação apontar para um enfermeiro, as suspeitas recaem agora sobre um médico do Hospital de São Teotónio, em Viseu.
O caso remonta a 13 de Julho, quando foi descoberta uma câmara de filmar na casa de banho do Serviço de Neurocirurgia daquela unidade hospitalar.
De acordo com a TVI, o suspeito agora é um médico do hospital e não o enfermeiro chefe. O objectivo era filmar enfermeiras, segundo confirmou à TVI a administração hospitalar.
Em declarações à estação de Queluz de Baixo, José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, revelou que de facto existe uma suspeita, mas que vai esperar pela conclusão do inquérito. O bastonário, contudo, adiantou que caso se prove que foi um médico, este será punido.
--------------------------------------------------------
Nosso comentário

A diversidade de situações em que os humanos se vêem metidos neste mundo não deixa de ser curiosa.
Por um lado, tendo em conta o artigo de opinião acima, constatamos que o recente governo recentemente eleito perde fôlego a cada dia que passa.
À espreita perfilam-se outros políticos, ávidos de aproveitar as fraquezas notórias de liderança da actual dupla: Passos/Portas.
É provável que Eduardo Dâmaso tenha razão quando adivinha, face ao descambar de tal liderança, uma troika "PS/PSD/CDS.
Espreita Seguro, com certeza, o recente eleito líder do PS, espreitam outros seres humanos de outros partidos, atentos que estão todos ao mais que visível descontrolo do actual executivo.
Dir-se-ia que na política está tudo a ver o que sai: TUDO À ESPREITA!

Por outro lado, tomando como referência a notícia do hospital de S. Teotónio em Viseu, o que vemos, tirando óbvias conclusões, é mais humanos à espreita.
Neste caso do hospital parece que um médico colocou uma câmara de video num WC a fim de espreitar as enfermeiras.
Bom mais uma vez chamamos a atenção de um mundo que em termos de justiça usa sempre dois pesos e duas medidas.
No caso do médico do hospital de S. Teotónio, ou do enfermeiro-chefe, ainda se não sabe bem quem é o "espreita"/"voyeur", prevê-se segundo palavras do bastonário da ordem dos médicos, punição exemplar.
No caso dos políticos, ávidos de tachos, espreitando a sua oportunidade, nada lhes acontece.
De onde se conclui:
Os políticos podem espreitar (algo apetecido) os médicos e enfermeiros não podem!

Nota: À semelhança da queda do Império Romano do Ocidente, com tanta bagunçada em tudo o que é coisa, tanto desmando, tanto "sem rei nem roque", receio que uma nova queda de um qualquer Império aconteça, se não houver moralidade e comerem todos.
---------------------------------------------------
Fiquem bem,

segunda-feira, setembro 05, 2011

Marido condenado por não fazer sexo



Notícia:

Um francês residente em Nice, sudeste de França, foi condenado a pagar à mulher uma indemnização de dez mil euros, no âmbito de um processo de divórcio, por não ter mantido relações sexuais com ela durante anos.

O tribunal não aceitou a justificação de Jean-Louis G., de 51 anos, que alegou "problemas de saúde" e "fadiga crónica devido aos horários de trabalho" para não fazer sexo com a mulher.

Nosso comentário:


Normalmente é o contrário. Paga-se às mulheres para fazer sexo. É isso que a vida vai mostrando a um homem enquanto cresce.
Aqui, um francês que não cuidou bem do pomar, ou seja, que não comeu a fruta, segundo o juíz deveria ter comido, em vez de ser reembolsado pelo bom comportamento, pela poupança que mostrou no desempenho, pimba!
Toca de levar com uma multa em cima por não fazer sexo.

A justiça é tramada, umas vezes apanha o incauto cidadão no exercício de funções, multa-o, prende-o, diz que viola, que faz o que não deve no sítio errado, etc etc...
outras, multa-o, como neste caso, por não o apanhar no exercício das suas funções, ou seja por ser respeitador, poupado, contido no desejo sexual...(!!!???)

Deixo no ar uma provocação à Igreja de D. Policarpo, que tão entretido parece andar com o apoio às "medidas sãs" deste governo amarelo/alaranjado:
- Não seria nestas alturas que a Igreja, no momento despojada de vocações sacerdotais, deveria prestar mais atenção a estes "santos homens", como o francês da notícia?
Quanto a mim, embora a idade do homem, 51 anos, não seja a mais indicada, por tardia, a verdade é que quantos como ele haverá por aí que não gostam de fruta?
Quantas vocações se não perderão nas negas do leito? que levarão quiçá a mundos de perdição, de frustração e de inclinações duvidosas como consequência?

Fiquem bem,



Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...