sexta-feira, janeiro 13, 2012

Fome, crianças, escola

Alunos podem ficar sem refeição na escola

As refeições de milhares de alunos estão em risco de ser suspensas porque as autarquias estão sem dinheiro para pagar aos fornecedores, que, nalguns casos, não recebem há um ano, alertou a Associação Nacional de Municípios.
De acordo com o vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), António José Ganhão, "há autarquias que não pagam às empresas fornecedoras há mais de um ano e há outras que ainda conseguiram pagar até Fevereiro do ano passado".
António José Ganhão acusa o Ministério da Educação e Ciência (MEC) pela situação "irresponsável" em que estão os municípios, que poderão de um dia para o outro ver o serviço de refeições "suspenso".
"O Ministério da Educação deve cerca de 60 milhões de euros às autarquias. No que toca à componente de apoio escolar, o MEC está com um atraso de um ano", recordou o vice-presidente da ANMP, classificando de "insustentável" a actual situação.
O responsável pela área da educação na ANMP lembra que "as empresas que fornecem refeições não são bancos" e alerta: "um dia destes suspendem o serviço".
António José Ganhão ressalva que existem câmaras que "estão em melhor situação do que outras, mas são uma minoria".
A agência Lusa contactou o Ministério da Educação para obter um esclarecimento quanto a esta matéria, mas tal não foi possível até ao momento.
------------------
COMENTÁRIO MAIS VOTADO
"Como é possível isto acontecer!? se todos sabemos que algumas crianças é a única refeição que comem. Bandidos eles comem nos restaurantes melhores e não se lembram das crianças nem dos velhos."
Isabel Maria
-----------------------------------------------------------
Nosso comentário

Cada vez mais solidário com comentários como o da Isabel Maria, o mais votado de todos a esta notícia do Correio da Manhã.
Chocante!
Um autêntico assalto ao "sítio do dinheiro" por parte dos detentores do poder.
Nomeações milionárias, compadrios, arranjismos de toda a ordem e feitio, país mais que nunca entregue nas mãos de malabaristas sem arte, nem engenho, nem graça, nem talento.
Logo um espetáculo degradante de má, pérfida, vergonhosa política imposta à mocada.

Sofrem crianças e velhos, os desempregados, os que pouco ou nada podem fazer para erguer sua voz, seu descontentamento, seu grito de revolta pelo vexame a que estamos todos assistindo.
Um Portugal sem rei nem roque.
Sem que se veja um lampejo de esperança, um pequeno pomar que seja neste deserto crivado de aves de rapina.
Aves de rapina pagas a peso de ouro, para quê?

Se ao menos merecessem o que recebem...
Se ao menos gostassem do seu país...
Se ao menos gotejasse da gente milionariamente bem paga, um rasgo de solidariedade para com o bem comum...
Se ao menos o rio da fortuna chegasse a mais lares e não fosse um rio seco, cada vez ficando mais longe do objectivo: chegar à foz...
Que é o mesmo que dizer, chegar a todos...

Mas não, fica onde nasce, pouco mais. Fonte do vil metal que apenas transborda nos bolsos de alguns, perto de onde nasce, depois some, fica o povo todo dele apartado, roubado, perplexo, desempregado, endividado, esfomeado, aposentado, despojado, à míngua dos tostões que sobrem da ganância.
Nada mais.
Fala a notícia do CM em título que os tostões já nem às escolas chegam para alimentar quem mais precisa: as crianças.

Chocante!
------------------------------------------------------------
Fiquem bem,



Programa de Afiliados Cursos 24 Horas


2 comentários:

  1. Passou pelo meu email um enunciado dos cargos de
    António Nogueira Leite que vai ser vice-presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos e ganhar mais de 20 mil euros por mês. O académico,
    que foi conselheiro de Pedro Passos Coelho (quem diria?), vai assumir
    funções executivas, ocupando o lugar de número dois do próximo
    presidente executivo do banco público.
    Não ponho aqui o conteúdo por extenso mas o homem é administrador de umas 10 coisas grandes, tipo CUF, Brisa, Efacec, Quimigal, etc etc.
    Fogoooooooooooo....tantoooooooooos cargos......tadito do homeeeeeeeeeeee.....
    Até custa ver tanta injustiça....só me questiono como se pode dormir bem,com tanto,enquanto a maioria das pessoas conta os trocos....pensa n vezes antes de gastar mais kker koisita num miminho....
    Grandes "democratas":-((((((((
    Abraço.Leta

    ResponderEliminar
  2. Leta as minhas desculpas pelo atraso na resposta ao comentário.
    Pois é, acho que também tive oportunidade de passar os olhos pelos cargos do tal boy Nogueira Leite.
    Mas eram tantos os cargos que não tive paciência para os ler todos. Está a acontecer-me o mesmo com os PPS lamechas, sabe?
    A informação é muita, nem sabemos de que terra somos a levar com tanta tralha!!!
    Efetivamente há uns com tachos e mais tachos outros sem um copito de plástico sequer...
    Em último caso que não falte aos necessitados, já que não podem jogar golfe nem frequentar saunas, a esmolinha da côdea nem a sopa dos pobres... a estes a Igreja promete-lhes o Céu, talvez que os outros ardam no inferno.
    Oxalá que não, apesar de tudo não quero mal a ninguém, nem depois de morto.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...