Na sequência da primeira Reunião Técnica Internacional sobre o VOC (Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa), que ocorreu na Cidade da Praia entre os dias 26 e 29 de Setembro, o Instituto Internacional da Língua Portuguesa realiza desde o dia 5 , nas suas instalações na Casa Cor-de-Rosa, o Primeiro Curso Técnico para a Elaboração dos Vocabulários Ortográficos Nacionais (VONs).
A exceção de Portugal e Brasil que já possuem um Vocabulário Ortográfico sistematizado, os outros seis países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste vão preparar os seus Vocabulários Ortográficos Nacionais (VONs) para depois serem Integrados no Vocabulário Ortográfico Comum (VOC).
O curso está sendo ministrado pelo Prof. Dr. José Pedro Ferreira, do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) de Lisboa, e que integra a Equipa Central Assessora doVOC no IILP, com base em um Manual Técnico especialmente desenvolvido para este fim pela Profa. Dra. Gladis Barcelos, do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC) da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de SãoPaulo, Brasil,e que focaliza os procedimentos de extração lexicográfica a partir de um corpus bibliográfico definido segundo normas metodológicas comuns.
Ainda, o curso integra o conjunto de atividades necessárias para que a primeira versão do VOC, a ser disponibilizado gratuitamente na internet através da página eletrônica do IILP, possa ser apresentado e aprovado pelos Chefes de Estado e de Governo da CPLP a ocorrer em Maputo em Julho de 2012.
Palavra do Dia
acúbito
(latim accubitus, -us, acção. de se reclinar à mesa)
s. m.

http://nucleo.netlucro.com/clique/13276/556/
(latim accubitus, -us, acção. de se reclinar à mesa)
Leito usado na Antiguidade romana para se recostar à mesa.
--------------------------------------------------------------------------
Eduardo Lourenço recebe Prémio Pessoa como "visita do além"
Receber uma distinção com o nome de Fernando Pessoa “é como receber do além a visita dele”, sublinha Eduardo Lourenço.
Conhecida a decisão do júri do Prémio Pessoa, que entendeu homenagear o ensaísta português enquanto protagonista de uma “cidadania atenta e atuante”, multiplicaram-se os tributos de personalidades políticas, académicas e culturais. À Antena 1, o pensador de 88 anos revelou estar “naturalmente contente”. Porque este Prémio, confessou, “é um dos raros” que não considera “que desmereça”.
---------------------------------------------------------------------------
Nosso comentário:
Vivendo Portugal na atualidade um pesadelo, ainda que bem acompanhado pela quase globalidade dos países, dou hoje relevo a algo que sustento como uma grande riqueza nacional: A LÍNGUA PORTUGUESA.
Quero com isto dar uma tónica positiva às vésperas de mais um Natal.
Um Natal 2011, injustamente tornado menos feliz para muitos portugueses, mais castigados pelas medidas do governo/Troika.
Quero todavia acreditar, que todos acreditemos que o país vai ser capaz, em outras ocasiões bem difíceis soube dar a volta, distinguir entre os andeiros e os outros, entre os que gostam dele e os que o maldizem, entre os que o defendem e os seus coveiros.
Tal como a Pátria do grande Fernando Pessoa era bem mais vasta que um qualquer ninho de vespas urdindo as próximas ferroadas, também a minha é.
Eduardo Lourenço recebeu o prémio com o nome de Pessoa, fico contente por isso.
Além de ser um grande pensador, é um nascido nos mesmos lugares que eu.
Ele faria a escola primária em S. Pedro de Rio Seco, concelho de Almeida (Guarda) eu na própria sede do concelho, a uma escassa dezena de quilómetros, na vila de Almeida.
Associo-me aos desejos de FESTAS FELIZES do OLP (Observatório da Língua Portuguesa) que considero um site de indispensável visita a todos os que se interessem pelo que se passa nessa Enorme Pátria de Pessoa:
A LÍNGUA PORTUGUESA.
-------------------------------------------------------------------
Fiquem bem,
http://nucleo.netlucro.com/clique/13276/556/
Sem comentários:
Enviar um comentário