Forbes escolheu os carros mais feios do ano, tendo como critérios
excentricidade, elegância e actualidade
Final do ano é sinónimo de listas dos melhores e dos piores, mas também dos
mais feios. A «Forbes», publicação conhecida pelos seus inúmeros «rankings»,
divulgou agora a lista daqueles que considera os carros mais feios do ano, tendo
como critérios excentricidade, elegância (ou falta dela) e actualidade das
linhas. A lista inclui apenas modelos comercializados este ano.
A pouco
desejada "vitória" foi para o crossover ZDX da Acura, divisão de luxo da Honda,
famosa no mercado norte-americano pelo design pouco convencional. Para a Forbes,
o crossover ZDX "falha redondamente" no objectivo de conciliar estilo desportivo
com elegância.
A lista prossegue com pequeno furgão Ford Transit
Connect, também comercializado no mercado europeu – a publicação não explica
quais as razões para o modelo pertencer a esta lista -, e o GMC Terrain. A
publicação norte-americana diz que o crossover da General Motors tem linhas
“moderadamente feias”, que fazem mais sentido para a década de noventa do que
para 2012.
Na quarta posição ficou o Honda Crosstour, um modelo que
começou como uma variante do Accord e que mistura características de crossover
com as das de uma «station wagon». É o caso típico de um modelo que «nem é carne
nem peixe» – e o aspecto «Frankenstein» justifica sua menção na lista.
As formas estranhas são também as razões apontadas para a inclusão do
familiar compacto híbrido da Lexus, o CT 200h Hybrid.
A lista continua
com mais dois crossovers, o Lincoln MKT e o «patinho feio» da Mercedes, o Classe
R. Logo atrás surge o novíssimo Mini Coupé, um modelo que parece não ter
conquistado os norte-americanos.
Alguns modelos, incluídos na lista podem
causar surpresa. Na nona posição ficou o eléctrico Mitsubishi i-MiEV, o estranho
crossover cabrio Nissan Murano CrossCabriolet - que já conta com outros
«prémios» graças ao seu ousado design.
As grandes surpresas ficaram
mesmo para as últimas posições, com a inclusão do muito desejado coupé de quatro
portas Porsche Panamera, mas também o pequeno Smart Fortwo e o híbrido Toyota
Prius V, a variante monovolume do Prius que será lançada em breve na
Europa.
--------------------------------------------------------------------------------
Nosso comentário:
Caro leitor deixamos-lhe abaixo a lista dos carros considerados "mais feios do ano" pela revista Forbes.
Se por acaso o seu estiver na lista não dramatize, afinal até foram levados em consideração critérios de excentricidade, elegância e atualidade, o que não deixa de ser abonatório em favor dos ditos patinhos feios.
Por outro lado, tendo em conta o ano menos conseguido que foi 2011, "lato senso" (em sentido lato) no chamado mundo ocidental, um carro feio até pode ajudar o utente numa pseudo modéstia disfarçada, por condizer com a crise.
Quero eu dizer que pode passear nele um conforto mais discreto, não caindo naquilo que se chama "exibicionismo capitalista".
Como nota histórica, que tem a ver com o que acabo de escrever, acrescento que após o 25 de Abril de 1974, no período Gonçalvista da Revolução, muitos foram os que optaram por soluções chiques para a altura, dando no entanto um toque proletário à coisa.
Na altura caía bem, não fossem logo apelidar o próprio de fascista.
Estiveram muito em moda motores potentes a diesel, alguns até se instalavam em carros a gasolina, por serem mais aparentados com os carros "ditos de trabalho" da época.
Bom mas esta seria outra conversa.
Eis a lista dos carros mais feios 2011:
1. Acura ZDX
2. Ford Transit Connect
3. GMC Terrain
4. Honda Crosstour
5. Lexus CT 200h Hybrid
6. Lincoln MKT
7. Mercedes Classe R
8. Mini Coupé
9. Mitsubishi i-MiEV
10. Nissan Murano CrossCabriolet
12. Smart Fortwo
13. Toyota Prius V
---------------------------------------------------------------------
Fiquem bem,
António Esperança Pereira
O lote de carros mais feios da Forbes de facto consegue reunir algumas aberrações automobilísticas. No entanto, dizer que o Panamera é um carro feio, causa-me muita perplexidade. Acho o carro, discreto, elegante e sublime. Certo que gostos não se discutem, mas só pelo fato de poder ser equipado com um motor de 8 cilindros que debita 550 cv, por mim passava em todos os critérios...
ResponderEliminarAnónimo grato pela participação e comentário.
ResponderEliminarAté certo ponto concordamos com as suas palavras. Eu diria mais: a beleza é algo muito interior, ou seja, existe dentro de cada um de nós. A sua percepção é que varia.
Daí que, o que a um parece feio, a outro não parece.
São julgamentos, não passam disso.
Neste caso, eles lá terão os seus critérios...
Abraço