sábado, março 26, 2011

Príncipe Carlos visita Portugal


A notícia (Jornal de Notícias de 26.03.2011)

O príncipe Carlos de Inglaterra e a mulher, Camilla, duquesa da Cornualha, visitam Portugal entre segunda e quarta-feira, na primeira etapa de uma deslocação que os levará ainda a Espanha e Marrocos.
As relações comerciais, as energias renováveis e o mar são temas em destaque nesta visita, segundo a embaixada britânica em Lisboa.

No primeiro dia, o príncipe de Gales será recebido no Palácio de Belém pelo presidente português, Aníbal Cavaco Silva, depois de uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos e da tradicional deposição de uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões.

O programa do primeiro dia da visita prevê também uma deslocação à base naval do Alfeite, onde o príncipe Carlos deverá entregar um prémio ao melhor estudante de um programa de ensino da Língua inglesa a cadetes da marinha portuguesa e visitar o navio-escola Sagres.

À noite, Carlos e Camilla são homenageados num banquete oferecido por Cavaco Silva no Palácio de Queluz.

Carlos tem também previsto um encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates, em dia e hora a confirmar.
-----------------------------------
O meu desabafo

Apetece-me evocar o popular escritor brasileiro Paulo Coelho que, pela leitura da sua obra, se percebe a grande relevância que ele dá aos SINAIS do dia a dia na vida de todos nós.

Pois esta notícia de uma visita que bem podia considerar-se normalíssima, a do Prícipe Carlos, nesta altura do campeonato político português, bem pode considerar-se um enorme sinal.

Numa fase menos conseguida da prestação dos deputados, o país político volta-se para o mais alto magistrado da Nação: Cavaco Silva.
Olha-se olha-se mas vê-se muito pouco ou quase nada.
Bom é aqui que eu queria chegar.

A Família Real Inglesa além de mostrada, ao contrário de Cavaco, até me parece competente no que faz.
"Vende" bem a imagem do país, é o símbolo de união e concórdia do Reino Unido, é a grande impulsionadora da influente Comunidade Britânica.

Num tempo em que neste país parece já valer tudo, extrema direita e extrema esquerda votam as mesmas coisas, por exemplo...
pois já agora por que não eu ver nesta visita dos Príncipes um SINAL para Portugal para, em vez de ter um Presidente da República, não ter um em seu lugar um Rei?...

Quem sabe Portugal não tivesse também dessa maneira a sua Comunidade Portuguesa/Lusófona e uma família real elegantemente mostrada, quiçá a vender produtos do nosso querido PORTUGAL?

Quando os outros parecem ser tão papistas quanto o Papa, eu assumo-me, aqui e agora, mais papista que o Papa!
fica a sugestão,

Um bom fim de semana,

António Esperança Pereira

2 comentários:

  1. eheh António em tempo de tantos desvarios e sabendo-te eu um republicano convicto parece-me interessante o teu desabafo
    MH

    ResponderEliminar
  2. MH grato pelo comentário, ainda bem que o entendeste como um desabafo...
    às vezes estas guerrilhas pelo poder cansam! hoje em dia as pessoas querem respostas e a maioria dos ditos "inteligentes" só complica!
    Abraço

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...