sexta-feira, março 18, 2011

PETRÓLEO EM PORTUGAL


Passagens de uma notícia atual sobre a prospecção de petróleo em Portugal.
A esperança existe!

----------------
As áreas ao largo de Portugal onde a Petrobras pensa que pode haver petróleo e gás são grandes o suficiente para que a empresa classifique o projecto como sendo de “alto prémio”.

A empresa está a fazer avaliações em águas profundas em quatro blocos ao largo de Peniche (juntamente com a Galp e a Partex) e em três blocos ao largo do Alentejo (aqui só com a Galp).

“Até ao final de 2012, início de 2013, para as duas bacias de Peniche e Alentejo vamos ter de tomar a decisão sobre se perfuramos ou não. Se o fizermos é porque até àquele momento as avaliações económicas nos indicam que aquele prospecto tem uma possibilidade razoável de se transformar numa descoberta, senão devolvemos os blocos ao Governo português e... má sorte, seguimos em busca de outra coisa”, disse José Freitas.

------------------------------------------------
Muito a propósito recordo a comédia HÁ PETRÓLEO NO BEATO do saudoso Raul Solnado , que tanto alegrou o pessoal jovem e não só num tempo em que não era nada fácil animar a malta. A ela faço hoje referência numa altura em que faz todo o sentido.
Quem já viu, reveja, quem não viu, aconselho.
------------
E se descobrisse petróleo no seu quintal?! Uma divertida comédia

Comédia divertida, recheada de situações hilariantes, cuja história gira em torno da descoberta de petróleo no quintal de Juvenal Costa, um motorista de táxi.

Juvenal Costa é um humilde taxista que mora com a família no Beato. A sua casa é minúscula, tem inúmeras dificuldades económicas e está mesmo em risco de perder o táxi por não ter dinheiro para as prestações. Vive com a mulher e a filha e portas a dentro está sempre uma vizinha que se dedica à adivinhação, o namorado da filha e um "menino rico", sempre charrado. Um dia em que a mulher vai apanhar uma alface ao quintal para fazer uma saladinha, surge o inesperado: jorra petróleo do buraco. Estando-se em plena crise mundial do petróleo, surgir assim um poço em Portugal, revoluciona tudo. Juvenal já se considera rico, os poderes nacionais e internacionais querem dialogar com ele, torna-se famoso e é assediado por todo o lado. O assediador mais persistente é o compadre do Juvenal, um espertalhaço, que quer à viva força comprar a casa do taxista. Mas se realmente não houvesse petróleo no Beato? Uma divertida comédia, escrita por Raul Solnado, Francisco Mata, Gonçalves Preto e Júlio César, realizada para televisão por Oliveira Costa e que conta no seu elenco com os actores Susana Prado, Alda Pinto, Alexandra Solnado, João Grosso, Carlos Cunha, David Silva, Júlio César e Cândido Mota, sem esquecer Raul Solnado que interpretada o taxista Juvenal Costa. E ainda muitos jornalistas e apresentadores da RTP entre os quais Carlos Cruz, Fialho Gouveia, Teresa Cruz, Raul Durão... todos a darem credibilidade ao aparecimento de petróleo no Beato.


Pelo sim pelo não, toca a escavar os quintais, quem sabe?

Um bom fim de semana,

António Esperança Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...