Miguel Pereira/Global Imagens
Nosso comentário:
Afinal de contas há que admitir que Tony Carreira é um grande divulgador da Língua Portuguesa. Goste-se ou não do estilo, é um cantor com popularidade, os espetáculos têm um cariz profissional. Aí estão os fãs do cantor a confirmá-lo, fãs esses que abundam em Portugal e no estrangeiro.
Todavia, Tony parece que nos pregou a partida com as "suas" canções. Afinal, algumas delas não seriam bem suas, ou mesmo nada suas.
Tal facto é triste.
Eu próprio cheguei a elogiar a popularidade do cantor, designadamente a canção "Menino da Beira/Sonhos de Menino", pela razão particular de que também sou beirão. Fiquei triste quando soube que afinal "o Menino da Beira/Sonhos de Menino", canção de grande êxito do cantor, seria plágio, ou seja, não era dele, fora copiada.
Fui verificar e, ouvindo a canção francesa "L'Idiot", o plágio era mesmo verdade.
Copiou outro cantor que a cantara com o título "L'Idiot", um tal Hervé Villard nascido em Paris, França, em 1946.
Um caso bicudo.
Leiam-se abaixo as acusações do MP (Ministério Público)
Tony Carreira poderá estar em maus lençóis.
Fiquem bem
António Esperança Pereira
O Ministério Público (MP) acusou o cantor Tony Carreira de plagiar 11 músicas de autores estrangeiros, com a colaboração do compositor Ricardo Landum, também arguido, considerando que se "arrogaram autores de obras alheias", após modificarem os temas originais.
As músicas "Depois de ti mais nada", "Sonhos de menino", "Se acordo e tu não estás eu morro", "Adeus até um dia", "Esta falta de ti", "Já que te vais", "Leva-me ao céu", "Nas horas da dor", "O anjo que era eu", "Por ti" e "Porque é que vens" são as 11 canções alegadamente plagiadas, segundo o despacho de acusação do MP, proferida este mês.
Tony Carreira está acusado de 11 crimes de usurpação e de outros tantos de contrafação, enquanto Ricardo Landum, autor de alguns dos maiores êxitos da música ligeira portuguesa, responde por nove crimes de usurpação e por nove crimes de contrafação.
Sem comentários:
Enviar um comentário