terça-feira, setembro 12, 2017

Oito coisas que não deve dizer a ninguém


Nosso comentário:

Retirei algumas dicas constantes de uma Síntese Informativa de uma empresa do ramo de seguros.
Não por essas dicas serem "grande coisa", aliás todas as dicas valem o que valem, de qualquer maneira achei por bem, depois de as ler, partilhá-las aqui.
Em particular a primeira, falo por experiência própria, pode trazer amargos de boca e, mais do que isso, até riscos de perda do emprego.
Logo, avisar os estimados leitores desse facto, agora que se iniciou mais um ano de trabalho, é por si só razão suficiente para a (re)lembrar aqui no blog.
Temos uma enorme tendência a não dar importância a certos pormenores de comportamento nas nossas vidas. Achamos que não vale a pena. Que tudo não passa de tretas. Mas aí é que está. Não é bem assim. As dicas, quando bem ajustadas a um fim, tornam-se de grande utilidade.
Porque, na verdade, são quase sempre alguns pormenores ou detalhes que fazem a diferença em tudo o resto.
Logo, atenção aos detalhes ou pormenores. Nem sempre são tretas!
As restantes dicas, a seguir à primeira, são mais brejeiras. Todavia, vistas bem as coisas, lê-las pode trazer algo de novo a um qualquer comportamento de um dia a dia menos atento e ajustado.
Fiquem bem,

António Esperança Pereira



Oito coisas que não devem dizer a ninguém:

Existem frases e expressões que devem ser evitadas, para que não seja mal interpretado ou inconveniente. Segue abaixo o que deve evitar dizer:
  1. “Não me pagam para fazer isso.” Esta é a frase que deve dizer ao seu chefe se quiser arranjar problemas e ficar numa situação desconfortável. Evite-a e mantenha o bom ambiente entre ambos.
  2. “Isto pode ser estúpido, mas…” Se decide começar assim a sua frase, então provavelmente é melhor pensar no seu conteúdo, pois este início não é bom sinal.
  3. “Estás mais gordo/a, não estás?” Este tema é um tema sensível para muitos, evite fazer este tipo de abordagens. Aborde as pessoas com afirmações positivas, como por exemplo, “estão tão bonito/a”.
  4. “Estás ótimo/a para a tua idade.” Esta é uma frase com sabor agridoce. Apesar de estar agregada a um elogio também tem como foco a idade, o que para muitos não será uma abordagem positiva.
  5. “Ainda bem que te livraste dela/e.” Esta frase, regra geral, é dita numa altura em que a outra pessoa está numa situação mais frágil, devendo deste modo devem ser evitadas frases menos positivas. Podemos dizer o mesmo mas de uma forma menos negativa e mais sensível.
  6. “Se realmente me amasses, fazias isto ou aquilo…” Esta é uma frase bastante típica em relacionamentos, mas que é completamente dispensável. Evite usar frases de manipulação para com o seu parceiro/a. Não é esta a base de uma relação.
  7. “Não leves a mal, mas…” Ao começar assim a sua frase já está a sobreavisar a outra pessoa de que o vai dizer a pode magoar ou aborrecer. Refaça a sua frase antes de a dizer.
  8. “Não tenho tempo para falar contigo.” Não diga esta frase a ninguém, pode estar a dize-lo a alguém que precisa realmente de si para algo importante. Opte por indicar de que de momento não consegue estar disponível, mas que liga logo que possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...