segunda-feira, março 27, 2017

Lusofonia, uma potência linguística


Nota do autor do blog:

Há que tempos não publicava nada relacionado com a Língua Portuguesa...
Não tem calhado. Efetivamente é um tema que me é muito caro.
Não consigo parar de enaltecer o facto de se tratar de um património espantoso deste povo português, património esse que se foi espalhando pelos quatro cantos do mundo.
Atualmente somos tantos falantes de Português que, todos juntos, conseguimos ser "uma potência linguística".
A 5.ª Língua mais falada no mundo.
É obra!
De forma que, tendo hoje lido uma notícia publicada pelo "Observatório de Língua Portuguesa", anunciando estar para breve a criação em Bragança do Museu da Língua Portuguesa, resolvi partilhar.
Parece-me uma boa notícia.

Fiquem bem

António Esperança Pereira




Museu da Língua Portuguesa deverá nascer em Bragança

O projeto de criação do Museu da Língua Portuguesa, a nascer em Bragança, está a ser elaborado e espera-se que obtenha financiamento de fundos comunitários.
O plano, tanto do ponto de vista científico como organizacional, já está pronto, estando o processo a ser gerido pela Associação Promotora do Museu, constituída notoriamente, em Setembro de 2014, e que é composta por três entidades, a Academia de Ciências, Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e Câmara Municipal.
O espaço deve nascer nos antigos Silos da EPAC na cidade, que pertencem ao IPB, e serão cedidos para este efeito. De acordo com o município, a empreitada está orçada em 3, 5 milhões de euros, não estando ainda o projeto fechado. 
De acordo com o escritor e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Ernesto Rodrigues, que desde início esteve ligado a esta ideia, a pedido de Adriano Moreira, o nascimento desta iniciativa em Bragança justifica-se “plenamente, por ser uma capital de distrito, que é terra de duas línguas. É a única no país cujo distrito tem duas línguas, e o mirandês sendo minoritária é também nacional”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...