segunda-feira, novembro 14, 2016

Em dia de superlua, a lenda deTimor

Nosso comentário:

Hoje foi dia de super Lua, pois ela esteve no seu ponto mais próximo do nosso planeta, o que se conhece como o perigeu, por isso ficou maior do que de costume e mais brilhante no céu. "parece cerca de 14% maior e 30% mais iluminada".
O fenómeno está relacionado com a órbita ligeiramente elíptica da Lua: este satélite gira ao redor da Terra, num círculo formando um ovo, que se afasta e está constantemente em nosso planeta.
Dito isto e sem tirar o relevo ao acontecimento que levou multidões a sítios onde o mesmo pudesse ser melhor observado, dedico este post à lenda de um território longínquo que tem como línguas oficiais o Tétum e o Português:
TIMOR LESTE
Pertence à CPLP e é um dos mais jovens países do mundo que, apesar da distância geográfica, teima em gostar de Portugal e dos portugueses.
Ainda bem.
Uma das televisões do nosso país mostrou um dia destes, através de reportagem, a confirmação da enorme ligação fraterna que nos une.
A partir de 1999 também vivi com muita emoção, depois alegria, os dias que levariam à independência de TIMOR LESTE em 20 de Maio de 2002.

A lenda de Timor

Em tempos que já lá vão vivia na Ilha Celebes um crocodilo muito velho, tão velho que já não conseguia caçar os peixes do rio. Certo dia, morto de fome decidiu aventurar-se pelas margens em busca de algum porco que lhe servisse de refeição.
Andou, andou até cair exausto sem forças para regressar à água.
Quem lhe valeu foi um rapaz simpático e robusto que teve pena dele e o arrastou pela cauda. Agradecido o  crocodilo ofereceu-se para o levar às costas sempre que ele quisesse navegar. E assim começaram a viajar juntos.
Embora o crocodilo fosse amigo do rapaz estava novamente faminto e pensou comer o rapaz. Antes porém quis ouvir a opinião dos animais seus amigos...
Todos ficaram indignadíssimos.
Que terrível ingratidão!!! O crocodilo envergonhado e com remorsos resolveu partir para longe, onde ninguém o conhecesse.
Pediu ao rapaz para ir com ele à procura de um disco de ouro que flutuava nas ondas .Quando o encontrassem seriam  felizes...
Mais uma vez viajaram juntos, mas a certa altura o crocodilo, já cansado parou para descansar. Assim que parou, o seu corpo transformou-se numa ilha maravilhosa...
O rapaz percorreu então as praias, as montanhas, as colinas, era aquela a ilha dos seus sonhos...
Fixou-se lá e deu-lhe o nome de TIMOR que significa ORIENTE.

Fiquem bem

António Esperança Pereira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...