sexta-feira, novembro 18, 2016

A propósito de Trump...muros?


Nosso comentário:

A minha meninice está muito associada a muros.
Nasci e cresci numa região do país (Beira Alta) onde predominava a pequena propriedade.
Havia pequenos hortos onde mal se cabia, pequenas leiras, quintais, todavia estes minúsculos nacos de terra eram por contraste pejados e cercados de muros.
Vezes havia em que era maior o espaço ocupado pelas pedras do muro que o espaço ocupado pela terra que cercavam.
Como criança que era, associava essa propriedade retalhada em pequenos nadas, fundamentalmente a duas coisas: medo e posse.
Via os crescidos zangarem-se com as águas de um qualquer ribeiro pequenino que não sabiam partilhar. Ou as águas parcas de um poço meio cheio, meio a secar. 
Chegavam a travar-se de razões por motivos ridículos: um animal que ousara atravessar o muro da sua horta; alguém que pisara ou devassara a cancela tosca; uma pedra do muro derrubada, um qualquer sinal mínimo de invasão alheia...
Ora, ali naquela manta retalhada de hortas e leiras vi pela primeira vez o real significado de um muro. Dividia, separava, semeava ódio, isolava, empobrecia, enfim...
Uma semente de miséria, posse e violência provincianas!
Quanto àquelas propriedades, o futuro o confirmaria, de tão pequeninas que eram, acabariam tristes e pequenas, pobres e isoladas: pela impossibilidade, pelo abandono, pelo envelhecimento, pelo cansaço, pela ausência de horizonte.

PS. Muros Sr. Trump?

Fiquem bem

António Esperança Pereira


A construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México foi uma das promessas basilares na campanha eleitoral de Donald Trump e já depois de eleito o candidato republicano voltou a frisar que a construção iria mesmo avançar.
Em entrevista ao programa "60 minutos", da CBS, o presidente eleito admitiu que o muro possa ser "em algumas partes" uma vedação, o que tornaria o seu custo um pouco mais baixo. Trump referiu um custo total de 12 mil milhões de dólares (11,2 mil milhões de euros), mas as estimativas de especialistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) apontam para um valor próximo dos 40 mil milhões (37,4 mil milhões de euros).
É que só em betão o projeto custará 9 mil milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...