Pela manhã, ao tomar a bica (café expresso) habitual num café ali para as bandas de Benfica, dei por mim a ler uma lenda referente à Damaia.
"A Damaia foi uma freguesia portuguesa do concelho da Amadora, com 1,41 km² de área e 20 894 habitantes (2011).Densidade: 14 818,4 hab/km².
Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo o seu território passado para a nova freguesia de Águas Livres.
Águas Livres é uma freguesia portuguesa do concelho da Amadora com 2,21 km² de área e 37 426 habitantes (2011) A sua densidade populacional é de 16 934,8 hab/km².
Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, integrando o território da antiga freguesia da Damaia, a parte Sul da antiga freguesia da Reboleira e a parte Norte da antiga freguesia da Buraca."
Intercalei alguns dados referentes à Damaia (fonte: Wikipédia) para situar o leitor, que não tem obrigação de saber onde fica a localidade dos arredores de Lisboa, sita na freguesia de Águas Livres, concelho da Amadora.
Partilharei de seguida a lenda referente à DAMAIA, tal como a li num pacotinho de açúcar que, ao acaso, acompanhou a minha bica matinal.
Rezava assim o escrito do pacotinho de açúcar:
DAMAIA: Conta a lenda que ali nasceu, em Maio, uma menina com perfume a flores e sorriso musical.
Maia foi o nome que lhe deram.
Com receio que a menina causasse estranheza na vizinhança, os pais mantiveram-na em casa.
O prior, ao saber de tal facto, decidiu apresentá-la ao povo da terra. A esta passou a chamar-se Terra da Maia, hoje Damaia.
Fiquem bem
António Esperança Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário