Nosso comentário:
Mais um mail interessante que recebi e, como o saber não ocupa lugar, fica bem divulgar estas curiosidades pelos estimados leitores.
Muitos certamente já saberão o que são PYROSOMAS, outros talvez não.
Eu sinceramente nunca tinha ouvido falar em tais seres que habitam as profundezas dos oceanos. Porém, depois de ler este mail que me foi gentilmente endereçado, passei a saber, o que mudou completamente a minha ignorância quanto ao assunto.
Confira aí estimado leitor a existência desses "SERES" até porque, ao que parece, já é frequente o seu aparecimento nas costas dos Açores.
Fiquem bem,
António Esperança Pereira
Sabe o que é um Pyrosoma?
São seres estranhos. Têm a forma de um tubo, o corpo gelatinoso e podem chegar aos oito metros. Os pyrosomas habitam as profundezas do oceano, mas estão a aparecer cada vez com mais frequência perto da costa, nos Açores.
Apesar do seu aspeto assustador são inofensivos. Os pyrosomas alimentam-se de plâncton e servem de alimento a tartarugas entre outras espécies marinhas. Sabe-se que estes gigantes são constituídos por colónias de pólipos, pequenos organismos marinhos que se alojam nas suas paredes transparentes, semelhantes a tubos insuflados. Não se conhecem estudos científicos sobre esta estranha espécie, por isso a sua regular aparição nas costas açorianas já levou uma equipa de cientistas internacional a organizar-se para desvendar a sua natureza e perceber a razão das suas recentes derivas por águas superficiais.
A Universidade dos Açores, através do seu departamento de Biologia Marinha está, naturalmente, associada à investigação.
Sem comentários:
Enviar um comentário