sábado, novembro 21, 2015

Que ganhe o melhor, de preferência...


Nada como um Sporting-Benfica em futebol para fazer parar Portugal. 
Diria mesmo que todos os problemas ficam adiados, as excitações compensadas, o povo esquece-se por um tempo que há coisas mais importantes que o futebol.
Há um Sporting-Benfica, desta vez para a Taça de Portugal, o país praticamente pára para saber qual será o vencedor e o vencido.
Trata-se de um jogo a eliminar, pelo que não há uma 2.ª chance de compensar um mau resultado. As equipas sabem isso, os adeptos também.
Por um tempo, enquanto as expectativas duram, enquanto a ilusão permanece, enquanto a clubite fala mais alto, nada mais existe para além do derby.
Por mim, que sou adepto mas não doente, só o policiamento feito à molhada me traz permanentemente à lembrança o mundo perigoso em que se vive.
Tenho pena que assim seja, pois quem como eu gosta de desporto, dispensaria certamente tanto aparato policial, mais fazendo lembrar uma guerra e não de uma "festa de futebol".
Tudo em nome de uma segurança reforçada e ante uma permanente ameaça dos maus.
Considerações à parte, estou a escrever isto mesmo à tangente, pois não quero dentro de alguns minutos faltar à partida de futebol.
Está frio em Lisboa, mas se não chover poderão estar reunidas todas as condições favoráveis para um bom espectáculo.
Há animosidades entre os dois clubes, é sabido, mas isso não constitui novidade.
Desde que me conheço que uma tal rivalidade sempre existiu e nunca totalmente pacífica.
Em garoto vi-me muitas vezes e desejei-me para me equilibrar em paz e com pouca porrada aderindo a um dos lados, Benfica ou Sporting, clubes maioritários na minha terra.
Pertencendo a um dos grupos, Benfica ou Sporting, presentes maioritariamente na garotada do meu tempo estaria mais a salvo de um isolamento incompreensível pelos demais garotos, logo perigoso para a minha segurança individual.
Termino, pois faltam dez minutos para o início da contenda.
Oxalá tudo corra bem e que este interregno faça bem aos portugueses e a Portugal numa altura em que a tensão e a crispação entre a população, são mais que evidentes.
Que ganhe o melhor, de preferência o Benfica. 


Fiquem bem, 

António Esperança Pereira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...