quarta-feira, maio 02, 2012

Grande porca alimentando os porquinhos

Germany and Merkel Feeding the Rest of Europe.

Um cartoon é um desenho humoristico acompanhado ou não de legenda.

De carácter extremamente critico relatando de uma forma bastante sintetizada algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.

O termo é de origem britânica e foi utilizado pela primeira vez em 1840 quando a revista PUNCH publicou uma série de "charges" que parodiavam estudos para os frescos do Palácio de Westminster.

A palavra cartoon significa na sua essência: estudo.
No nosso país, Portugal, destaca-se como um dos primeiros cartonistas Rafael Bordalo Pinheiro.
Também é de destacar o já mais actual e sempre cheio de humor e imaginação José Vilhena.
Num momento um tanto cinzento é sempre motivo para sorrir ver um cartoon bem divertido e atual...
---------------------------------------------------------------------------
Nosso comentário:

Agradeçemos mais uma contribuição de um leitor, que nos enviou o texto acima. Sob o lema "viver e aprender" é sempre com muito agrado que acrescentamos à nossa cabecinha um pouco de cultura, um ensinamento, um ideia simples que seja.
Pois bem a ideia foi ótima, a temática excelente, uma vez que se vivem tempos bem deprimentes neste país, Portugal, a experimentar situações que não conhecia desde há décadas.

Daí que um pouco de humor dá sempre jeito.
Os cartoonistas são pessoas fantásticas, de enorme talento para apanharem o fenómeno psico-social de uma forma cómica, ilariante mesmo.
No texto acima foi mencionado o nome do grande José Vilhena, que por acaso nasceu no meu concelho, Pinhel.
Por isso, pegando na deixa, vou aproveitar o tema acima ilustrado pelo cartoon da GRANDE PORCA "Alemanha" dando de mamar aos outros porquinhos europeus "Grécia, Espanha, Portugal, Itália, etc etc... 
para divulgar mais dois ou três cartoon's à boa maneira do génio José Vilhena.

Os políticos e os padres nunca lhe escaparam. Os primeiros desenhando-os como figuras ridículas, acentuando mazelas pessoais, defeitos inerentes à profissão, os segundos sempre confrontados com o pecado da carne, também da pregação dos bons costumes, nem sempre fácil.
Pois ficam três cartoon's, um de um político da nossa praça, Cavaco Silva, outro de um padre confrontado com o tal problema do pecado da carne, outro ainda centrado no problema da pregação de bons costumes mas nem sempre fácil de fazer de uma forma correta pelos representantes de Deus na Terra.

Oxalá se divirtam, prezados leitores, com mais um intervalo que hoje fazemos,  na crítica à política de caris pessimista, que vem sendo seguida pelo governo atual. Pela qual, há que dizê-lo, somos todos e cada qual, também levados a ser pessimistas, acompanhando a onda de austeridade arrasadora que, afinal de contas, nem para pagar os juros da dívida dá. Um buraco do caraças a ser enfrentado sem engenho nem arte.
Enfim, mas há que nos animarmos como pudermos, até o cúmulo do desespero chegar. Como a esperança deve ser a última a morrer nestas situações, ficamos a torcer por que algo de bom e de positivo entretanto aconteça nesta Europa à beira de um ataque de nervos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fiquem bem,



Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...