quinta-feira, abril 13, 2017

Olha o passarinho


Nota do autor do blog:

Não sei porquê, as guerras atuais com bombardeamentos de arrepiar, onde morrem mesmo muitas crianças, fizeram-me escolher este pequeno texto que tinha algures por aqui.
Também tem que ver com crianças, só que no texto, em vez de serem alvo de bombardeamentos, as crianças são alvo de inofensivas máquinas fotográficas.
Tratava-se então de máquinas que, ao invés de matarem, bem pelo contrário, eram belos engenhos de descoberta e progresso do homem.
Com elas, máquinas fotográficas, após a sua invenção, no início do séc. XX, passava a ser possível tirar belas fotografias.  
Seria uma nova arte que nascia: A FOTOGRAFIA.

Fiquem bem

António Esperança Pereira






PS. Deixo o pequeno texto:

Olha o passarinho

Durante os primeiros anos após a invenção da máquina fotográfica (inicio do séc. XX) era necessário que as pessoas ficassem durante alguns minutos olhando fixamente para a lente da câmara, devido ao tempo que se gastava a fixar a imagem.
Para que as pessoas e principalmente as crianças ficassem quietas, os fotógrafos colocavam uma gaiola com passarinhos em cima da máquina e diziam várias vezes:
"OLHA O PASSARINHO"
e assim ficava a foto bem focada....



Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...