quarta-feira, janeiro 04, 2017

Palavra do Ano: GERINGONÇA




Nosso comentário:


Apenas meia dúzia de palavras para aplaudir e sublinhar esta iniciativa da Porto Editora, que realça a riqueza lexical e o dinamismo criativo da Língua Portuguesa.
Quanto à palavra GERINGONÇA, vocábulo usado para designar a coligação parlamentar que apoia o atual governo, vencedora da iniciativa deste ano que findou, escuso-me a tecer considerações já que ela mora no vocabulário da quase totalidade dos portugueses. 
Atrevia-me até a afirmar que, apesar do pouco tempo de vida da GERINGONÇA, ela terá em definitivo vencido barreiras políticas nunca dantes ultrapassadas e galgado as próprias fronteiras nacionais.
Um verdadeiro acontecimento.
Em suma, um vocábulo que encerra uma autêntica surpresa política envolta num misto de revolução, entendimento, novidade e dinamismo.

2016

a palavra eleita é
geringonça
Este foi o vocábulo usado para designar a coligação parlamentar que apoia o atual governo.

Sobre a iniciativa

A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa da Porto Editora que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.
A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site www.palavradoano.pt.
Fiquem bem

António Esperança Pereira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...