terça-feira, outubro 25, 2016

O Halloween, uma tradição importada


Nosso comentário:

Dado que em Portugal a celebração do Halloween (Dia das bruxas) tem cada vez mais adeptos, partilho algumas notas sobre a "festividade" que retirei da Internet.
Pessoalmente preferia ver outro tipo de festividades tradicionalmente portuguesas mais acarinhadas, pois sinceramente esta coisa do "Halloween" não me diz lá grande coisa, para não dizer "NADA".
Todavia, reparo que, sobretudo as crianças e algumas gerações mais novas se entusiasmam com a importação de tais festividades, pelo que há que aceitar o facto.
A alegria transbordante ao usarem símbolos relacionados com o culto dos mortos é notória. Logo, haja alegria mesmo que seja com caveiras no rosto.
Os anglos-saxónicos, afinal das contas, impõem-nos quase tudo e nós deixamos: a música, o estilo de vida, a língua, os hambúrgueres, a coca-cola, os got talent, o fast-food, etc.etc.
Tal como o capital chinês é bem vindo, já que ao que parece é necessário para capitalizar empresas e revitalizar alguns setores económicos, pois que venha também o Halloween. Sempre terá o mérito de permitir aos comerciantes venderem mais alguns produtos em conformidade e alegrar as gerações abertas a tais festividades tradicionais de importação.
Fiquem então com alguns dados sobre o Halloween, especialmente destinados aos menos informados como eu.

António Esperança Pereira

Origem do Halloween

Algumas teorias sugerem que a origem das comemorações do Halloween tenha surgido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de outubro.
Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.
A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos, sendo determinado pela Igreja Católica o dia 2 de novembro como o Dia dos Finados.
Antigamente, no dia 31 de outubro, acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual.

O que é Halloween:


Halloween - conhecido como Dia das Bruxas - é uma celebração popular de culto aos mortos.
A popularidade do Halloween é maior em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente nos EUA), cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de Outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos.
A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a festa é efusivamente comemorada.

Símbolos do Halloween


Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa.
Além disso, também é comum decorar as casas com objetos e temas assustadores, como caveiras, teias de aranha, mortos-vivos e demais seres que pertençam ao imaginário popular.
Também há o costume de distribuir doces para as crianças fantasiadas durante o Halloween.
Conhecido como “trick or treat” (“gostosuras ou travessuras”, em português), esta atividade infantil é muito comum nas comemorações do Halloween nos países do Hemisfério Norte, como os Estados Unidos, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...