quinta-feira, março 31, 2016

A vida sem princípios


Nosso comentário:


Aí está uma boa proposta de leitura pata todos aqueles que quiserem por à prova os seus princípios. Um desafio bem interessante que não deixa indiferente qualquer pessoa atenta às coisas do mundo e da vida.
Concorde-se ou não!
Todavia, escuso-me a tecer considerações a respeito, remetendo de imediato os meus leitores para o resumo abaixo que acompanha o lançamento da obra, o qual traduz um retrato fiel do conteúdo deste livro da Editora Antígona..
Oxalá gostem...

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


Novidade

Não consegue visualizar o email?
Veja no browser.

A VIDA SEM PRINCÍPIOS

 

henry david THOREAU 
 

TRADUÇÃo e introdução Luís Leitão
 
Tal como se forma um monte de neve quando há uma acalmia do vento, podemos dizer que, quando há uma acalmia da verdade, nasce uma instituição. Mas a verdade continua a soprar sobre ela e, mais cedo ou mais tarde, irá derrubá‑la.


Texto polémico e agitador de consciências, A Vida sem Princípios destila em cada uma das suas páginas, como gotas de «orvalho da verdade fresca e viva», a essência da filosofia rebelde de Henry David Thoreau.
Proferida pela primeira vez em 1854, esta palestra de puro tom transcendentalista, que se cravava como um espinho na sociedade industrial e na vida sem princípios dos concidadãos de Thoreau, ecoa num presente em que o progresso desenfreado equivale a uma desumanização generalizada.
Sem darem tréguas a falsas necessidades materiais, e pondo-nos de sobreaviso contra todas as instituições, estas linhas, tão breves quanto centrais no pensamento do autor, são uma leitura essencial para que não sejamos «casca e concha, sem nada de tenro e de vivo dentro de nós».

«Henry David Thoreau, filósofo, conferencista, paladino dos direitos civis, crítico do economicismo, pioneiro da ecologia e poeta, era um individualista, e as ideias que professava e que transmitia, sobretudo através das suas conferências, eram muito mais uma tradução de um modo de viver do que uma construção decorrente de uma reflexão filosófica abstracta. A sua filosofia consiste na maneira como vivia a vida, uma vida de espírito, voltada para o conhecimento e para o desfrute da natureza, e que rejeita o culto do trabalho e dos bens materiais.» (da Introdução)

CULTIVA A INTELIGÊNCIA,
NÃO DEIXES MORRER
A REVOLTA
80 pp. | pvp 12 EUR
ISBN 978-972-608-273-6


10% de desconto e portes gratuitos para Portugal continental na loja online e por encomenda (info@antigona.pt)
 
siga-nos no facebook
visite a nossa loja
Antígona
Rua Silva Carvalho, 152 – 2.º
1250-257 Lisboa | Portugal

t 21 324 41 70 | f 21 324 41 71
info@antigona.pt
www.antigona.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...