Nosso comentário:
Assiste-se actualmente a uma espécie de caos na União Europeia. Basta para tal confirmar as declarações sobre a actual situação grega, quase em simultâneo, de Hollande, por um lado, e dos responsáveis máximos da Alemanha, por outro.
São afirmações contraditórias. Como contraditórias são as afirmações do FMI, do BCE (Banco Central Europeu) entre muitas outras.
Pode afirmar-se que esta "União" entrou numa espécie de jogo. Só que me parece um jogo perigoso, atendendo aos antecedentes dos países que a integram.
Disse e repito que me afirmo como um europeísta convicto, desde que o projecto começou a ter pernas para andar.
Corri com a família à fronteira da vizinha Espanha, para celebrar o primeiro dia em que foi possível atravessar a dita fronteira que finalmente se abrira, sem polícia, sem passaporte, sem medo.
Por tudo isso e mais alguma coisa, custa-me ver uma "União", mesmo que invocadas razões candentes e difíceis, incapaz de solucionar por si os seus problemas.
Custa-me sobretudo ver os "europeus" outra vez divididos, de costas voltadas, sem conseguirem, de uma forma consistente, prosseguir com o projecto europeu.
É uma Europa sem solidariedade, uma Europa metida novamente nos seus nacionalismos toscos e mesquinhos (tipo a ver quem é que tem a pilinha maior) mais nada.
Onde está a Europa das Pessoas? onde está a Europa da solidariedade? onde estão os ideais que a fundaram? de paz, de convergência, de livre circulação de mercadorias e bens. num espaço amplo e unido? uma Europa capaz de ser igual para todos os povos que aqui nasceram?
Onde está a Europa onde eu nasci e a que queria pertencer de pleno direito?
PS. Resta aguardar as cenas dos próximos capítulos, pode ser que a minha ida recente a Hamburgo (Alemanha) dê sorte e faça renascer algum bom senso nessa grande nação e em todas as outras igualmente grandes a ela ligadas por uma União: A União Europeia
Deixo mais uma das minhas fotos tiradas em Hamburgo, na circunstância o grande lago Alster, dentro da cidade.
Fiquem bem,
António Esperança Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário