Nosso comentário:
Numa altura em que as chuvas torrenciais e outras intempéries se fazem sentir um pouco por todo o mundo, designadamente algumas regiões da América do Sul, vêm mesmo a propósito umas palavrinhas sobre o Rio Grande do Sul (Brasil).
Recebi via e-mail umas notas simples em formato de texto, mas suficientemente evocativas desse Estado Brasileiro que, para quem não sabe, é especialmente admirado pela sua riqueza cultural.
Para além de uma cozinha riquíssima, o seu povo é também admirado em política pelos seus sentimentos de igualdade e liberdade.
Hoje as notas que apresento e que recebi em formato de texto, referem uma das múltiplas tradições gaúchas:
Trata-se de um mate amargo (sem açúcar) que tem propriedades desintoxicantes, o que assume particular relevância nestas paragens já que a alimentação do Rio Grande do Sul assenta fundamentalmente no consumo de carne.
A tradição do Chimarrão é muito antiga, numa cozinha (a gaúcha) que conta por mais de uma centena de pratos típicos.
O Chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerado "erva do diabo" pelos padres jesuítas das reduções do Guairá.
A partir do século XVII, no entanto, os mesmos mudaram sua atitude para com a bebida e passaram a incentivar seu uso com o objetivo de afastar a população local do consumo de bebidas alcoólicas.
Análises e estudos sobre a erva-mate têm revelado uma composição que identifica diversas propriedades benéficas ao ser humano, pois estão contidos, nas folhas da erva-mate, alcaloides (cafeína, teofilina, teobromina, etc.),
O consumo da erva-mate está relacionado também ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insónia e irritabilidade (apenas pessoas sensíveis aos estimulantes contidos na erva-mate podem sofrer algum efeito colateral). A erva também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo medular. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão sendo diurética e laxativa. É considerada ainda um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções cardíacas e respiratórias, além de exercer importante papel na regeneração celular.
Desejo um excelente Ano Novo,
António Esperança Pereira