Nosso comentário:
Vi esta imagem no site da Winkal.com.
Ao vê-la sugeriu-me, por associação de ideias, que Portugal e os portugueses de hoje refletem um pouco o seu simbolismo.
Portugal amarrado.
Portugal em completa inércia perante um facto consumado: os ditames de forças estrangeiras que, em colaboração com alguns nacionais, nos fazem sentir ameaçados se bulirmos do lugar onde estamos, do sítio onde nos puseram.
A obrigação de cumprir, tal como a besta da foto, impede-nos de ver que temos toda a liberdade do mundo se nos libertarmos, se quisermos.
Tal como o animal, talvez nos mantenhamos atados de mãos e braços, apenas pelo medo que causa o risco que é ser livre. Vencer as amarras, não ter medo da falta da côdea com que o dono nos controla.
Portugal neste preciso momento é esta imagem.
Uma besta com dono que a pôs atada a uma ameaça velada e invisível mas suficiente para a controlar quietinha e sem fazer ondas.
Repare-se na foto: o bicho, não tem noção das possibilidades que tem se sair de onde está.
Não tem noção de que a amarra que o prende não vale coisíssima nenhuma, quando comparada ao livre arbítrio, ao espaço imenso que o espera se em vez de parado, aguardando docilmente que alguém lhe dê uma côdea, enfrentar por si próprio a busca de alimento, o prado cheio de pasto, a aventura, o desafio, a felicidade.
Com esta "metáfora" vos deixo, com os desejos de um Bom Fim de Semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário