A Câmara Municipal de Lisboa vai criar 95 quilómetros de ciclovias 'pop up' até ao final de 2021 e comparticipa a partir desta quarta-feira a aquisição de bicicletas em qualquer loja da capital, anunciou o presidente da câmara.
Numa conferência de imprensa para apresentar medidas de promoção da mobilidade ativa e de transformação do espaço público, Fernando Medina (PS) explicou que se trata de uma rede ciclável estruturante que ligará "os principais pontos da cidade" e cobre "os grandes eixos de deslocação".
De acordo com o presidente da câmara, trata-se de um "sistema de criação muito rápida e acelerada desta rede, que poderá transformar-se em definitiva, se ela vingar, for utilizada e for adequada".
Notando que neste momento a capital tem 105 quilómetros de ciclovias, Medina adiantou que o objetivo do município é ter mais 26 quilómetros até julho, mais 30 até setembro e até ao primeiro trimestre do próximo ano criar outros 20,5 quilómetros. Até ao final de 2021, a câmara estima ter um total de 200 quilómetros de ciclovia na capital. O chefe do executivo municipal não precisou, porém, o valor do investimento, explicando que será de baixo custo uma vez que são ciclovias criadas sobretudo com a instalação de pilaretes nas vias.
O presidente da câmara salientou que esta rede ciclável, composta por ciclovias segregadas e seguras, será depois avaliada consoante as reações dos utentes e dos ciclistas.
"Podemos adaptar o desenho de algumas, adaptar o desenho de outras, criando novas que aqui não estão colocadas ou então avançando para soluções mais definitivas que protejam ainda melhor e que qualifiquem ainda melhor as novas ciclovias criadas", acrescentou.
O plano de criação de ciclovias até julho contempla as avenidas da Índia, Pádua, Cidade de Luanda, Almirante Reis, 24 de Julho, Liberdade e Uruguai, além de outras que foram construídas recentemente. Até setembro, haverá novas ciclovias nas avenidas de Roma, Marechal Gomes da Costa, Ceuta, Conde Almoster, Lusíada, Berna, José Malhoa e Descobertas.
Posteriormente, até ao fim do primeiro trimestre do próximo ano as avenidas Gago Coutinho, Restelo, Torre de Belém, Álvaro Pais, Carlos Paredes e Helena Vieira da Silva também terão ciclovias 'pop up'.
Haverão ainda outras ciclovias a serem construídas no ano de 2021, que farão a autarquia chegar aos 200 quilómetros de rede ciclável anunciados, mas cujos locais não foram adiantados hoje pelo presidente da autarquia.
Fiquem bem, sigam as regras da Direção-Geral de Saúde
Sem comentários:
Enviar um comentário