quarta-feira, junho 17, 2020

Afinal o grande "milagre inglês" não o é.


Breve nota do autor do blog:


Devo dizer que fiquei excitadíssimo com a notícia que circulava sobre um medicamento inglês. Mais excitado fiquei quando dei com o Primeiro Ministro inglês a colaborar na sua promoção. Quis saber do que se tratava, perguntei logo a familiares e amigos que estavam mais ou menos como eu: curiosos e esperançados na sua eficácia para tratar a COVID19.
Eis senão quando venho à Internet e televisão e vejo a DGS afirmar que tal medicamento já está em uso em Portugal faz anos.
Aí eu afinei.
Escusado será dizer que tive que tirar umas palavrinhas da Internet para documentar o que digo. Estas palavrinhas podem ser lidas abaixo de uma forma resumida.
Não sei se estarei certo ou não, mas parece-me que a grande "descoberta inglesa" afinal não é novidade nenhuma. Não passa de um medicamento de venda em farmácia, pelos vistos com utilização normal de há anos a esta parte no nosso país.
Claro que o "ser vulgar" não tira mérito à tal "dexametasona". Só que, ante a propaganda montada a respeito do medicamento, a realidade não tem nada a ver com a propaganda.
Não é um medicamento eficaz 100%, bem longe disso, mas mais um que ajuda a tratar inflamações. Isto, dito assim com a minha linguagem de leigo na matéria.
Claro que eu preferia que a presença do Primeiro Ministro numa espécie de "lançamento milagroso" fosse a cura da COVID19.
Mas afinal não é!


Dexametasona


A dexametasona é um medicamento pertencente à classe dos corticosteroides, atuando no controle da velocidade de síntese de proteínas. O efeito principal deste medicamento é a profunda alteração promovida na resposta imunolinfocitária, devido à ação anti-inflamatória e imunossupressora, podendo prevenir ou suprimir processos inflamatórios de várias naturezas, ou seja, é considerado também um medicamento de ação anti-inflamatória.
Dexametasona em comprimidos ou elixir é indicado para o tratamento de alergias e inflamações e para o tratamento de sintomas de vários tipos de doenças, como problemas reumáticos e artríticos, de pele, nos olhos, glandulares, pulmonares, sanguíneos e gastrintestinais, em adultos e crianças.
Além disso, Dexametasona é indicada para o tratamento de qualquer doenças que responda ao tratamento com corticoides.

Fiquem bem, sigam as regras da Direção-Geral de Saúde

De-Dentro-De-Nos-Compilacao-de-Poemas://www.bubok.pt/livros/120

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...