segunda-feira, novembro 12, 2018

Quando beber café segundo a ciência



Consumir café imediatamente após acordar pode fazer com que sinta nervoso e agitado pouco tempo depois de o beber, e extremamente cansado nas horas que se seguem.
“Limite a ingestão de café quando acorda”, alerta a dietista registada e autora Laura Cipullo ao canal de televisão norte-americano CNBC.
Ao acordar o corpo produz elevadas quantidades de cortisol, também conhecida por hormona do stress, que por sua vez deixa os indivíduos em estado de alerta e de ansiedade.
Ao adicionar cafeína, substância que aumenta os índices de cortisol naquelas pessoas que já estão stressadas ou que ainda assim se encontram relaxadas, poderá ocorrer em ambas as situações uma sobreprodução de cortisol.
“Beba café na altura em que o organismo esteja a produzir menos cortisol, cerca de três a quatro horas após acordar”, recomenda Cipullo.
Por outras palavras, se se levanta entre as seis e as oito da manhã, consuma o seu café entre as nove e as onze.

Hora limite
De acordo com múltiplos estudos, não deve jamais beber café no final da tarde ou à noite.
A cafeína pode interferir com a boa qualidade do sono até seis horas após o seu consumo, provocando uma hora ou mais de insónias.
Como tal se pretende começar a relaxar e deitar-se por volta das 21 horas, então beber café após as 15 horas é uma péssima ideia. Aliás, alguns especialistas recomendam que pare de beber café tão cedo quanto as 14 horas.
Se ainda assim necessitar de um estímulo de cafeína a meio da tarde, então opte por beber chá preto, que contém cerca de metade da cafeína presente no café ou no chá verde, que tem um terço da quantidade.
E não se esqueça de beber água, evitando assim sentir-se letárgico e desidratado. Para além deste líquido não apresentar qualquer ameaça à sua rotina de descanso noturno.
Fiquem bem,



António Esperança Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...