Comemos mal. Comemos muito e bebemos demasiado (álcool e bebidas açucaradas). E exageramos na gordura, no açúcar e no sal. Todos ingredientes abundantes em muitos dos alimentos embalados que compramos, dos salgados às bolachas. E os problemas começam quando nos esquecemos daqueles que deviam ser a principal opção: cereais integrais, fruta e vegetais.
Portugal é um dos países da Europa que apresenta uma maior taxa de mortalidade provocada por acidente vascular cerebral, sendo a hipertensão arterial um dos fatores de risco mais relevantes.
Sugestões para reduzir o sal à mesa
- Diminua gradualmente a quantidade de sal na confeção das refeições e elimine o saleiro à mesa.
- Tenha atenção aos produtos industriais: pré-congelados, enlatados, produtos de salsicharia, charcutaria e fumados, queijos, refeições embaladas, molhos, batatas fritas de pacote, aperitivos, sempre muito ricos em sódio.
- Leia cuidadosamente os rótulos dos alimentos, compare e opte por aqueles que contêm menor quantidade de sódio (Na).
- Substitua o sal por ervas aromáticas (salsa, hortelã, coentros, orégãos, tomilho, alecrim…), especiarias (pimenta, colorau/pimentão, açafrão, noz-moscada, caril…) e sumo de limão.
Sugestões para reduzir o açúcar
- Evite o consumo de açúcar, nomeadamente no leite, chá ou café. Modere os refrigerantes, doces, bolos, chocolate e rebuçados. E se abusar (porque é festa) faça uma caminhada com o dobro do tempo.
- Reduza a quantidade de açúcar nas receitas que o empregam.
- Habitue-se ao sabor natural dos alimentos e das bebidas, e se usar substitutos do açúcar ("adoçantes"), varie a marca para evitar o excesso de qualquer um deles - sacarina, aspartame, ciclamato e outros.
- Dê preferência à água e evite bebidas com açúcar adicionado.
- Evite o consumo de guloseimas (gomas, rebuçados, chocolates...).
- À sobremesa opte por uma peça de fruta.
- Consuma lanches saudáveis.
- Leia os rótulos dos alimentos e opte por produtos com menor teor de açúcares.
- Dê preferência a bolos secos, evitando os que apresentam coberturas e recheio de cremes.
António Esperança Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário