segunda-feira, novembro 26, 2018

Segredos para uma vida mais organizada


Para se ter um estilo de vida mais organizado não é preciso definir todas as tarefas e afazeres com régua e esquadro. O rigor faz parte desta forma de estar, assim como a flexibilidade, que tende a ser maior quanto maior for a organização.
Adotar alguns hábitos diários que permitam encontrar o equilíbrio entre a organização pessoal e profissional é fundamental, assim como banir todo e qualquer motivo ou situação que possa causar confusão, stress ou irritação.
O site Pure Wow listou os cinco segredos mais eficazes e certeiros que podem ser colocados em prática a qualquer momento.

1. Ter sensibilidade para a arrumação, seja em que sítio for. As pessoas mais organizadas tendem a querer tudo no sítio e quando dizemos tudo, queremos dizer mesmo tudo, desde o ambiente de trabalho do PC, as aplicações do smartphone, as mensagens na caixa de e-mail, os papéis na secretária, os porta-documentos no armário, etc. É importante que as pessoas olhem para os espaços como um mote de arrumação, de forma que cada "canto" seja destinado a algo.

2. Arranjar tempo para planear. A organização vive do planeamento e as pessoas que valorizam o controle de tudo o que depende delas tendem a arranjar sempre tempo para planear, incluindo na rotina diária ou semanal um espacinho para planear as refeições, para planear as férias, as idas ao supermercado, ao ginásio, etc.

3. Ter sempre uma lista de afazeres por perto. Pode parecer obsessão, mas não é. Anotar tudo o que é para fazer, especialmente as tarefas mais urgentes, é meio caminho andado para evitar o caos.

4. Apostar nos lembretes ou aplicações móveis, para que nada escape.

5. Saber dizer não. Aqui, reside a importância de dizer não às tarefas que são menos importantes ou até mesmo desnecessárias.

António Esperança Pereira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...