domingo, abril 30, 2017

Alternativas saudáveis ao Ginásio


Nota do autor do blog:

Agora que o tempo melhorou, as temperaturas ficam mais convidativas a certas atividades ao ar livre. Por isso mesmo e, porque sei que muitos são os amantes de atividades ao ar livre, retirei da Internet algumas dicas que podem ser, para algumas pessoas, uma boa alternativa aos exercícios em espaços fechados, designadamente "Ginásios".
Mais dicas poderiam ser dadas. Todavia, e porque cada pessoa é diferente, as que abaixo se indicam já servem para despoletar uma qualquer atividade ou ideia adiada.
Há que sair do marasmo e, se em alguma coisa há unanimidade entre os agentes relacionados com a saúde e bem-estar, essa "coisa" chama-se "exercício físico".

Fiquem bem

António Esperança Pereira




Alternativas saudáveis para quem não treina:


Jardinagem
Se gosta de estar em contacto com a natureza aproveite para jardinar. Não só irá queimar calorias como beneficiar do bem-estar que a natureza nos proporciona. Irá exercer os seus abdominais, costas e glúteos.
Utilize bicicleta
Vá para o trabalho de bicicleta. Sentir-se-á mais tonificado uma vez que andar de bicicleta é ótimo para exercitar o core, particularmente os abdominais e pernas. Tenha apenas em atenção escolher rotas com menos tráfego e paragens de modo a salvaguardar a sua segurança. 
Caminhe enquanto fala
Sempre que estiver ao telefone aproveite para dar alguns passos. Assim irá queimar calorias de forma descontraída.
Jogue
Se gosta de jogar aproveite as novas tecnologias para se divertir e exercitar o corpo ao mesmo tempo. Experimente jogos tais como ténis e dança, estará a queimar inúmeras calorias no conforto da sua casa e em plena diversão.
Brinque com os seus filhos
Ao brincar com os seus filhos estará não só a passar bons momentos com eles como também exercer os seus braços, costas e pernas. Corra, agarre-os e faça agachamentos.
Dance
Se gosta de dançar aproveite para queimar calorias em festas, discotecas ou simplesmente em casa. É uma ótima forma de movimentar todas as partes do seu corpo. Sabia que dançar é um treino mais eficaz que a corrida?
Prefira as escadas
Escolha as escadas em vez do elevador. Esta simples escolha cria um grande impacto na sua resistência e saúde ao tonificar as pernas, glúteos, quadril e core.  
Lave o seu carro
Ame o seu carro ao ponto do lavar por si próprio. Aproveite o momento para fazer alguns agachamentos. Resultado? Pernas e abdominais a serem exercitados!
Passeie o seu animal de estimação
Existe mais do que uma razão para os cães serem o melhor amigo do Homem. Pense nas calorias que gasta quando está a passear o seu animal de estimação ou quando estão a brincar. Um bom truque é dar ao seu cão o controlo da velocidade enquanto caminham, assim estará a fortalecer os seus braços e pernas. É uma relação win-win! 
Limpe a sua casa
Limpe a sua casa. Não só estará a poupar dinheiro ao fazê-lo por si próprio como irá praticar uma enorme diversidade de movimentos e queimar inúmeras calorias.
Utilize transportes públicos
Se possível utilize transportes públicos ao invés de veículo próprio. Andar de transportes públicos implica uma série de movimentações nas estações que poderão ser uma ótima alternativa ao ginásio.
Ande ao ar livre
Planeie com os seus familiares e amigos caminhadas ao ar livre ou faça um simples passeio. Não só aproveitará para passar bons momentos com quem mais gosta como se sentirá mais saudável.

quinta-feira, abril 27, 2017

Celeste Martins Caeiro e o 25 de Abril


Celeste Martins Caeiro foi a mulher que, no dia 25 de Abril de 1974, distribuiu cravos pelos militares.

A mulher que, no dia 25 de Abril de 1974, distribuiu cravos pelos militares.

Em 1974, um grupo de oficiais portugueses, reunido no Movimento das Forças Armadas, lançava a vasta operação de derrube da ditadura de 48 anos. Dirigido, na maioria, por jovens capitães, o golpe, que ficou conhecido por A Revolução dos Cravos, derrubou o regime de Marcello Caetano, pôs fim à guerra colonial, abriu caminho ao desenvolvimento económico e social e à estrutura do Estado democrático. (LUSA)
Quanto à origem do cravo vermelho, pode afirmar-se que tem duas explicações:
Em primeiro lugar, convém ter presente que o cravo vermelho era, à data, talvez a flor mais barata e popular.
Ora acontece que, nesse dia, 25 de Abril de 1974, havia um restaurante na Rua Braamcamp, em Lisboa, que celebrava o seu primeiro aniversário. O proprietário comprara cravos vermelhos – a tal flor que juntava o barato e o popular – para oferecer nesse dia às clientes. Como houve a ação militar, o restaurante não funcionou e o proprietário disse aos seus trabalhadores que podiam levar os cravos com eles.
Uma das trabalhadoras, chamada Celeste, decidiu levar um molho de cravos para casa. Ao começar a descer a Avenida da Liberdade, deparou com a população a oferecer bebidas, sandes, tabaco, aos soldados que ali estavam ou passavam. Tomou, então, a iniciativa de lhes oferecer os cravos, dizendo “desculpem, mas não tenho mais nada para vos oferecer”.
Os soldados recebiam os cravos e, não sabendo onde os colocar, decidiram enfiá-los nos canos das espingardas.
Outra explicação, certamente coincidente:
No Rossio, havia várias vendedeiras de flores que, quando os militares aí passaram, vindos do Terreiro do paço, os vitoriaram e lhes ofereceram as flores que estavam a vender, nomeadamente as tais mais baratas e populares, os já referidos cravos vermelhos.
O resto foi igual: os militares colocaram-nos na “boca” das espingardas. E assim nasceu um dos principais, senão mesmo o principal símbolo da Revolução dos Cravos, o cravo vermelho.
Que, no dia 26 de abril, é já a flor (também porque era barata e popular) que os familiares e amigos dos presos políticos lhes levaram a Caxias e lhes ofereceram, quando da sua libertação. Que eles, de imediato, oferecem aos militares que ali estão, que os recebem e colocam nas espingardas. Curiosamente, dir-lhe-ei que, mais tarde, descobrimos que na crise vivida em Lisboa entre 1383 e 1385, o símbolo do povo da capital, que esteve na base da derrota infligida aos castelhanos, foi um cravo branco.
Vasco Lourenço

terça-feira, abril 25, 2017

Poema meu evocativo do 25 de Abril 1974


Nota do autor do blog:

Hoje é o dia 25 de Abril de 2017.
Faz anos que aconteceu a chamada revolução dos cravos.
Com ela chegara finalmente ao Portugal de 1974 o grito LIBERDADE. Liberdade que mudou este país arcaico, empobrecido, isolado, amordaçado.
Era o fim de uma ditadura longa, longa!
Merece ser sempre evocado e comemorado. Para que não se esqueça o "ANTES", para que se festeje o DEPOIS.
Não esqueçamos as portas que Abril abriu.
Digo isto porque há que estar atentos e vigilantes aos sinais preocupantes que chegam de diversos quadrantes do nosso querido planeta.
Atenção aos "ditadores". Eles andam outra vez por aí.
Deixo-lhes um poema "Antes e depois" que consta da minha coletânea de poemas que dá pelo nome "Portugal periférico ou...o centro do mundo?"

Fiquem bem

António Esperança Pereira




Antes e depois

Dias longos nostalgia
espelhada em cada rosto português
uma amargura que ainda hoje se vê
nos filhos dos filhos daquele tempo
que na flor da idade
iam para a guerra longe
sem saberem bem para onde
nem para quê

o horizonte europeu fronteira de Castela
estava bem fechado
ninguém saía nem entrava
pides guardas fiscais carabineiros
cerravam bem fileiras
disparando sobre quaisquer aventureiros
num Portugal amordaçado
sem liberdade nem pão nem educação

país arcaico empobrecido analfabeto
que sem tostão nem ganha pão
clandestinamente emigrava
fugir era o sonho ficar o pesadelo

na nossa própria casa aprisionados
na nossa própria casa condenados
degredo guerra pensamento censurado
um país grande em história
por décadas adiado

bravo foi o grito que soou
o sonho que chegou
“25 de Abril de 1974”
o meu país em festa
pontapé na guerra chuto nas masmorras
Portugal livre nas palavras
meu país velhinho a nascer de novo
os cravos eram as flores
a liberdade a esperança nova

Portugal respirava cantava renascia

a Europa aplaudia o mundo ansiava
o colonialismo acabava

hoje evocando aquela data
só lamento
o tempo perdido
as vidas ceifadas
a Pátria adiada para nada!


domingo, abril 23, 2017

Portugal e a China com voo direto


Nota do autor do blog:

Estive, antes de vir para aqui, a seguir os resultados das "primárias" das eleições francesas.
Parece que "a coisa" está feia já que a Sr.ª Marine le Pen (Extrema-direita) conseguiu atingir a 2.ª volta das presidenciais.
Como concorrente para a decisiva cartada rumo à Presidência da França, a dita senhora, terá pela frente o Sr. Emanuel Macron. Ou seja, uma nacionalista contra um europeísta.
Comentaristas e entendidos na matéria afirmam que é desejável que o "jovem Macron" consiga derrotar o "perigo antieuropeu e ultra nacionalista" chamado Marine le Pen.
Caso tal não aconteça, estaremos perante uma aventura perigosa, fora do baralho, uma espécie de fenómeno "Trump" aqui na Europa.
Seja como for, há que ser otimista e acreditar que as coisas correrão pelo melhor.
Eleições francesas à parte, aproveito para dar hoje relevo a uma notícia que li e que me pareceu bem interessante para Portugal.
Façam o favor de conferir abaixo.

Fiquem bem

António Esperança Pereira




Voo direto entre China e Portugal arranca a 26 de julho

Pequim, 18 abr (Lusa) – A ligação aérea direta entre a China e Portugal arranca a 26 de julho deste ano, anunciou hoje a companhia aérea Beijing Capital Airlines, coincidindo com os esforços de Portugal para atrair mais turistas chineses.
O voo terá três frequências por semana – quarta-feira, sexta-feira e domingo – entre a cidade de Hangzhou, na costa leste da China, e Lisboa, com paragem em Pequim, avançou à agência Lusa o departamento de marketing da companhia aérea chinesa.
A Beijing Capital Airlines quer iniciar uma quarta frequência, mas esta não foi ainda aprovada pelo ministério da Aviação chinês, disse a mesma fonte.
O voo entre a China e Portugal será feito pelo modelo 330-200 da Airbus, uma das maiores aeronaves comerciais de passageiros da construtora europeia, com capacidade para 475 passageiros.
A Beijing Capital Airlines é uma das subsidiárias do grupo chinês HNA, acionista da TAP através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul.
A Ctrip, o principal motor chinês de pesquisa de viagens, já incluía hoje o voo nos resultados, com o preço de ida e volta fixado em 6.400 yuan (870 euros).
Nos últimos três anos, o número de turistas chineses que visitaram Portugal triplicou, para 183.000, e deverá aumentar “exponencialmente” com a abertura da ligação direta, afirmou no início deste mês a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
“Os chineses que chegam a Portugal são sempre canalizados através de outra porta na Europa, nomeadamente através de Espanha (…), o que leva a que passem poucas noites em Portugal”, disse à Lusa, em Pequim, Mendes Godinho, afirmando que o grande objetivo é “inverter essa tendência”.
A China é já o maior emissor mundial de turistas e, segundo estatísticas oficiais, 135,1 milhões de chineses viajaram para fora da China continental, em 2016, num aumento de 12,5% em relação ao ano anterior.
O crescente poder de compra e maior facilidade em obter o visto para muitos países explicam o rápido aumento do número de turistas chineses.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo, os chineses são também os turistas que mais gastam: só no ano passado deixaram 246 mil milhões de euros além-fronteiras.
A acompanhar este fluxo crescente, o Turismo de Portugal tem, desde 2014, uma representação permanente em Xangai, a “capital” económica da China.
Portugal conta também com nove centros de emissão de vistos no país asiático, distribuídos pelas cidades de Pequim, Xangai, Hangzhou, Nanjing, Chengdu, Shenyang, Wuhan, Fuzhou, Cantão (Guangzhou).

quinta-feira, abril 20, 2017

Cavacas de Pinhel com poema!


Nota do autor do blog:

À pala de um almoço havido entre amigos nascidos em terras de Pinhel, divulgo hoje as famosas Cavacas de Pinhel.
Há que dizer, antes de tudo, que estas "cavacas" são do melhor que há em doçaria conventual.
São realmente uma delícia, especialmente quando acompanhadas com vinho tinto de Pinhel ou vinho do Porto.
São feitas com base numa receita com centenas de anos que pertenceu às freiras Clarissas que residiram na cidade de Pinhel.
Já agora fica a receita:
Ovos, farinha, açúcar e um preparado que é "segredo".
Cada fornada leva mais de duas horas...
As cavacas podem ser consumidas por qualquer criança, pois não têm fermentos nem aditivos.
Pode dizer-se que elas são, com o vinho de Pinhel, as grandes especialidades da Cidade Falcão.

Nota: Ainda à pala do almoço havido, saiu poema, que publico abaixo.


Fiquem bem

António Esperança Pereira






Eterna amizade



Talvez um dia escreva meu amigo
O poema de existir visto de nós
Flores e dores que ambos sentimos
O fel e o mel que ambos vimos

Por ora hoje aqui fica o encontro
Um almoço a dizer presente
Ao tempo de crescer em que nos demos
Ao bem que é ter um amigo

Pode o tempo passar
O céu escurecer
Podem as coisas piorar

Pode até a alma desanimar
Porque há sempre um “mas” a aparecer

Porém…

Serão eternas as palavras partilhadas
As canções a que demos movimento
Os ideais que ficarão no tempo

Ficarão também os olhos que nos viram
Lugares veredas casarios
E neles por eles com eles
Porque gostamos deles…

Ficaremos nós.

terça-feira, abril 18, 2017

A minha Mulher/Feliz aniversário


Sintra meu amor




faz tempo já serra de Sintra meu amor
piquenique de um ontem em que te conheci
um olhar distantemente perto
entre o casario e o trem
que trazem Sintra ao Rossio
e que te trouxeram a mim e a ti

ali começou tudo
entre Sintra e o Rossio
ali te achei companheira por achar
e comecei a seguir o teu andar
Belém Lisboa a outra margem
olhos de Lisboa os teus
num rio que te viu nascer
as marchas populares
os bairros as gaivotas
com o Tejo sempre perto
cacilheiros encontrados
um porto um abrigo
um pai um amigo e tu sempre tu
coração grande e aberto
talvez por isso meu amor tu foste cais
e pousei em ti
meiga bela e boa
MULHER
abençoada Lisboa/mulher
que me deu tanto
e quem recebe tanto tem que ser grato
sou pouco o que te dou
pequeno
Sintra Rossio
Belém a outra margem
mulher estou aqui


segunda-feira, abril 17, 2017

Lisboa em duas rodas




Depois de um tempo de Páscoa em que muita coisa do dia a dia normal se altera, hoje pela tardinha foi altura de consagrar mais ou menos hora e meia à bicicleta.
Raramente faço destas andanças em duas rodas motivo de "post" no blog, preferindo remeter tais "façanhas" para as redes sociais, designadamente Facebook.
Hoje, porém, resolvi partilhar também aqui o trajeto que fiz sendo o mesmo desenhado via GPS pelo programa/aplicação "cyclometer".
Trata-se de um percurso citadino com um pouco de tudo. Grande parte do mesmo é feito em ciclovia, todavia, com algumas adaptações, acaba por fazer-se um pouco de terra batida, cross, estrada e até obstáculos. A média de distância percorrida anda pelos 18 Km.
É aquilo que eu considero um bom percurso de manutenção.
Dito isto, e porque os motivos de preocupação levantados pela instabilidade internacional são mais que muitos, aconselho vivamente um pouco de atividade ao ar livre que descontraia e nos tire da "tola" (cabeça) ideias apocalípticas.
Que as "bombas mãe" e as "bombas pai" não se repitam muitas vezes.
Que se opte, isso sim, por atividades saudáveis, que as lideranças mundiais vejam no que se metem, que tentem ser amigas da humanidade, inteligentes e esclarecidas, não o contrário.

Fiquem bem

António Esperança Pereira



quinta-feira, abril 13, 2017

MEO nunca mais


Hoje o post é mais um desabafo pessoal.
Pelo que peço desculpa aos leitores, a todos em geral, mas sobretudo aos residentes no estrangeiro, talvez pouco familiarizados com a realidade que apresento.
Há coisas que custam a engolir, daí que faz melhor desabafar do que guardar cá dentro as palavras caladas e que deveriam ter sido ditas.
A intenção é sobretudo esta:
Apelar aos tementes da justiça, aos que se calam perante prepotências de outros, que o não façam. Talvez ninguém ligue ao que dizemos.
Talvez seja um tempo perdido aquele que dedicamos a causas estéreis que nos dizem logo por perdidas.
Eles são poderosos! eles têm a faca e o queijo na mão!
Sabes bem que eles têm sempre trunfos na manga nem que seja um qualquer parágrafo naqueles contratos com letras minúsculas que ninguém consegue ler! Eles isto mais aquilo.
E nós acenamos com a cabeça, cabisbaixos, de certa maneira concordando com o que nos dizem, de certa maneira também desistindo de dizer de nossa justiça.
Damos meia volta e deixamos a prepotência dos outros continuar. Esta é a verdade.
Daí eu hoje, na qualidade de cidadão pagante e consumista, através do meu blog, do qual pago domínio à Google, querer alertar para uma ocorrência havida comigo no domínio das telecomunicações.
Exatamente com a empresa MEO, uma das fornecedoras de pacotes de televisão, telemóveis, telefones, internet, etc...em Portugal.
Vou tentar ser breve.
Recordo que isto não passa de um desabafo, mas um desabafo sério e consciente.
No dia 18 de Novembro de 2016 deixei de ser cliente da MEO, quando assinei contrato de adesão com outra empresa sua concorrente.
Tudo parecia claro, existe no nosso país liberalização de mercado no setor, e eu nem sequer estava "fidelizado" nessa data á dita "MEO".
Assinei a minha proposta de adesão à outra empresa e lá vim eu para casa cuidando que tinha feito o que queria de uma forma escorreita.
Pois não é que se segue um período de telefonemas por parte da MEO a dizerem-me isto mais aquilo, ou seja a tentarem o tudo por tudo para que eu permanecesse na empresa!
Eu em todos os telefonemas retorquia: "Mas eu já lhe disse (para o funcionário de serviço) neste momento vou fazer uma nova experiência por tal e tal motivo pelo que já assinei por outra empresa. E repeti isto à exaustão.
Não me largavam.
O tempo passou, continuaram a enviar faturas, eu já sem o serviço ativo, um ou outro telefonema, e um belo dia, uma carta de uma senhora advogada do Porto (eu moro em Lisboa...) do tipo "ou pagas ou vais para tribunal".
E o cidadão pagante como não quer chatices, como acha que estas coisas dão muito trabalho, como acha que nunca terá razão perante os "poderosos", toca a pagar.
Cumpridor como sou, temente da justiça também, fui logo transferir a importância que a senhora advogada do Porto, a mando da MEO, me indicava com as ameaças habituais.
Acreditem que até estava resolvido a não escrever estas palavras no blog, para não me chatear, ou a comunicar a prepotência que é pagar um serviço que não tinha à "DECO" (Defesa do Consumidor) de que sou sócio.
Hoje porém, Quinta-feira santa, aparece-me uma carta da MEO com mais uma "boa nova": uma "despezita" de €60,53 que, segundo eles era anterior à fatura apresentada pela Senhora advogada do Porto.
Saltou-me a tampa. Tive de fazer algo, que mais não seja denunciar o sucedido. É o que estou a fazer, por ora no blog.
Em conclusão, e para não os aborrecer:
Eu vou pagar um serviço que não tive, uma despesa que não fiz, porque ir para tribunal dá muito trabalho, acarreta despesas se calhar superiores à conta indevida que me apresentam, mas algo nisto está muito errado, lá isso está.
Termino perguntando:
Quantos incautos como eu, pessoas de boa fé, estarão a encher indevidamente os cofres de empresas que de boa fé nada têm?

Fiquem bem

António Esperança Pereira







Olha o passarinho


Nota do autor do blog:

Não sei porquê, as guerras atuais com bombardeamentos de arrepiar, onde morrem mesmo muitas crianças, fizeram-me escolher este pequeno texto que tinha algures por aqui.
Também tem que ver com crianças, só que no texto, em vez de serem alvo de bombardeamentos, as crianças são alvo de inofensivas máquinas fotográficas.
Tratava-se então de máquinas que, ao invés de matarem, bem pelo contrário, eram belos engenhos de descoberta e progresso do homem.
Com elas, máquinas fotográficas, após a sua invenção, no início do séc. XX, passava a ser possível tirar belas fotografias.  
Seria uma nova arte que nascia: A FOTOGRAFIA.

Fiquem bem

António Esperança Pereira






PS. Deixo o pequeno texto:

Olha o passarinho

Durante os primeiros anos após a invenção da máquina fotográfica (inicio do séc. XX) era necessário que as pessoas ficassem durante alguns minutos olhando fixamente para a lente da câmara, devido ao tempo que se gastava a fixar a imagem.
Para que as pessoas e principalmente as crianças ficassem quietas, os fotógrafos colocavam uma gaiola com passarinhos em cima da máquina e diziam várias vezes:
"OLHA O PASSARINHO"
e assim ficava a foto bem focada....



segunda-feira, abril 10, 2017

Comer com os olhos


Nota do autor do blog:

Agradeço a gentileza de quem me enviou as "Expressões populares" que se seguem, apontando a origem e significado das mesmas.
Esse alguém sabe que sou fã de tais expressões, utilizadas comumente na Língua Portuguesa.
Muitos de nós as usamos automaticamente sem termos a noção de como elas apareceram e foram introduzidas no dia a dia da nossa linguagem.
Daí eu achar muito interessante ir até à origem de alguns termos e expressões, para verificarmos na prática como uma língua viva, como é o Português, se vai enriquecendo e valorizando no tempo.
Qual rio, que engrossa o seu caudal, ao receber as águas dos inúmeros afluentes que nele desaguam pelo caminho.
Fiquem bem




António Esperança Pereira




"Comer com os olhos"

Na Roma antiga, nas cerimónias religiosas fúnebres, era oferecido um banquete aos deuses, em que ninguém tocava na comida...
Apenas olhavam "Comendo com os olhos"...

"De pequenino é que se torce o pepino"

Os agricultores que cultivam pepinos precisam de dar a melhor forma a estas plantas.
Retiram uns" olhinhos "para que os pepinos se desenvolvam. Se não for feita esta pequena poda, os pepinos não crescem da melhor maneira porque criam ramos e adquirem um gosto desagradável.
Assim como é preciso dar a melhor forma aos  pepinos, também é preciso moldar o carácter das crianças o mais cedo possível...

"Estar com a corda toda"

Antigamente os brinquedos que possuíam movimento eram acionados torcendo um mecanismo em forma de mola ou elástico, que ao ser distendido, fazia  o brinquedo mexer...Esses mecanismos chamavam-se "corda"...
Quando se dava a corda toda num brinquedo ele movia-se mais depressa....Daí a origem da expressão" Estar com a corda toda"

sábado, abril 08, 2017

Língua Portuguesa de vento em popa...


Nota do autor do blog:

Num mundo cada vez mais isolacionista, ainda bem que a CPLP teima em aprofundar laços entre os países que a integram e também, abrir os braços a outros países.
A CPLP integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Atualmente são observadores associados da CPLP: a Geórgia, Maurícia, Japão, Namíbia, Senegal, Turquia e o Uruguai.
Neste contexto, deixo uma notícia interessante sobre o estado da Língua Portuguesa nesse país da América do Sul que dá pelo nome de Uruguai.
Antigamente os brinquedos que possuíam movimento eram accionados torcendo um mecanismo em forma de mola ou elástico,
que ao ser destendido , fazia  o brinquedo mexer...Esses mecanismos chamavam-se "corda"...
Quando se dava a corda toda num brinquedo ele movia-se mais depressa....Daí a origem da expressão" Estar com a corda toda"
Fiquem bem


António Esperança Pereira



Português é tão falado como o espanhol na fronteira do Uruguai com o Brasil

– A língua portuguesa é tão falada como o espanhol pelos uruguaios que vivem na fronteira com o Brasil e o Governo do Uruguai tem incentivado o ensino da língua portuguesa no país, disse a embaixadora do Uruguai em Lisboa.
“Fala-se tanto o português como o espanhol nos departamentos uruguaios que fazem fronteira com o Brasil”, afirmou em entrevista à Lusa Brígida Scaffo Erviti.
De acordo com a embaixadora, a língua portuguesa já era ensinada nas regiões que fazem fronteira com o Brasil, mesmo antes da criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul), em 1991, ou da inclusão do Uruguai como observador associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2016.
De acordo com Brígida Scaffo, “todas as crianças uruguaias estão familiarizadas com a língua portuguesa”.
“Temos um plano educativo introduzido (em 2007) pelo nosso Presidente (Tabaré Vázquez), ainda no seu primeiro mandato, no qual cada criança no ensino público recebe um computador portátil, possibilitando o aprendizado do português e do inglês”, disse.
Tabaré Vázquez exerceu o primeiro mandato entre 2005 e 2010 e assumiu o segundo mandato presidencial em 2015.
A embaixadora referiu ainda que “as crianças têm aulas de português como uma matéria optativa no ensino público uruguaio”.
“O português, juntamente com o inglês, é uma língua muito falada sobretudo pelos jovens que se dedicam ao comércio exterior no Uruguai”, acrescentou a diplomata.
O Uruguai disponibiliza aulas de português em cerca de 80 escolas públicas de ensino básico, sendo a maioria delas em zonas de fronteira com o Brasil, segundo números oficiais do Governo uruguaio.
No ensino secundário, as aulas de português estão disponíveis em Centros de Línguas, onde os adolescentes podem escolher entre português, francês, alemão ou italiano, fora do período de aulas.
Há especialistas em linguística que afirmam que no norte do país, na fronteira com o Brasil, 15% da população fala o que chamam de dialeto português do Uruguai (DPU), sendo considerada uma língua materna, e essa população seria realmente bilíngue.
De acordo com o Governo brasileiro, o Núcleo de Estudos Brasileiros (NEB) de Artigas, criado em 2005, oferece aulas gratuitas de língua portuguesa à comunidade local.
A Inspeção da Educação uruguaia aceita o certificado emitido pelo NEB como habilitação para que professores de espanhol passem a lecionar língua portuguesa nas escolas uruguaias, razão pela qual grande parte dos alunos formados pelo núcleo foi admitida para lecionar português na rede de ensino local.
O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, prosseguiu a diplomata, tem um leitorado de português na Universidade da República, em Montevidéu, além de desenvolver outras atividades, nomeadamente a formação de professores de português no Uruguai.
“Como observador associado da CPLP, queremos seguir os planos e os programas criados para incentivar o ensino do português no Uruguai”, sublinhou ainda a embaixadora.
A CPLP concedeu o estatuto de observador associado ao Uruguai durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo realizada em Brasília, em novembro de 2016.
“Interessa-nos nomeadamente fazer com a CPLP uma triangulação com os países de África. O Uruguai tem muito a oferecer no que toca às tecnologias agrícolas. Somos um país muito avançado nesta área. Pensamos que através da CPLP podemos cooperar com os países os quais Portugal tem muito contacto, inclusive os africanos lusófonos”, indicou ainda.
Sobre a comunidade portuguesa no Uruguai, disse que “não é muito grande, mas os descendentes mantêm as tradições dos antepassados”.
“Há associações de portugueses no país, como a da cidade de San Carlos (localizada no departamento de Maldonado e que fica a cerca de 130 quilómetros da capital, Montevidéu), que foi colonizada por portugueses dos Açores. Estas associações fomentam os vínculos com Portugal, sendo uma comunidade muito bem integrada na sociedade uruguaia”, referiu.
De acordo com o Observatório da Emigração, citando dados do Governo português de 2014, no Uruguai residem cerca de 1.900 pessoas com nacionalidade portuguesa.
A população do Uruguai é de cerca de 3,5 milhões de pessoas, sendo composta maioritariamente por descendentes de imigrantes europeus (quase 90%, sobretudo espanhóis e italianos), além de descendentes dos escravos africanos e pouquíssimos ameríndios.

quinta-feira, abril 06, 2017

Proteja o seu carro de roubos


Nota do autor do blog:

Tem medo que lhe roubem o carro?
Retirei algumas dicas da Internet que irão seguramente ajudá-lo a proteger o seu veículo!
Vale a pena ler tais avisos, vindos de quem sabe, pois se tidos em conta, poderão evitar males maiores.
Mesmo quando parece que são "coisas" que a gente sabe, convém ler. Após a leitura,  como que ficamos alertados e/ou relembrados de "coisas" que estavam semiesquecidas.
O assunto ganha assim um novo foco que pode ser de grande utilidade.

Fiquem bem


António Esperança Pereira



Proteja o seu carro de roubos:

Tranque sempre o carro!

Pode parecer óbvio, mas ficaria surpreendido com a quantidade de pessoas que deixa o carro destrancado. Certifique-se de que a sua chave ou comando tranca todas as portas e feche todas as janelas.

Verifique de novo se trancou o carro

Um bom truque é verificar mais do que uma vez se as portas estão de facto trancadas, não se esqueça do porta-bagagens!

Tenha e use sempre o alarme

Os alarmes modernos são um grande dificultador para os ladrões. Muitos modelos já oferecem este serviço. Caso não seja o caso, faça o upgrade o mais rápido possível.

Segurança nunca é demais

Não tenha medo de ser antiquado no que diz respeito a segurança. Muitas vezes os ladrões preferem os carros mais vulneráveis. Procure sempre melhorar a segurança, pois afinal é o seu dinheiro que está em causa.

Adicione um localizador GPS

Se tem um carro de elevado valor, poderá valer a pena gastar um pouco mais para melhorar a sua segurança. Com o localizador a probabilidade de nunca mais voltar a ver o seu carro é bastante reduzida.

Estacione num local seguro

Pense sempre antes de estacionar. Dê preferência a ruas movimentadas e bem iluminadas; procure estacionamento próximo de cafés, lojas ou qualquer tipo de comércio; evite parar o veículo em ruas sem saída ou mal iluminadas.

Sistemas de bloqueio automático

A tecnologia age cada vez mais a nosso favor e, pelo contrário, dificulta a vida dos ladrões. Assim muitos preferem agir quando o condutor está dentro do veículo. Inúmeras empresas disponibilizam tecnologia de bloqueio automático que tranca todas as portas assim que o carro inicia o percurso.

Nunca fale sobre a duração da permanência do seu carro no local

Nunca é bom revelar  por quanto tempo irá deixar o seu carro sozinho, mesmo quando parado num estacionamento. Isso pode dar vantagem ao bandido, que ficará a saber o tempo que tem.

Não deixe os seus pertences à vista

Telemóveis, bolsas, mochilas, carteira...Qualquer objeto de valor de fácil acesso dentro do seu carro pode fazer a diferença na escolha do assaltante.

Esconda cabos, carregadores e pen drives

Cabos de telemóvel, pen drives ou qualquer outro acessório tecnológico pode dar pistas ao criminoso sobre o que carrega dentro do seu carro. Mesmo que retire o seu smartphone do veículo, não vai querer uma janela quebrada só por causa de um cabo, certo?

Esconda os documentos

Se roubarem o seu carro, não vai querer que o bandido saiba quem é nem onde mora. Além disso, caso o assaltante possua o documento do seu carro, o trabalho da polícia é dificultado.

Mantenha as chaves consigo

Pode ter o melhor alarme, pode estacionar numa rua totalmente movimentada...mas se não cuida das suas chaves do carro, de nada adianta.

Seja esperto

Não esconda as chaves do seu carro dentro de casa. Quando um bandido não encontra o que procura, pode ficar nervoso. E podemos concordar que é melhor perder o carro por algum tempo, do que correr risco de vida, certo?

Fique atento à sua placa

Muitos criminosos clonam placas de carros e usam dados para cometer outros crimes. Fique sempre em alerta em relação a multas e infrações que possam não ter sido cometidas por si ou alguém da sua família. 

Aumente a proteção da sua placa

Muitos criminosos podem tentar roubar a placa para cometer crimes em seu nome. Em alguns países, há placas especiais que quando retiradas do carro, não resistem e quebram. Vale a pena pesquisar!

Considere 'marcar' o seu carro

Outra técnica antiga é marcar no vidro o número da sua placa e/ou chassi. Dessa forma, tem sempre como comprovar a sua versão da história em caso de furto ou roubo.

Desligue o motor

Sair do carro e deixar o motor ligado, mesmo que seja rápido, NUNCA é recomendável. Isso facilita demais o trabalho do assaltante.

Esconda a chave da roda

Existem bandidos especializados em roubos de rodas de carros de luxo, portanto, todo cuidado é pouco. Coloque a sua chave da roda em lugares improváveis.

Estacione na sua garagem

As probabilidades do seu carro ser roubado dentro da sua garagem é infinitamente menor. Não seja preguiçoso e não deixe o seu carro na rua!

Estacione na entrada da garagem

Se não possui uma garagem, ou se na sua casa só cabe um carro; a segunda melhor opção é estacionar em frente á sua garagem.

Considere câmaras na entrada de casa e na garagem

"Sorria, está a ser filmado". As câmaras são sempre inibidoras de crimes.

Mantenha a sua garagem sempre iluminada

Ladrões de carros gostam de trabalhar em ambientes escuros. Então, mais uma vez, dificulte o trabalho dos assaltantes.

Conduza um carro feio

Se todas as nossas dicas falharem, só lhe resta trocar de carro. Compre um bem feio.

terça-feira, abril 04, 2017

Advogadas X Advogados

Nosso comentário:

Há quem esteja convencido de que o facto de os noticiários nos brindarem sobretudo com notícias sensacionalistas, mormente deprimentes, não é por acaso.
Dentro desse sensacionalismo, uma quota parte bem importante de tempo é atribuída a cenas de violência.
Já não faltava a violência dos atentados, dos bombardeamentos aqui e ali com matança farta, outras violências que nem especifico, agora até o futebol nos é apresentado como um cenário de chutos, pontapés, caneladas, joelhadas...eu sei lá.
Triste mesmo!
Em boa verdade se diga que estes cenários apocalípticos divulgados à saciedade pelos média acabam por justificar a multiplicação da violência que se vê por aí.
Os filmes em geral dão uma ajudinha, tiros e ação guerreira não faltam, de modo que também me começo a convencer que todo este cenário negativo, deprimente, violento, repetitivamente dantesco, não acontecerá por acaso.

PS. Para amenizar o meu desabafo, partilho uma anedota bem curtida que me foi enviada via e-mail.


Advogadas X Advogados

Quando Eduardo, um belo e promissor jovem advogado, descobriu que herdaria uma fortuna quando seu pai morresse devido a uma doença terminal, decidiu que era um bom momento para encontrar uma mulher que fosse a sua companheira para a vida fácil que se avizinhava.

Assim, numa determinada noite, ele foi até ao bar da Ordem dos Advogados, onde conheceu uma advogada, a mais bonita que já tinha visto em toda a sua vida. Sua extraordinária beleza, o porte elegante, o corpo curvilíneo, a inteligência, a maneira de falar... deixaram-no sem respiração.

- Eu posso parecer um advogado comum - disse-lhe, enquanto iniciava o diálogo para a conquista da musa - mas, dentro de dois ou três meses, o meu pai vai morrer e eu herdarei 20 milhões de euros.

Impressionada, a bela advogada foi para casa com ele naquela noite.

Três dias depois tornou-se sua madrasta…

domingo, abril 02, 2017

Evolução demográfica da Lusofonia


Nosso comentário:

Retirei hoje dois gráficos interessantes sobre a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa)
Como podem verificar, um desses gráficos, dá uma ideia sobre a evolução demográfica na CPLP de 2010 até 2100.
Outro, refere-se à maior ou menor participação das mulheres na atividade parlamentar entre os diversos países da CPLP.
Não deixa de ser bastante curioso e até surpreendente...
Oxalá apreciem os dados que publico, retirados de informação constante do Boletim do OLP (Observatório da Língua Portuguesa)
Quem desejar recolher e/ou aprofundar dados sobre esta e outras temáticas, poderá fazê-lo no "sítio" do OLP: observalinguaportuguesa.org

Fiquem bem


António Esperança Pereira



Evolução demográfica nos países da CPLP (2010-2100)


Mulheres com assento parlamentar: ranking mundial:

      


Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...