Nosso comentário:
Bom assim por palavras minhas, esta afirmação "vamos ser campeões "em modo de promessa, é do selecionador nacional, Fernando Santos.
Ninguém mais do que eu desejaria uma tal façanha para o nosso país.
Todavia, tenho para mim que Fernando Santos se excedeu nas palavras que proferiu, atendendo a que a prestação da equipa das quinas nos últimos jogos não corresponde a confiança tão exacerbada.
Dito isto, que é o mesmo que dizer "não diz a cara com a careta", só espero que a fé manifestada por Fernando Santos se sobreponha à realidade que nos tem sido dado presenciar.
Se assim for, até passo a acreditar em visões e premonições, mesmo em milagres, especialmente se a nossa seleção se sagrar campeã continuando a jogar ao mesmo nível que tem jogado.
Pessoalmente gosto mais do discurso "passo a passo".
Ou seja, fazer de cada etapa o principal objetivo.
É o "grão a grão enche a galinha o papo", ditado que tanto se usa entre nós.
Aplicado ao europeu de futebol, e já que se trata de enfrentar vários adversários pelo caminho, um a um, melhor estratégia seria impossível.
Fazer de cada próximo jogo, cada próximo adversário, o principal jogo, o principal adversário.
Etapa a etapa, atingindo a meta com concentração, competência, responsabilidade.
Ora bem, é isso que tem faltado.
A seleção portuguesa tem dado uma pálida imagem do seu valor. Talvez porque é menos equipa que as outras. Talvez porque o individualismo dos seus principais talentos perca face a equipas mais fracas mas muito humildes e unidas.
Oxalá o jogo com a Hungria corra bem.
E para correr bem só há um caminho: humildade, sentido de equipa, noção de que o jogo com a Hungria é mesmo o jogo mais importante.
A próxima etapa a vencer!
Sem esta convicção forte, etapa a etapa, humildade, respeito por cada adversário, competência, não há "seleção de talentos" que resista.
Mais: até o mais apaniguado fã dos craques vira cético e fica mesmo baralhado por ver o que não queria ver, e ter que desacreditar naquilo que acredita.
Fiquem bem,
António Esperança Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário