quarta-feira, junho 01, 2016

Ser criança...Dia da Criança


Nosso comentário:

Partilho o post abaixo que recebi pois nunca é demais lembrar que as crianças existem mesmo.
Existem e merecem todo o respeito do mundo.
Dito isto poderia escrever uma série de afirmações que são "lugar comum fazê-las". Todavia não o farei porque felizmente, campanhas em favor da criança, vai havendo bastantes.
O que pode faltar é uma realidade diferente para elas em muitos aspetos urgentes: designadamente os que se prendem com "tráfego de menores", "abusos de toda a ordem", "trabalho infantil", "fome", entre tantos outros.
Vítimas quantas vezes deste mundo cão liderado por "adultos".
Desejo firmemente que este mundo cão seja cada vez melhor para todos.
E hoje, como é do Dia da Criança que se trata, desejo o melhor para todas as crianças do mundo.
É que cada um de nós, que já fomos crianças, e quantas vezes alvo de maus tratos, abusos, indiferença, marginalização, tenha presente que ninguém tem culpa por ter nascido.
Cada criança atual, cada criança que já foi, merecem a atenção da sociedade, o respeito, o direito a uma vida digna, o direito a uma vida saudável.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



New post on Crianças a torto e a Direitos

1 de junho: Dia da Criança

by criancasatortoeadireitos
ser_crianca_video

Ser Criança... Dia da Criança

"O meu sonho é que a minha família fosse mais feliz", "Há muitas coisas para mudar...", "Tenho o sonho de mudar o mundo, de ser cada vez melhor", "Gostava de mudar as guerras e as pessoas fazerem mal umas às outras", "Há guerra e não sei porquê... Não tem sentido nenhum", "Deixa-me feliz o sorriso das outras pessoas" são apenas alguns exemplos de frases que o irão fazer questionar o que é Ser Criança.
O Dia da Criança é reconhecido em várias nações ao redor do mundo para homenagear as crianças, cuja data efetiva de comemoração varia de país para país. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito ao afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.
Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Portugal ratificou a Convenção em 21 de setembro de 1990.
Assim, com vista a assinalar a efeméride do Dia da Criança e contribuir para uma maior consciencialização do que é Ser Criança, a Mind | Psicologia Clínica e Forense juntou-se com Content (www.content.pt), produtora de conteúdos audiovisuais, para organizar e promover um vídeo emocionalmente intenso e que convida à reflexão, partindo de verbalizações genuínas e espontâneas de alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades (Quinta do Conde).
Juntaram-se a esta iniciativa, prestando o seu importantíssimo apoio institucional, as seguintes entidades:
- Polícia de Segurança Pública – PSP
- Guarda Nacional Republicana – GNR
- Instituto de Apoio à Criança – IAC
- Centro de Estudos Judiciários – CEJ
- Anjos | Academia de Música
- Fundação Benfica
- Glow Worm | Educational & Life Coach
- Pastilhas Gorila
- Pelo Sonho | Cooperativa de Solidariedade Social
- Associação Conversa Amiga – ACA
- Serve The City.pt
- Petiscaria 31
- Peritia | Revista Portuguesa de Psicologia
criancasatortoeadireitos | Junho 1, 2016 às 4:57 pm | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pHf0t-aaA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...