quinta-feira, março 31, 2016

A vida sem princípios


Nosso comentário:


Aí está uma boa proposta de leitura pata todos aqueles que quiserem por à prova os seus princípios. Um desafio bem interessante que não deixa indiferente qualquer pessoa atenta às coisas do mundo e da vida.
Concorde-se ou não!
Todavia, escuso-me a tecer considerações a respeito, remetendo de imediato os meus leitores para o resumo abaixo que acompanha o lançamento da obra, o qual traduz um retrato fiel do conteúdo deste livro da Editora Antígona..
Oxalá gostem...

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


Novidade

Não consegue visualizar o email?
Veja no browser.

A VIDA SEM PRINCÍPIOS

 

henry david THOREAU 
 

TRADUÇÃo e introdução Luís Leitão
 
Tal como se forma um monte de neve quando há uma acalmia do vento, podemos dizer que, quando há uma acalmia da verdade, nasce uma instituição. Mas a verdade continua a soprar sobre ela e, mais cedo ou mais tarde, irá derrubá‑la.


Texto polémico e agitador de consciências, A Vida sem Princípios destila em cada uma das suas páginas, como gotas de «orvalho da verdade fresca e viva», a essência da filosofia rebelde de Henry David Thoreau.
Proferida pela primeira vez em 1854, esta palestra de puro tom transcendentalista, que se cravava como um espinho na sociedade industrial e na vida sem princípios dos concidadãos de Thoreau, ecoa num presente em que o progresso desenfreado equivale a uma desumanização generalizada.
Sem darem tréguas a falsas necessidades materiais, e pondo-nos de sobreaviso contra todas as instituições, estas linhas, tão breves quanto centrais no pensamento do autor, são uma leitura essencial para que não sejamos «casca e concha, sem nada de tenro e de vivo dentro de nós».

«Henry David Thoreau, filósofo, conferencista, paladino dos direitos civis, crítico do economicismo, pioneiro da ecologia e poeta, era um individualista, e as ideias que professava e que transmitia, sobretudo através das suas conferências, eram muito mais uma tradução de um modo de viver do que uma construção decorrente de uma reflexão filosófica abstracta. A sua filosofia consiste na maneira como vivia a vida, uma vida de espírito, voltada para o conhecimento e para o desfrute da natureza, e que rejeita o culto do trabalho e dos bens materiais.» (da Introdução)

CULTIVA A INTELIGÊNCIA,
NÃO DEIXES MORRER
A REVOLTA
80 pp. | pvp 12 EUR
ISBN 978-972-608-273-6


10% de desconto e portes gratuitos para Portugal continental na loja online e por encomenda (info@antigona.pt)
 
siga-nos no facebook
visite a nossa loja
Antígona
Rua Silva Carvalho, 152 – 2.º
1250-257 Lisboa | Portugal

t 21 324 41 70 | f 21 324 41 71
info@antigona.pt
www.antigona.pt

quarta-feira, março 30, 2016

Portugal-Bélgica, o futebol e o resto...


Nosso comentário:

Vi o jogo da seleção portuguesa que hoje se confrontou na cidade de Leiria/Portugal, com a sua congénere da Bélgica.
Longe de ser um jogo fácil, longe disso, de qualquer maneira os jogadores lusos mostraram que em futebol Portugal ainda vai chegando para Bruxelas.
Foram só 2-1 a vitória conseguida, mas tem que se dizer que o resultado amealhado foi merecido.
Já quando toca a fazer contas, aí é que a porca torce o rabo, como se costuma dizer.
Chega a ser constrangedor ver como são tratados os nossos políticos e economistas quando em deslocação à "capital europeia", cidade de Bruxelas.
Nas jogadas financeiras não há duelo que penda para o lado português.
Ele são conselhos e mais conselhos, dizem-nos como é que se faz, que se fizermos desta ou daquela maneira é um mau caminho, que assim não vamos atingir o défice, que continuamos despesistas...
Eu sei lá!
De modos que, apesar dos acontecimentos trágicos dos últimos tempos ocorridos na capital belga e europeia, de condenar veementemente, tenho que hoje, como bom português que sou, dizer:
Ganhámos!
Há que reconhecer méritos onde os há.
E tem que se dizer, que nem só de contas e continhas, de taxas e taxinhas, poupanças e recadinhos vive o homem.
Também vive destes momentos em que ganha alguma coisa, nem que seja na bola.
Deveriam os parceiros europeus de Portugal fazer como nós em relação a eles: olhar não só para algumas coisas menos boas que temos, uns e outros, porque defeitos todos temos, mas valorizar  as qualidades que também temos, uns e outros, e não são poucas.
Deixo este recado singelo em dia de futebol Portugal-Bélgica, para que ele possa motivar algum bom senso no rumo a dar a esta Europa que precisa estar unida e solidária, para que possa ser forte no presente e no futuro.


Fiquem bem,

António Esperança Pereira






domingo, março 27, 2016

Silvia Perez Cruz em Lisboa!


Nosso comentário:

Numa altura em que se discute o excessivo capital espanhol em Portugal, ou seja, que há que reduzir esses capitais para percentagens mais consentâneas com a independência nacional, divulgo uma cantora espanhola.
Claro que não tem nada uma coisa a ver com a outra.
A questão dos capitais creio que não é perigosa, já que hoje em dia o dinheiro não tem Pátria. Aliás até já se vocifera que muito do capital investido em Portugal não é espanhol mas sim catalão.
Pormenores a que se deve estar atento, sem dúvida, mas talvez de somenos importância nos tempos que correm.
Bom, problemáticas de nacionalismos à parte, esta rapariga que hoje divulgo tem uma voz bonita.
É uma voz que se inclui naquelas vozes que influenciaram a minha infância, não a dela claro, mas de outros cantores e cantoras de outro tempo, já que fui nascido e criado bem perto da fronteira espanhola (pertinho de Vilar Formoso)
Sílvia Pérez Cruz nasceu em 15 de Fevereiro de 1983 e é uma cantora espanhola. Em 2012, ela gravou o seu primeiro album, 11 de Novembro, o qual foi nomeado para album do ano em Espanha e França. Uma das composições, "No Te Puedo Encontrar", recebeu um Goya Award pela melhor canção original.
Em 2014, ela publicou o album Granada. Tiveram ambos os álbuns a colaboração de Raul Fernández Miró.
Dito isto resta acrescentar que a cantora estará presente em Lisboa/Portugal no dia 30 de Março na Fundação Calouste Gulbenkian.
Isto pude eu próprio constatar hoje junto de um placard exposto na capital portuguesa quando dava o meu passeio de bicicleta.
Deixo acima a foto que tirei ao "placard" e em baixo uma das canções da Sílvia que escolhi exatamente por se falar muito em Cuba nos últimos dias.


Fiquem bem,

António Esperança Pereira




sexta-feira, março 25, 2016

Alimentos fora de prazo!

Nosso comentário:

Apenas uma chamada de atenção não mais que isso.
Até porque se trata de uma cadeia de supermercados (grandes superfícies) que me habituei a respeitar pela sua grandiosidade.
Todavia, de há uns tempos a esta parte, venho constatando algumas "coisas menos boas" que convém não deixar passar sem fazer um reparo útil e necessário.
Abasteço-me regularmente neste hipermercado, onde sinto cada vez mais dificuldade em encontrar fruta sã e confiável.
Maçãs cheias de "podres", bananas super verdes ou completamente não aproveitáveis quando as queremos comer em casa. Tira-se a casca e ei-las negras, negras, impróprias para consumo.
Uma dor de alma depois, ter que as deitar para o lixo.
Bom, tenho constatado isto, vou-me calando, não sou dos que protestam por dá cá aquela palha.
Não tenho feitio.
Hoje porém, tive duas surpresas desagradáveis de uma assentada. Uma sobremesa que comi para além do prazo ou validade e, pasme-se só, um naco de pão que tem no rótulo "longa validade" e na verdade esta longa validade terminava hoje.
Fico muito triste por já ter dado conta da habilidade comercial de colocarem produtos com validade por um fio mesmo à frente do incauto cliente.
Mas há prazos e prazos. Então quando se trata de bens de consumo alimentar exige-se algum cuidado, não?

PS. Deixo fotos de produtos que hoje me tiraram do sério. Creio que o problema não serão os fabricantes dos ditos produtos. Terá mais que ver com o controlo dos mesmos feito no hipermercado.

Desejo uma Páscoa Feliz para todos,

António Esperança Pereira







quinta-feira, março 24, 2016

Cidade perdida debaixo de Coimbra







CIDADE PERDIDA, DEBAIXO DE COIMBRA

Há uma cidade perdida debaixo de Coimbra, mas poucas pessoas sabem disso!

Uma cidade oculta que se localiza por baixo de Coimbra tem milhares de anos, mas mesmo assim é desconhecida pela maioria. Chamavam-lhe Aeminium, e hoje, é um vestígio apenas. Aeminium foi um importante entreposto comercial, a residência dos monarcas D. Henrique e D. Teresa, o local de nascimento do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e, finalmente, cidade universitária e do conhecimento.


A antiga Aeminium deixou vestígios no presente. Um deles é o criptopórtico romano, localizado no Museu Machado de Castro. Os vestígios mais antigos de Aeminium datam da era romana, quando aquele povo fundou a cidade, em colaboração e sempre protegida pela vizinha Conímbriga, a apenas 16 quilómetros de distância, na localidade de Condeixa-a-Nova.


Contudo, quando os Suevos saquearam e destruíram Conimbriga, em 465 e 468 d.C., os seus habitantes tiveram de fugir para Aeminium, aumentando a população local e ajudando a cidade a prosperar e a crescer.


Omais importante destes vestígios é o criptopórtico, uma galeria de túneis subterrâneos com vários arcos no topo, construído para suportar o Fórum Romano da antiga Aeminium. Durante a Idade Média, o palácio de um membro do clero foi construído sobre o fórum, edifício que actualmente alberga o Museu Machado de Castro e que esconde o criptopórtico, que pode ser visitado entrando no museu.


A plataforma artificial que suportava a estrutura manteve-se inalterada até aos dias de hoje e permite que, pela primeira vez na história, o público tenha total acesso ao fórum, uma experiência que pode ser enriquecida pelas recentes descobertas.


Fiquem bem,

António Esperança Pereira




segunda-feira, março 21, 2016

Dia Mundial da Poesia!


Nota breve:

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de Março.
Hoje, portanto!
O dia 20 de Outubro celebra o dia do Poeta, foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999.
O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.
Dito isto, com a ajuda de palavras breves da Wikipedia, quero comemorar este dia com a criação de um poema e a partilha do mesmo aqui no blog.
O poema, que titulei de "Poucos mas bons" tem o condão de ter sido escrito hoje propositadamente. Devo acrescentar que lá fora, à hora em que me dispunha escrever, caía em Lisboa uma chuva de granizo intensa, acompanhada de trovoada bem audível com seus fortes trovões.
Mesmo assim saiu poema.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



Poucos mas bons
 

Que importa ter muita companhia
Se a vida é solitária e breve
Vem logo se vai tal como o dia
Só solidão fica da gente que se teve

Vale-nos e muito manter a fantasia
Uns sonhos lindos a adoçar a vida
Um amigo inteiro como mais-valia
Uma presença companheira e querida

De resto é caminhar a cada hora
Ser capaz de ser mesmo não querendo
Agarrar cada momento vida fora

Que fique a gratidão aos que partiram
Este ato de viver por eles legado
Que fique de nós os olhos que nos viram

sábado, março 19, 2016

Nós Pais, Vós Pais, Eles Pais!


Nosso comentário:

Pois é, nem costumo ligar muito a dias de isto e dias de aquilo. Todavia, há de vez em quando exceções que não podem deixar de ser elogiadas.
Muitas vezes são as coisas simples que nos tocam mais.
Pois é.
Hoje, Dia do Pai, em que tive a felicidade de partilhar com os meus filhos a palavra, a companhia, também algum repasto. A esta felicidade quero acrescentar uma outra:
Um gesto simples que veio de minha mulher, qual adolescente, a lembrar-me o pai que sou e os pais que ambos tivemos.
E lembrou-o de uma forma quase infantil, de uma forma terna, enamorada e amiga.
Acho que consegui ver um "EU" melhor do que o que ele é através das suas palavras, consegui também rever os saudosos pais de ambos com toda a saudade do mundo.
Sim, porque uma mãe faz muita falta, mas um pai também...

PS: Partilho abaixo com os leitores as palavras que recebi e os respetivos "cartões abrasileirados a abrilhantá-las". Sublinho a saudade pelos nossos Maneis, uma eterna saudade e gratidão!


Fiquem bem,

António Esperança Pereira



Hoje celebra-se o Dia do Pai!
Nós, Nino já não temos a presença física dos Nossos, contudo são lembrados diariamente com ternura e com sorrisos carinhosos e divertidos.
Ambos Maneis, que castiço! Tão diferentes e tão iguais...
Um guloso...outro apreciador do tinto...do bom!
Para eles um enorme sorriso cheio de ternura.
Para Ti Nino um sorriso enorme e um obrigado por seres um Pai companheiro, amigo, divertido...



quarta-feira, março 16, 2016

Dos EUA à China, do Brasil à Rússia...


Nosso comentário:

Havia algum tempo já que não apresentava publicamente os números de visualizações do blog. Igualmente a distribuição geográfica dos leitores.
Aproveito hoje para fazê-lo mais uma vez, embora referindo apenas números concernentes aos dez países que mais visitam os meus escritos, o chamado Top 10.
É visível a supremacia de número de leitores de alguns países, três dos quais se destacam quase sempre, mês após mês: Estados Unidos da América, Portugal e Brasil.
Ainda nos 10 primeiros, mas já distantes daqueles três, vêm alguns países da União Europeia (Alemanha, França, Reino Unido e Espanha) e ainda a Ucrânia, a Rússia e China.
Para estes países os meus agradecimentos muito cordiais pela atenção que dão ao blog.
Fico-lhes muito grato acreditem.
Para os outros, alguns deles de língua oficial portuguesa, lamento não aparecerem mais por aqui, designadamente Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Vão aparecendo sem dúvida, particularmente de Angola, mas os visitantes não chegam para arribar ao Top 10.
Seja como for, para todos os que aparecem, independentemente do número global de visitantes do seu país, um muito obrigado.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira




Visualizações de páginas por país/último mês do blog

Gráfico dos países mais populares entre os visitantes do blogue

Entrada

Visualizações de páginas

Estados Unidos

3706
Portugal
862
Brasil
668
Rússia
269
Coreia do Sul
90
Ucrânia
72
República Tcheca
66
Alemanha
57
China
30
Espanha
28


Visualizações de páginas por país/desde início do blog

Gráfico dos países mais populares entre os visitantes do blogue

Entrada

Visualizações de páginas

Estados Unidos

249469
Portugal
202820
Brasil
92591
Ucrânia
5305
Alemanha
4849
Rússia
3650
França
3295
Reino Unido
3157
Espanha
2714
China
2690

terça-feira, março 15, 2016

Estados de alma de um português


Um português não tem um problema, na realidade está “feito ao bife”.
>
> Um português não lhe diz para deixá-lo em paz, diz-lhe “vai chatear o Camões”.
>
> Um português não lhe diz que é sexy, diz-lhe “é boa como o milho”.
>
> Um português não repete o que diz, ele “vira o disco e toca o mesmo”.
>
> Um português nunca se chateia, apenas “fica com os azeites”.
>
> Um português não tem muita experiência,  tem “muitos anos a virar frangos”.
>
> Um português não se livra de problemas,  “sacode a água do capote”.
>
> Um português não está numa situação desesperante,  está com “água pela barba”.
>
> Um português não se irrita,  “vai aos arames”.
>
> Um português que muda de ideias facilmente é um “troca-tintas”.
>
> Um português não é descarado,  “tem lata”.
>
> Um português não se recusa a dar informação,  “fecha-se em copas”.
>
> Um português não morre,  “estica o pernil”.
>
> Um português não se faz de surdo,  “faz orelhas moucas”.
>
> Um português não diz que está tudo suspenso por tempo indeterminado, diz que “ficou tudo em águas de bacalhau”.
>
> Um português não diz “É-me indiferente”,  diz “Não me aquece nem me arrefece”.
>
> Um português não passou por situações difíceis,  “passou as passas do Algarve”




PS. Oxalá tenham gostado...

Fiquem bem, 

António Esperança Pereira

domingo, março 13, 2016

Poema meu no "CASAL DAS LETRAS"


Dado que muito me orgulha ver um poema meu publicado no "site" CASAL DAS LETRAS", aqui estou eu a divulgar o acontecimento junto dos leitores do blog.
O CASAL DAS LETRAS é um conceituado "site" já premiado que divulga o melhor da cultura portuguesa.
Aproveitem para dar uma vista de olhos e comprovarão com os vossos olhos o que digo.
A partir de agora, um dos meus poemas está lá publicado, o que muito me honra.
Para além de lê-lo, também poderão ouvi-lo (ao fundo do texto) dito pelo grande fotógrafo, autor e amigo Armando Cardoso.
Basta clicar no link que coloco de seguida e, se quiserem comentar, comentem que me darão enorme prazer. 




PS. Desejo a todos uma ótima semana!


Fiquem bem, 

António Esperança Pereira

sexta-feira, março 11, 2016

Coisas que certamente ainda não viram...


"Como foi feito isso?" você já deve ter se perguntado isso por várias vezes! Para produzir mais em menos tempo, as empresas investem em tecnologias para a produção em massa, veja abaixo como coisas de seu quotidiano são fabricadas e como é bonito o efeito.

1. Produção de sorvetes do tipo Ice Cream Sandwich

 

2. Como é feito o corte da massa de pão

3. Como acontece a produção de salsichas

4. Como os lápis são apontados nas fábricas

5. Como as molas são produzidas

6. Produção de CDs

7. Como são feitos os furos em peças de metal

8. Como funciona o mecanismo das chaves


Fiquem bem, 

António Esperança Pereira

quarta-feira, março 09, 2016

O Benfica sai da Rússia no Top 5


Nosso comentário:

Hoje foi o dia de tomada de posse do atual "inquilino de Belém". O que, traduzido em miúdos para leitores não portugueses, significa o seguinte: inquilino= Presidente da República e Belém= Palácio Presidencial.
O anterior (até hoje) chamava-se Cavaco Silva que a história se encarregará de esmiuçar, já que há muitas opiniões e notícias contraditórias sobre ele. O atual chama-se Marcelo Rebelo de Sousa.
Como Marcelo Rebelo de Sousa apenas hoje inicia funções, escuso-me a comentar o evento.
Prefiro esperar para ver, não me saiam as contas furadas com análises e opiniões extemporâneas.
Não é má vontade para com o novo inquilino, nada disso, é apenas o uso de alguma prudência e optar por isso por outro evento, esse real e com provas dadas, a vitória do Benfica na Rússia.

Nota: Transcrevo uma notícia da net, querendo apenas ressalvar que para mim Portugal "não é um país periférico", como é dito no início da notícia. Poderá sê-lo a nível europeu mas nunca a nível mundial...

Fiquem bem, 

António Esperança Pereira


© Carlos Alberto Costa Só quatro «colossos» têm mais vitórias que o Benfica na Champions


Ainda que de um país periférico, o Benfica confirmou, esta quarta-feira, pela via dos números o seu lugar entre os «colossos» do futebol europeu. Ao vencer na Rússia, as águias entraram para o restrito lote do Top-5 com mais vitórias na Taça dos Campeões/Liga dos Campeões.
O Benfica soma agora 184 triunfos na mais importante prova de clubes do continente europeu, igualando o registo de outro clube histórico: o AC Milan, vencedor de 7 títulos de campeão europeu - as águias têm dois.
À frente do Benfica estão apenas quatro clubes com peso e dimensão no futebol mundial. O Real Madrid lidera, com 285 vitórias e 10 títulos da Liga dos Campeões, seguido pelo FC Barcelona, que já venceu 257 jogos na prova, tendo conquistado cinco Liga dos Campeões.
O Bayern München, com 233 triunfos - e cinco Champions - e a Juventus (210 vitórias e 2 Champions) são as outras duas equipas que compõem o lote de clubes com mais vitórias na prova milionária.

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...