sexta-feira, agosto 14, 2015

Cartazes de campanha e mensagens de Jesus


Nosso comentário:


Não podia deixar de dar realce a duas das notícias mais bizarras de que há memória neste país. 
-Uma prende-se com a política, outra com esse desporto a que chamamos rei, o futebol.
No primeiro caso, a política, fomos acossados um dia destes com falsidades nunca antes imaginadas: o caso dos cartazes.
Ora bem, a campanha da oposição, designadamente o PS apresentou um cartaz em que a luz da esperança era tão intensa e espiritual, a fazer lembrar cartazes de seitas religiosas, que acabou por ser retirado. 
Claro que, alguém que viu o cartaz e muito antes de saber o que se viria a passar de seguida, disse logo: "mas que cartaz tão fora do contexto político atual... não acredito que a direção do PS tenha a responsabilidade do dito objeto, acrescentou".
Realmente, as cores de um Céu divino com amarelos e azuis mais próprios de imagens bíblicas de catecismos não condiziam com uma realidade terrena e nacional que é bem outra.
Há quase três milhões de pobres em Portugal, ainda hoje uma televisão insuspeita o reportava, os desempregados não param de crescer, a emigração é um autêntico cancro nacional, a dívida desde o governo de Sócrates que não pára de aumentar, etc.etc.
Assim sendo, claro que a mensagem não pode ser azul celeste nem cor de rosa. Se o PS (Partido Socialista) quer estar à altura das responsabilidades para as quais pode ser chamado após as eleições, não pode dar-se ao luxo de ter uma campanha que mais parece "coisa de amadores" ou "coisa de gente distraída".
A somar a este cartaz bíblico, ainda apareceram outros da mesma campanha em que eram mostradas imagens de pessoas supostamente reais que proferiam frases dramáticas mas que não correspondiam à realidade dessas mesmas pessoas.
Insólito e triste!
A outra campanha, a do governo dos partidos de direita PSD e CDS coligados não fizeram muito melhor.
Pasme-se só que para transmitirem uma imagem de felicidade, foram buscar ao estrangeiro, a uma denominada base de dados de imagens, caras e pessoas transbordando alegria e bonomia.
Uma dessas imagens fazia já parte de um anúncio de placas de dentes, um senhor com ar bem sucedido, de sorriso bem escancarado e uma boca feliz de alva dentadura. 
Autêntico "sorriso Pepsodent" importado.
Também uma foto de uma jovem australiana com ar limpo e super-feliz, aparecia em outro cartaz da coligação de direita para impingir aos portugueses, que nada têm a ver com a Austrália, uma imagem de confiança no tocante ao futuro e ao emprego.
Imagens falsas, mensagens falsas.
Como se o povo português fosse parvo e não soubesse destrinçar a falsa propaganda e a realidade nua e crua.
Insólito e triste!
Aguardamos por algo mais assertivo e sério vindo da parte dos "políticos" com ambições de governação. 
-Já me estiquei um pouco, para não maçar os leitores, direi apenas meia dúzia de palavras sobre a outra das notícias a que chamei de bizarras logo no início deste comentário e que se prende com o mundo do futebol: refiro-me claro está às "mensagens de Jesus".
Não de Jesus Cristo mas de Jorge Jesus, treinador do Sporting. 
Só para dizer que fiquei perplexo ao ler que o treinador dos leões teria enviado a jogadores da equipa do Benfica, sua antiga equipa, mensagens com o suposto intuito de os desestabilizar. 
Isto antes do jogo da Supertaça que o Sporting acabaria por ganhar. A ser verdade, e não vi qualquer desmentido, é caso para dizer: 
Que mais irá acontecer neste nosso Portugal?

Fiquem bem,
António Esperança Pereira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...