sábado, junho 06, 2015

A Origem dos jeans em dia de "Champions"



Nosso comentário:


Este Sábado foi dia de grandes acontecimentos desportivos. 
Destaco a final feminina do torneio de Roland Garros que opôs a Checa Lucie Safarova à Norte-americana Serena Williams e a final da Liga dos Campeões Europeus de futebol, que opôs Barcelona de Espanha e Juventus de Itália.
No ténis saíu vencedora a tenista Norte-americana.
No futebol, a equipa de Barcelona.
Com acontecimentos desta envergadura, até me esquecia de mencionar aquele que mais me chamou a atenção por razões óbvias e caseiras. Refiro-me ao 1.º jogo do play-off de Futsal entre Benfica e Sporting. Irão decidir à melhor de cinco o campeão nacional de Portugal da modalidade. 
Ganhou o Benfica este primeiro embate.
Dito isto, deixo-lhes um texto que nos dá conta de como nasceu a moda dos "Jeans". Até porque essa história também tem a ver com os EUA e a Itália, países hoje pressentes nas importantes finais desportivas que mencionei atrás.
Desejo a todos a continuação de um óptimo fim de semana.


António Esperança Pereira


A origem dos Jeans

A história dos "jeans" teve origem em Nimes, na França, onde se fabricou o tecido pela primeira vez em 1792. Como era um tecido robusto e durável começou a ser utilizado principalmente em roupas para trabalhadores do campo e também pelos marinheiros Italianos que trabalhavam no porto de Génova.
Mais tarde chegou aos E.U.A. Na altura da corrida ao ouro na Califórnia, por volta de 1853, andava por aqueles lados um jovem judeu alemão, de nome Levi Strauss que tinha começado a vender lona para as carroças dos mineiros. 
Ao aperceber-se que as roupas usadas por eles eram muito frágeis para o desgaste que sofriam, levou um deles a um alfaiate e fez-lhe umas calças com o tecido que vendia para as carroças. 
No início, de cor castanha, as calças criadas por Levi Strauss, rapidamente se tornaram num sucesso. Mas como o tecido era pouco flexível, Levi Strauss queria um tecido que fosse durável, confortável e flexível. 
Então veio à Europa tentar encontrar um tecido com essas características
Foi em Nimes que encontrou um tecido de algodão sarjado. 
Assim  aparecem calças cada vez mais melhoradas. Em 1860 passaram a ter botões de metal. Em 1886 começam a ter uma etiqueta de couro no cós das calças. 
A cor azul indigo começou a ser usada em 1890. Os bolsos traseiros em 1910. A popularidade das "jeans" começou na década de 30 influenciadas pelos filmes de cowboys. 
A expansão aumentou  após a segunda Guerra Mundial. As calças que tanto sucesso tinham tido com os mineiros americanos tornaram-se moda em todos os Continentes.

E porque se chamam "jeans" às calças criadas por Levi Strauss? 
O "tecido de Nimes" era usado pelos marinheiros do porto de Génova. Esses marinheiros chamavam "genes" às suas calças e com o seu sotaque característico italiano pronunciavam"jeans"...e assim se espalhou pelo Mundo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...