domingo, fevereiro 22, 2015

A paixão de Shakespeare


Nosso comentário:

Havia um tempo que o filme "A paixão de Shakespeare" me desafiava a vê-lo. Passava muitas vezes na televisão e, não sei porquê, é daquelas coisas que não têm explicação, nunca tinha visto o filme, pelo menos até ao fim.
Ontem mesmo decidi-me a quebrar o enguiço e vi mesmo o filme todo sobre o excelente poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare nascido em Stratford-upon-Avon.
Foi no canal de televisão Cine Mundo.
Tirei umas notas ao acaso sobre o filme que partilho com os leitores.
Aconselho vivamente a vê-lo, sobretudo a quem se interesse por teatro e amores com enorme intensidade.

PS. O personagem de lady Viola é representado pela lindíssima actriz Gwyneth Paltrow, ao lado na foto.

 Fiquem bem,

António Esperança Pereira




A PAIXÃO DE SHAKESPEARE


Filme realizado em 1998. 
A acção decorre em Londres, no reinado da Rainha Isabel I. Shakespeare era um dramaturgo irreverente. A sua obra prima foi "Romeu e Julieta". 
Shakespeare estava com um bloqueio e falta de imaginação. Vai ultrapassa -lo ao escrever a peça, só que tem dificuldade em encontrar uma "Julieta ", pois na época  ( séc. XVI) estava vedado às mulheres serem actrizes. 
Conhece então Lady Viola, uma aristocrata sonhadora e romântica apaixonada por teatro. Lady Viola veste-se de homem. Porém em pleno palco a sua verdadeira identidade é descoberta.

O filme procura fazer um retrato da Londres quinhentista, utilizando uma história fictícia de amor entre Shakespeare e uma aristocrata, inserida num contexto de rivalidade entre os dois maiores teatros de Londres: o ROSE e o CURTAIN. Tanto a rainha Isabel I, como Lady Viola estavam à frente no seu tempo...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...