
Nosso comentário
Uma das vantagens de se andar a pé ou mesmo de bicicleta, é ver coisas que de outra maneira não seria possível descortinar.
Ontem, dei atenção às palmeiras, que passam por tempos de uma quase sobrevivência da espécie. Oxalá sejam salvas em número suficiente para que não desapareçam por completo do nosso país.
Hoje travei conhecimento "in loco" com as chamadas hortas urbanas.
Já as tinha visto, mas em boa verdade nunca as tinha contemplado como hoje. Mais de perto e com algum tempo só ao pé delas.
Claro que, para quem teve uma relação com a agricultura, como eu por exemplo, que sou filho de um agricultor, acha estas coisas pequeninas uma "quase brincadeira de crianças". Todavia, pensando melhor e atendendo aos efeitos ambientais, ao auto-cultivo, ao lazer que as mesmas proporcionam, fiquei convencido de que tais hortas têm o seu lugar na ambiência da cidade grande.
A horta que visitei tem cerca de dois anos, como se pode conferir abaixo e resulta de uma parceria entre a CML (Câmara Municipal de Lisboa) e a empresa Vitacress.
Aí podem ler-se ensinamentos e dicas sobre diversos produtos. Há painéis, semelhantes aos que apresento, para esse efeito.
A título de exemplo fotografei o painel que diz respeito ao "tomate".
Não tem nada a ver com política, não. Foi mesmo por acaso. Mas lá que tem muitas vitaminas que poderiam esclarecer a ideia a muitos políticos, lá isso é verdade...
PS. Fica a notícia da data da criação da horta urbana de Telheiras
Fiquem bem,
António Esperança Pereira
Lisboa tem nova horta urbana
Desde o dia 15 de dezembro de 2012 que Lisboa tem um novo Parque Hortícola em Telheiras.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Lisboa e da Vitacress e tem como objetivo dinamizar a prática agrícola urbana para consumo próprio.
Assim, os residentes da localidade têm agora a possibilidade de arrendarem, a preço simbólico, um dos talhões disponibilizados pela Câmara, cultivando os seis próprios alimentos.
A Vitacress, empresa ligada à produção e comercialização de vegetais frescos, aliou-se a esta iniciativa, com o objetivo de reforçar o compromisso de promoção de uma alimentação saudável e nutritiva, “que também pode ser estrategicamente melhorada com o reforço da ligação dos consumidores urbanos às práticas agrícolas e aos alimentos frescos” afirma Luís Mesquita Dias, CEO da Vitacress.
O Parque Hortícola de Telheiras irá dispor de 20 talhões, com áreas que poderão variar entre os 80m2 e os 120m2.
Sem comentários:
Enviar um comentário