terça-feira, setembro 10, 2013

Táxis de Nova Iorque...


Nosso comentário:


É nossa preocupação, para além de divulgarmos os nossos escritos, poemas, textos, opinião sócio-política de Portugal e do estrangeiro, fazer jus a que "o saber não ocupa lugar". 
Pelo que, nesta rubrica, "o saber não ocupa lugar" que consideramos de elevada importância, temos incluído ao longo dos anos, um pouco de tudo, no nosso blog. 
Podem por vezes parecer coisas simples, de somenos importância, de menor elaboração intelectual, mas na verdade as coisas simples são muitas vezes tão ou mais importantes que as coisas ditas grandes.
É hoje o caso. 
Falar dos táxis de Nova Iorque, poderá parecer a muitos de nós um assunto que importa pouco, mas sem fazermos juízos de valor sobre o saber, temos para nós que...
O SABER NÃO OCUPA LUGAR.
Achámos por isso interessante e formativo divulgar este texto sobre um cartão de visita, os táxis, de uma das mais famosas e maiores cidades do mundo: Nova Iorque.
Oxalá apreciem...

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



TÁXIS de Nova York 
(os amarelinhos)

Um dos mais famosos cartões de visita de Nova York são os táxis amarelinhos...
Foi em 1907 que o primeiro Táxi circulou pela cidade. A ideia de pintar os carros de amarelo foi de John Hertz, de Chicago, após ter lido num Boletim da Universidade de Chicago que a cor amarela acrescida
com um pouco de vermelho, podia ser vista de muito longe.
Assim decidiu pintar os seus mais de 400 veículos com esse tom amarelo-ovo. A sua companhia de Táxis passou a ser muito mais conhecida.
Na década de 70, Nova York adoptou esse amarelo como cor padrão para os táxis.
Imaginar a vida em Nova York sem Táxis? Impossível!
Actualmente há 13000 táxis na cidade!
Quando os táxis circulam com todas as luzes de cima, totalmente apagadas significa que estão ocupados (cheios)
Quando circulam com a luz do meio acesa significa que estão livres
Quando circulam com as luzes todas acesas é porque estão fora de serviço
Por volta das 16/17h é feita a troca de turno, portanto a hora mais complicada para apanhar táxi.
É usual dar-se gorjeta.
Por lei nenhum taxista pode recusar o transporte de um passageiro, a partir do momento que ele entra no táxi. Todos os táxis têm cartão de crédito.
Desde o inicio do ano que a frota de Táxis foi modernizada. São os chamados "Taxi of Tomorrow".

São Táxis da NISSAN. Têm TV, GPS, Tomadas para carregar os telemóveis, luzinhas no interior para o caso de cair algo no chão. Os tejadilhos são transparentes, assim pode-se ver melhor a cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...