domingo, julho 14, 2013

Um Presidente de Todos os Portugueses...


Nosso comentário:


Os três partidos chamados à responsabilidade pelo Presidente da República, Cavaco Silva, para um “compromisso de salvação nacional” deverão começar a reunir na tarde deste domingo. 
Jorge Moreira da Silva, Pedro Mota Soares e Aberto Martins são os nomes escolhidos por parte do PSD, CDS e PS, respectivamente, para conduzirem as negociações.
Não me parece que esta negociação leve a grande porto, já que em nossa modesta opinião é uma solução com antecedentes de difícil cura.
Todos nos lembramos, não há assim tanto tempo ainda, do que, os que agora o presidente da República quer ver socorridos pelo PS, atuais atores de uma governação falhada e pessoas da sua responsabilidade e simpatia, fizeram ao PEC IV de José Sócrates.
Muito me espantaria que, a não ser por mera hipocrisia e sentido de tacho, os socialistas embarcassem num acordo para salvar os que na devida altura não salvaram Portugal.
O desespero é muito, a confusão também, o oportunismo nem se fala, o sentido de "respeito pela palavra dada", praticamente inexistente.
Tudo pode pois acontecer dada a imprevisibilidade a que o país chegou.
O espetáculo proporcionado pelos comentadores de gabarito das televisões chega a ser confrangedor, ao irem eles próprios atrás dos acontecimentos pelos quais são ultrapassados nas suas análises, perplexos e incrédulos por não atinarem uma.
Quanto a possíveis negociações entre PS, PSD e CDS esperemos pelo desenrolar dos acontecimentos, pois que o teor dos seus desenvolvimentos pode ser útil a muita gente de bom senso, para melhor definirem o seu sentido de voto em próximas eleições.
Veremos quem é quem, e se, a haver muleta "A. J. Seguro", ela vem desdizer o que disse, dando cobertura aos isolados "governantes e PR", para que continuem a política desastrosa de cortes e mais cortes em que nem o próprio ex-ministro das finanças, Vítor Gaspar, acreditou e a quem o PS sempre disse NÃO.
Até compreendo o desespero em que possa estar Cavaco Silva.
Até compreendo o medo que o move de não convocar "eleições antecipadas", pois elas dariam uma derrota memorável aos da sua cor e ideário político.
Mas em boa verdade se diga que foi ele, Cavaco Silva, o principal responsável por as coisas terem chegado ao que chegaram. 
Quer pelo que fez, quer pelo que não fez, quer pelo que faz, quer pelo que não faz.


PS. Deixo-os com a historia do "aperto de Mão", exatamente aquilo que o presidente da República não estende a todos os Portugueses...


Fiquem bem,

António Esperança Pereira




            Quem inventou o aperto de Mão

O aperto de Mão é um antigo gesto ritualístico. Os hieróglifos egípcios, são as mais antigas inscrições que registaram o aperto de mão.
Era representado como a maneira pela qual um Deus concedia o seu poder ao Faraó.
Na Grécia Antiga, por volta do séc.V A.C., era tradição, pouco antes dos jogos Olímpicos  um emissário percorrer as cidades anunciando a "ekcheiria"(aperto de mão), ou trégua, um momento sagrado em que mesmo que estivessem em guerra, deveriam guardar as armas, para competir pacificamente nas actividades desportivas.
No Mundo Moderno, a saudação por aperto de mãos tornou-se universal na cultura Ocidental.
Já no Oriente a mais comum das saudações é "curvar-se" ao cumprimentado.

Ainda hoje, entre radicais islâmicos é proibido o aperto de mão, entre Homens e Mulheres que não tenham o mesmo parentesco sanguíneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...