sábado, fevereiro 11, 2012

Mandato de captura contra Thomsen...

Notícia 1

Polícias gregos querem mandado de captura contra Thomsen


A Federação Grega de Agentes da Polícia defende a emissão de mandados de captura contra os representantes da troika, acusando-os de serem os "cangalheiros dos sonhos do povo" grego.

"Nos últimos dois anos, a federação nacional de polícias alertou-vos para o facto de que as políticas que determinam e exigem que sejam implementadas sob pressão vai resultar no fim da coesão social e matar qualquer esperança de restaurar a economia grega. Vamos pedir a emissão imediata de mandados de deteção", lê-se num comunicado da federação.
Os polícias pediram os mandados de captura contra Poul Thomsen, do Fundo Monetário Internacional, Klaus Masuch, do Banco Central Europeu, e o ex-representante da Comissão Europeia, Servaas Deroose. Segundo o jornal The Telegraph, a federação acusa os representantes da troika de serem os "cangalheiros dos sonhos do nosso povo".
Além do mandado de captura, os polícias gregos oferecem ainda uma recompensa pela cabeça dos três. Mas, para mostrar o seu desprezo, oferecem apenas um euro por cada.

Comentário de um leitor

GATUNOS:

dou toda a razão ao povo grego....uma coisa é a divida ,outra coisa são os juros da divida,juros esses que andam a alimentar corja de gatunos em todo o mundo..se esses juros fossem aplicados para a educação , saude e bem estar das pessoas tudo bem...mas não ,os juros são para encher ainda mais os bolsos do multimilionários...ABAIXO A GATUNAGEM do sistema financeiro mundial...aqui em portugal as pessoas devem mais em juros á banca do que propriamente o emprestimo em si...chega de ganancia..naturalmente a bolha vai rebentar porque as pessoas não podem mais ser escravas do sistema financeiro
----------------------------------------------------------------
Notícia 2

Confrontos em Espanha

Sindicatos pedem mobilização geral no dia 19


Depois dos confrontos, ontem, entre manifestantes - que protestavam contra a reforma do código de trabalho - e a polícia, os sindicatos já vieram apelar hoje à mobilização geral no dia 19 de fevereiro. Um manifestante e oito polícias feridos foram os resultados dos confrontos que ontem à noite aconteceram no centro de Madrid. Nove pessoas acabaram presas devido aos incidentes resultantes das manifestações contra a reforma laboral.
Fontes dos serviços de emergência de Madrid garantiram que todos os feridos sofrerem apenas leves escoriações apesar do manifestante ferido ter sido levado para um hospital para fazer mais exames.
Centenas de pessoas juntaram-se, ontem à noite, nas Portas do Sol, em Madrid, ao apelo dos "indignados" para protestar contra a reforma do código laboral e defender uma greve geral, segundo a AFP.
"Contra a reforma laboral. Não somos a mercadoria dos políticos e dos mercados", proclamou ontem um manifestante.
"Greve geral. A luta continua", gritava outro manifestante que usava um megafone

Dois comentários de leitores


Democracia:

ainda agora tiveram eleições e ja andam nisto?

nuno:

e a democracia é só eleições?
-------------------------------------------------------------
Nosso comentário

A bem da Nação temos que nos calar, que dizer que está tudo bem. Quem nos dera poder fazê-lo e se motivos houvesse ou houver para fazê-lo seremos os primeiros a louvar, a aplaudir, a bater palmas a "algo de jeito, com pés e cabeça" que aconteça.
Para já não é o caso.
Vemos uma Europa em declínio, uma Europa em que apostámos, quase todos nós. Grandes líderes tiveram um sonho, puseram-no em prática, o projeto era ambicioso mas tinha pernas para andar... o que aconteceu entretanto?

Depois de nos ofertarem crédito atrás de crédito, comprem comprem... tomem lá mercedes, bmw's, auto estradas, casa própria, cartões de crédito, viagens de sonho ao custo de uma prestação barata, nós toca a acreditar a endividar-nos com juros já se vê...
vem o dia em que alguém nos diz, depois de toda uma vida a  pagar à banca o que comprámos numa enganosa fartura em que nos meteram, fartura paga e repaga à banca várias vezes: 
caloteiros, despesistas, preguiçosos, etc. dai cá as casas, dai cá as auto estradas, toca de parar a modernização, investimentos na cultura, nas novas tecnologias, vocês nasceram para ser pobres...

Aqui é que apetece mesmo dizer aquela asneira que me ensinaram na catequese que é feio dizê-la. Por isso não a digo mas relembro o manguito do Zé Povinho tão bem caraterizado pelo grande Rafael Bordalo Pinheiro.
Soubémos ser gratos quando havia razões para o ser: adesão à UE, liberdade de circulação de pessoas e bens, moeda única, espaço europeu tão grande e belo, perspetivas de futuro, de paz, de prosperidade...
Escrevemos isso em poemas, nunca nos arrependeremos de o ter feito. Nascemos cá, somos europeus de facto, de corpo inteiro, não precisamos que os de fora nos digam se somos ou se não somos.

Europeu por nascimento, com Portugal na origem, a Língua Portuguesa como mãe maior envolvendo o mundo pequenino de uma aldeia da Beira Alta que me viu nascer.
Assim sou, assim serei.
Não dependo para o ser de ministro das finanças nenhum, de país nenhum, de regime nenhum.
Não tenho armas, não uso armas, uso a palavra para dizer o que sinto, o que penso. 
"Deixarei a vida me levar" como diz uma canção brasileira e...
tal como a grande fadista Maria da Fé diz em um fado seu "cantarei até que a voz me doa"
eu digo: " escreverei até que o meu pensamento doa"
--------------------------------------------------------
Fiquem bem,

António Esperança Pereira


http://nucleo.netlucro.com/clique/13276/556/

Programa de Afiliados Cursos 24 Horas
http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao53361&url=afiliados

 

2 comentários:

  1. Acabei de ler o post. Até fiquei arrepiada. É que me "tocou" mesmo pela
    forma tão realista e poética ao mesmo tempo!Até direi patriotica!
    Se os filosofos gregos da antiguidade cá viessem certamente julgariam que se
    tinham enganado,que aquele não podia ser o seu País,tão maltratado...
    Quanto ao nosso Zé Povinho, bem em vez de um faria dois manguitos, isto porque
    só tinha dois braços...
    Abraço
    Belemrouge

    ResponderEliminar
  2. Belemrouge obrigado pelo comentário. Claro que nesta história toda não há só anjos nem só diabos.
    Creio que há um pouco das duas coisas em ambos os lados... mas é humano em situações delicadas, graves, humilhantes até, torcermos pelos menos poderosos.
    Custa ver este "vergar pela via económica" de países culturalmente tão grandes: o caso da Grécia, de Portugal, da Espanha, da Itália, etc etc.
    ver uma Europa que parecia no bom caminho, de repente em risco de se desmoronar e voltar ao antigamente das "fronteirinhas e guerras entre povos".
    Um abraço

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...